Como trocar o cubo e os rolamentos da roda dianteira?
Os rolamentos do cubo da roda são um componente automotivo essencial e devem ser mantidos em perfeitas condições de funcionamento para garantir a dirigibilidade. Os rolamentos do cubo da roda prendem as rodas ao eixo e ao conjunto da unidade, permitindo que girem adequadamente. A maioria dos rolamentos de cubo de roda dura mais de 200.000 km, momento em que eles precisarão ser substituídos. Também pode ser necessárias substituições nos rolamentos e cubos das rodas quando há danos ou impactos fortes nas rodas.
Existem mancais do cubo da roda dianteira e traseira, mas geralmente são os mancais do cubo da roda dianteira que se desgastam primeiro, já que recebem mais estresse durante a vida útil do que os mancais do cubo da roda traseira. Quando chegar a hora, há alguns passos a tomar para remover e instalar um rolamento do cubo da roda dianteira.
Leia também
- Rolamento roncando é perigoso? Barulho e rolamento ruim ou estourado!
- Como fazer um check-up no seu carro?
Ferramentas e acessórios necessários para instalar um rolamento do cubo da roda
Existem algumas ferramentas que podem ser usadas durante esta instalação que facilitarão muito o trabalho. Abaixo está uma lista de algumas das ferramentas que você pode querer ter à mão antes de começar a remover e instalar um novo rolamento do cubo da roda dianteira.
Calço de roda: Estes são tipicamente de borracha dura, peças em forma de triângulo que se encaixam atrás ou na frente da roda para impedir o veículo de rolar
Torquímetro: Permite que você aperte com precisão uma porca para as especificações exatas de torque. Se uma porca estiver muito solta, ela pode vibrar do parafuso. Se a porca estiver muito apertada, ela poderá rachar ou danificar o conjunto.
Lixa: Nesta instalação você precisa de uma lixa fina ou média. Normalmente, a lixa de grão 80 a 120 serve. É apenas para remover ferrugem e corrosão e suavizar a superfície.
Chave de fenda: Uma chave de fenda grande e plana seria a preferida para esta situação, uma vez que será usada para separar os cálipers.
Lanterna: Uma boa lanterna é sempre necessária ao instalar qualquer peça do carro. Procure um que possa ser ajustado para dar iluminação em áreas muito específicas e focadas.
Chave catraca com soquetes: Para remover os parafusos e a roda. Pode ser necessário um extensor para ajudar a aplicar mais força.
Martelo de borracha: Ajuda a soltar algumas peças presas sem quebrar ou danificar.
Ferramenta especial para remoção do cubo: Alguns veículos precisam dessa ferramenta. Verifique no manual de serviços do seu veículo.
Macaco hidráulico: Serve para manter o veículo suspenso possibilitando assim a manutenção.
Etapas para a instalação do cubo da roda
Seguir apenas alguns passos facilitará a manutenção do cubo da roda dianteira.
Passo 1
O primeiro passo é estacionar o veículo em uma superfície plana e nivelada. Uma superfície pavimentada ou de concreto seria melhor. Coloque o veículo em marcha ou estacione e aplique também o freio de emergência ou de estacionamento. Coloque um calço de roda atrás dos pneus traseiros. Se você não tiver um calço de roda, encontre algo que seja duro como um tijolo, um bloco de concreto ou um pedaço grosso de madeira. Aproveite nesse passo e busque o manual de serviços do seu veículo, com os passos para a substituição do cubo de roda, bem como o torque apropriado para todos os parafusos.
Passo 2
Levante o lado da frente do carro onde você estará substituindo o rolamento do cubo da roda com um macaco hidráulico. Certifique-se de aplicar o conector a uma área estável do quadro (geralmente ao longo do trilho da estrutura). O manual do proprietário do veículo mostrará exatamente onde aplicar o conector do macaco hidráulico.
Passo 3
Agora é hora de remover o rolamento do cubo da roda. Solte todas as porcas da roda do rolamento do cubo da roda antes de remover as porcas e a roda. Uma vez que as porcas são removidas basta remover a roda. Localize os parafusos de pinça e, em seguida, remova-os usando uma catraca e soquete. Esses parafusos estão localizados atrás do cáliper. Quando os parafusos forem removidos, retire o cáliper. Seja gentil e é uma ferramenta plana, como uma chave de fenda. Certifique-se de não deixar a pinça bater na mangueira do freio. Alguns veículos tem parafusos de ponte de pinça para segurança extra. Isso não está em todos os veículos, mas se eles estiverem lá, eles terão que ser removidos também. Você pode ter que remover as pastilhas de freio também. Este não é um requisito para todos os veículos, mas é necessário para alguns, afim de instalar um novo rolamento do cubo de roda ou para substituir o cubo inteiro.
Passo 4
É hora de remover o rotor do freio. Às vezes, isso pode ser difícil de remover, pois pode ficar preso. Uma ferramenta fácil de usar é um martelo de borracha. Basta tocar no rotor do freio com o macete de borracha até soltar. A maioria dos veículos mais novos tem freios ABS. Existe um conjunto de fios que está ligado ao rolamento do cubo da roda. Desconecte este conjunto de fios, se estiver presente. A próxima coisa a fazer é remover a porca do fuso que tem uma barra e um soquete de porca do fuso, bem como uma arruela. Localize os parafusos do conjunto do rolamento da roda. Estes estão localizados atrás da junta. Isso pode ser difícil de remover, o que às vezes requer um conjunto de ferramenta especial para ser removido. Eles devem ter pelo menos três ou quatro desses parafusos, que devem ser removidos. Preste muita atenção em como a placa de apoio é instalada entre a junta e o rolamento da roda. Você pode querer tirar uma foto dela para que você saiba como ela volta para o lugar.
Passo 5
Quando tudo estiver desligado, o próximo passo é certificar-se de que a superfície esteja limpa. Usando uma lixa fina a média, lixe a ferrugem e corrosão. Depois que a superfície estiver completamente limpa, basta recolocar a placa traseira em sua posição original e, em seguida, colocar o novo rolamento do cubo da roda dianteira sobre a placa traseira. Certifique-se de que os rolamentos do cubo da roda estejam alinhados corretamente com as linhas do ABS (se o veículo tiver freios ABS) e empurre-o até o fim. Reinstale os parafusos do conjunto do rolamento do cubo da roda e aperte cada um dos parafusos com as porcas. Aperte cada um deles pouco a pouco, girando entre cada poucos giros da chave de soquete. Isso ajuda a garantir um aperto uniforme e também ajuda a evitar que a montagem se desloque. Anexe a arruela e a porca do fuso ao conjunto. Certifique-se de apertar as especificações de torque corretas. Isso deve ser anotado no manual do proprietário. Os mesmos passos podem ser seguidos no caso de substituição completa do cubo de roda.
Passo 6
Recoloque os freios e as linhas de ABS (se necessário). Coloque a roda e o pneu novamente e aperte as porcas. Agora é hora de testar a nova instalação. Você pode ter que bombear os pedais de freio primeiro para restaurar a pressão hidráulica na linha de freio. A instalação agora está completa, basta remover os calços das rodas e levar o veículo para um pequeno test drive para garantir que tudo esteja em perfeito estado de funcionamento.
Teste do cubo de roda
Teste o veículo. Uma vez que você teve os freios separados, certifique-se de bombear o pedal de freio algumas vezes para que as pastilhas possam se reposicionar no rotor. Ao testar a direção, certifique-se de não ter mais nenhum ruído vindo do rolamento do cubo. Se você não ouvir nada, então você pode considerar este trabalho pronto.
Pode parecer que há muitos passos para instalar um novo rolamento do cubo da roda dianteira, mas na verdade não é tão difícil. A principal coisa a lembrar é aonde cada um dos parafusos e peças vai. Como mencionado, a maneira mais fácil de evitar qualquer erro é tirar fotos e fazer vídeos ao longo do caminho para que você saiba como tudo volta ao normal. Você provavelmente gastará mais tempo soltando e apertando as porcas do que realmente instalando. Depois que o projeto estiver concluído, não esqueça de testar tudo em uma área segura antes de sair na estrada aberta.
Este trabalho pode ser realizado com as ferramentas e conhecimentos corretos, mas existem algumas peças e parafusos a serem removidos e colocados juntos. Se preferir deixá-lo para um profissional, procure um bom mecânico perto de você.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como trocar corrente de moto?
Como funciona a embreagem? Para que serve o volante?
Freio de mão não segura, o que fazer?
Barulho na roda dianteira?