Como usar embreagem, freio e acelerador na subida?
Uma embreagem é formada por duas placas de metal que ficam entre o motor e a transmissão de um veículo. Quando você pressiona o pedal da embreagem, as placas se separam do motor, permitindo a mudança de marcha. Soltando o pedal você engata as placas novamente. Como o motor do carro está funcionando constantemente, uma embreagem é necessária para separar o motor das rodas motrizes quando você para o carro, ou o carro vai “morrer” porque não está repassando a energia para as rodas.
Controle de embreagem na subida: por que entender e saber fazer?
Leia também
O controle de embreagem permite mover o carro muito lentamente. Por exemplo, se você chegar a um cruzamento onde a visão está atrapalhada por outros veículos estacionados, cercas, árvores etc, então torna-se muito difícil ver se você pode passar pelo cruzamento ou não. Você precisa mover o carro para o cruzmento muito lentamente para ver se pode ou não prosseguir. Este é o lugar onde você usaria o controle de embreagem. Controle de embreagem também pode ser essencial ao fazer uma vaga com segurança, ou durante uma subida. Na subida, inclusive, o controle de embreagem é essencial para a segurança, pois evita que o carro desça, podendo até causar um acidente.
Controle de embreagem: passo a passo
A prática do controle de embreagem deve sempre começar em locais planos, retos, com pouco trânsito e sem obstáculos. Deixe o carro com o freio de mão acionado, com a marcha em ponto morto. Ligue o carro. Pise no pedal da embreagem todo o e selecione a 1ª marcha. Verifique qual o ponto de engate da embreagem, soltando levemente a embreagem e acelerando pouco a pouco. Quando o carro querer se mover, é o ponto de rotação do motor onde a embreagem se engata ao motor. Mantenha sempre o pé direito pronto para ir para o freio, caso você perca o controle, mas lembre-se de pisar no freio e embreagem até o fundo.
No controle de embreagem, você quer manter seu veículo lento. Segure a embreagem no ponto de engate e comece a soltar o freio de mão lentamente, e o carro vai se mover lentamente. Evite ganhar velocidade soltando apenas embreagem, caso você ganhe muta velocidade. Continue a praticar até que você esteja confiante em manter uma velocidade lenta consistente.
Tente manter o pedal do acelerador constante, sem acelerar demais, nem de menos. É tentador para pressionar o acelerador se você diminuir ou parar, mas como os discos de embreagem não estão totalmente engatados, e usar o acelerador terá pouco ou nenhum efeito. Seu “acelerador” vira o pedal de embreagem.
Controle de embreagem no morro: prática
Uma vez que você está confiante em manter uma velocidade lenta consistente no plano, sem deixar o carro morrer, tente essa mesma técnica em uma pequena subida. Depois de ter encontrado o ponto de engate e soltar o freio de mão, o carro não vai descer sozinho. Você terá de ser mais confiante com a embreagem em um morro, porque pisar no pedal demais fará com que o carro comece a descer. Dependendo do quão íngreme é o morro, você pode precisar pisar um pouco mais no acelerador para evitar trepidação. Se o carro não retorna, lembre-se de não pressionar o acelerador demais, pois isso pode danificar a embreagem. Pressione a embreagem e gentilmente freie até parar. Use o freio de mão e tente novamente até que você possa manter uma velocidade lenta consistente.
Controle de embreagem no declive?
Você não precisa da embreagem em descidas. Faça o controle da velocidade do carro pelos freios e pelo chamado freio motor, que são as marchas de um carro.
Depois de algum tempo, o controle de embreagem pode até te ajudar no diagnóstico de problemas na embreagem.
Nossas dicas ajudaram? Conseguiu fazer seu controle de embreagem com sucesso ou ainda tem alguma dúvida?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como passar marcha do carro corretamente?
Barulho ao pisar ou soltar a embreagem, o que pode ser?
Embreagem dura? O que fazer? Tem regulagem?
É errado usar o freio de mão como auxílio ao arrancar nas subidas?