Pastilha de freio nova assobiando, e agora?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Você se afasta da sua oficina de reparação de automóveis, sentindo-se mais seguro e mais no controle do seu carro. Você acabou de receber novas pastilhas de freio! Um par de quilômetros na estrada, no entanto, você começa a ouvir um barulho vindo de seus freios. Aquele assobio que te deixa com uma pulga atrás da orelha.

Enquanto alguns ruídos podem ser normais após uma substituição de pastilha de freio, outras podem apontar para uma questão de freio. Obtenha o resumo do que é normal, o que não é, e quando pode ser hora de obter ajuda profissional para avaliar seus freios.

Leia também

Pastilha de freio nova assobiando é normal quando…

Algumas situações são normais para as pastilhas de freio assobiarem quando novas. Isso inclui os seguintes casos:

1. Umidade

Umidade da chuva, barro, ou do ambiente se acumulam em suas pastilhas e rotores – duas partes que tocam quando você empurra para baixo no pedal do freio. Da mesma forma, a condensação durante a noite se acumulando nos rotores de metal pode criar ferrugem superficial que requer algumas ocorrências de frenagem de manhã para limpar.

Essas partes podem fazer um ruído rangido quando coberto com a ferrugem da superfície. O ruído deve diminuir enquanto você dirige.

2. Uso pesado

Equipado com novas pastilhas de freio, você está pronto para levar seu carro para novas alturas – as montanhas! Ao voltar para casa no final do dia, no entanto, você começa a ouvir os gritos de freio. Oh não? Ainda não! Seu pé estava no pedal do freio toda a viagem pela montanha? Você está abusando dos freios?

Pressão constante no pedal do freio e parada agressiva pode fazer com que seus freios fiquem realmente muito quentes e emitem um assobio ou barulho audível. Para solucionar este novo som de freio, puxe para um lugar seguro, desligue o carro e dê uma pausa para os freios. Esteja ciente de que, se esse superaquecimento do freio persistir, o dano pode precisar ser resolvido por um profissional.

Barulho de freio novo

Os barulhos de freios novos podem significar apenas que estão se ajustando ou que precisam de uma manutenção antes de ficarem prontos. (Imagem: BrakeMax)

3. Alguns assentamentos persistentes

O seu mecânico vai cuidar do assentamento inicial de suas novas pastilhas de freio, uma vez que estiverem instaladas. O processo garante que seus novos blocos entrem em contato com os rotores da maneira certa, e reduz a chance de assobios e guinchos. Embora isso seja feito pelo mecânico, suas pastilhas podem precisar de mais alguns quilômetros para se familiarizar com seus rotores, especialmente se você estiver recebendo todos os novos rotores também. Então, pegue leve em suas pastilhas de freio por um tempo. Evite bater nos freios e tente chegar com paradas lentas e gentis.

Pastilha de freio nova assobiando não é normal quando…

Alguns barulhos não são normais para uma pastilha de freio nova. Isso inclui as seguintes situações:

1. Barulho de moagem

Não é provável que você ouça a moagem depois de obter suas pastilhas de freio substituídas, já que um som de metal em metal normalmente significa que você usa suas pastilhas de freio ao ponto de seus indicadores de desgaste, ou em um cenário pior caso, placas de suporte de metal são expostas e moagem contra os rotores.

No entanto, esteja ciente de que algum equipamento de freio e algumas pastilhas de freio podem fazer mais barulho do que outros, como em alguns carros de desempenho.

2. Ruído de freio e mais problemas

Os ruídos de freio combinados com vibração e pulsando no pedal do freio ou no volante, um cheiro ardente perto de seus pneus, ou uma luz de advertência de freio iluminada deve ter voltado para a sua oficina. Algo não está certo dentro do seu sistema de freio. Os mecânicos podem realizar uma verificação de freio para chegar ao fundo do problema e você voltar na estrada.

Cuidados com novas pastilhas de freio

Cuidar de suas novas pastilhas de freio pode ajudá-las a durar mais e a melhorar melhor.

Comece desacelerando e mantendo os olhos na estrada. Isso pode ajudá-lo a evitar bater nos freios e criar mais fricção (calor) do que o necessário no seu sistema de freio.

Não acelere e freie ao mesmo tempo. Se você mantiver um pé no pedal de aceleração e um pé no pedal de freio em todos os momentos, isso pode levar a você acidentalmente “tocar” seus freios com bastante frequência.

Use o freio motor em vez de freio. Quando possível, deixe seu freio motor do carro para ajudá-lo a desacelerar e parar em vez de frear.

Apenas transporte o que você precisa. Ainda carrega sacos cheios de roupas velhas para doar? Transporta caixas de ferramentas e livros ou equipamento de esportes dos quais você nunca se livrou?  É hora de aliviar o seu carregamento um pouco! Todo esse peso extra no seu carro pode somar, colocando um fardo maior em suas pastilhas de freio quando você tentar parar. Eventualmente, isso pode levar ao desgaste prematuro da pastilha de freio.

Segurança é importante com as pastilhas de freio

Você depende dos seus freios para desacelerar e parar o veículo e mantê-lo seguro na estrada. É por isso que você nunca deve esperar quando tiver uma pergunta sobre seus freios, não importa se você tinha apenas suas pastilhas de freio substituídas ou não. Dirija-se ao seu atendimento mecânico mais próximo para respostas de especialistas para suas perguntas de freio e uma inspeção antes que a situação se agrave.

Tem alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário