Roda de liga leve e aros para motos – Como escolher?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Escolher entre uma roda de liga leve para motos e uma roda de aros para motos não é tão simples assim. A escolha correta influencia diretamente a dirigibilidade da sua motocicleta e sua segurança a dirigi-la. Vamos então às opções e comparações para você saber como escolher?

Tipos de aros para rodas de motocicletas

Os dois principais tipos de aros de moto são: aros sólidos (roda de liga leve), caso em que o aro e raios são todos construídos como uma só parte, geralmente de alumínio; ou roda raiada, onde a parte externa e interna da roda da motocicleta são “trançados” com raios. Os raios adicionam força para o aro, além de dar um design único para as rodas da motocicleta.

Leia também

Materiais usados em rodas de motos

Alguns materiais usados ​​para fabricar rodas de motos são de liga de magnésio, liga de alumínio, e fibra de carbono. Este último é um material extremamente leve, muito utilizado em motos de corrida.

Rodas de liga leve para motos

As rodas de liga leve são fabricadas como uma peça única, ou seja, todos os “aros” da moto são fundidos ao cubo de roda e o aro da roda. Elas podem ser fundidas como uma peça única ou recortadas de um bloco de metal, usando tecnologias modernas para isso.

Rodas raiadas para motos

Estas são as rodas raiadas tradicionais. São geralmente feitos de alumínio, com resistência estrutural fornecida pelos raios que entrelaçados entre o cubo e aro. Os raios e aros são geralmente cromados, exigindo alguns cuidados especiais.

Escolhendo o tipo de roda para sua motocicleta

Não basta simplesmente trocar a roda de sua moto. Você tem de analisar vários elementos antes de escolher uma roda raiada ou de liga leve. (Foto: minhaprimeiramoto.blogspot.com)

Desvantagens e Vantagens das rodas de liga leve

Principalmente em motocicletas com uma pegada mais esportiva, uma roda de liga leve é muito mais leve e proporciona uma boa resistência. Isto significa que a roda “torce” menos nas deformidades de uma rua ou estrada. Isso se traduz em uma maior estabilidade, facilidade de inclinação e giro do guidão, e melhorando a precisão da direção. Ideais para direção em estradas asfaltadas.

O principal problema para rodas de liga leve é sua baixa reparabilidade. Caso elas sofram algum impacto mais forte, ou até mesmo em um passeio off road pequeno, você pode ter muita dificuldade para dirigir sua motocicleta e, facilmente, danificar a roda. O reparo é geralmente mais caro e, frequentemente, não recupera a roda de liga leve, sendo necessária a troca. São também mais caras que uma roda raiada. A manutenção de rodas de liga leve é mais barata, pois o alinhamento e balanceamento é mais simples de ser realizado.

Desvantagens e Vantagens das rodas raiadas

As rodas raiadas são mais flexíveis do que rodas de liga leve. Isso significa que elas podem se dobrar e deformar mais do que rodas de liga leve, sendo mais fáceis também de reparar, pois basta trocar os raios danificados. As rodas raiadas são mais resistentes à impactos, e absorvem melhor as irregularidades nas estradas. Isso ocorre porque os impactos são dissipados através da flexibilidade dos aros antes do acionamento das suspensões. São as rodas ideais para a prática de off road ou para a direção em estradas de terra ou pedras.

A manutenção de rodas raiadas é mais cara, principalmente porque o alinhamento, balanceamento e verificação dos raios é mais demorado para ser realizado.

Posso trocar uma roda de liga leve por uma roda raiada e vice versa?

Não é tão simples fazer uma troca dessas, apesar de ser possível em alguns casos.

Quando o engenheiro faz o projeto de uma motocicleta, o tipo de roda que ela utiliza é considerado no projeto. Cálculos complexos são amplamente utilizados para analisar a estabilidade da motocicleta, o uso para o qual ela é destinado, o estilo de dirigibilidade da moto, o peso, o sistema de suspensão, o sistema de frenagem usado para a motocicleta, se o pneu é radial ou convencional, etc. Simplesmente trocar a roda de liga leve por uma raiada ou o inverso é assumir riscos que podem custar a sua vida e dos seus passageiros.

Quando a moto tem uma versão de fábrica com rodas de liga leve, e você tem rodas raiadas, você pode trocar o modelo de roda com certa segurança, pois a motocicleta foi pensada e construída tendo em mente o uso dos dois tipos de rodas. Antes de fazer a troca, recomenda-se apenas que o motociclista avalie seu estilo de direção e as vias onde mais trafega. Por exemplo, um motociclista que trafega em asfalto muito irregular e estradas de terra não tem nada a ganhar colocando rodas de liga leve na motocicleta. Se ele tem rodas de liga leve, pode ser beneficiado pela troca por rodas raiadas.

Em motocicletas de maior porte, principalmente, a troca de rodas raiadas por rodas de liga leve ou a troca de rodas de liga leve por rodas raiadas pode ser ainda mais perigoso. As rodas desses modelos de motocicletas são pensadas para fins específicos, e a troca pode prejudicar muito a dirigibilidade e segurança.

Cuidado ao fazer a troca

Sempre vão existir rodas para sua motocicleta, tanto raiadas quanto rodas de liga leve. Agora, trocar as rodas sem avaliar todos os detalhes da troca é extremamente irresponsável. Não é só porque você viu alguém trocando ou que um amigo falou que pode trocar que você deve fazê-lo. É muito importante avaliar bem o motivo da troca, a necessidade e, principalmente, o quanto a troca vai influenciar na dirigibilidade da sua moto. Depois de analisados todos os detalhes sobre a troca, não se esqueça de que o aro e o cubo de roda devem ter as medidas e tamanho corretos para sua motocicleta.

Esperamos ter ajudado! Mas se ainda ficou alguma dúvida, o espaço de comentários abaixo está aberto a todos vocês!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário