Bike fazendo barulho, o que pode ser?
Os ruídos de bicicletas, como rangidos e cliques, são mais que apenas irritantes quando você está andando de bicicleta: eles podem indicar um problema sério que, deixado peças sem fixação, e resultando em ferimentos e/ou danos à sua bicicleta. Encontrar as origens dos ruídos pode às vezes ser difícil. Faça o seu melhor para identificar de onde você acha que o ruído está vindo, então tente eliminar o problema.
Diagnosticar e reparar os ruídos mais comuns da bicicleta requer conhecimento iniciante a intermediário de peças de bicicleta e como elas funcionam. Se você não tem certeza de como consertar alguma coisa, leve sua bicicleta à um profissional local para obter o serviço.
Leia também
Corrente rangendo na bike
Uma corrente barulhenta precisa ser lubrificada. Faça isso colocando a bicicleta em um suporte ou inclinando-a contra uma parede de forma que os pedais possam girar livremente. Coloque uma gota de lubrificante em cada link da corrente enquanto pedala para trás com a mão. Continue a pedalar para trás para trabalhar o lubrificante.
Antes do seu próximo passeio, limpe qualquer excesso de lubrificante com um pano limpo usando o mesmo posicionamento e pedalando para trás.
Se a sua corrente estiver severamente enferrujada ou tiver links rígidos, leve-a para uma loja de bicicletas para que a corrente seja substituída.
Bike estalando ao pedalar
Um barulho de clique geralmente vem da sua corrente querendo pular para cima ou para baixo uma engrenagem traseira. Isso geralmente pode ser corrigido ajustando a tensão do cabo que corre do seu deslocador para seu trocador de marchas traseiro. Dependendo do estilo da sua bicicleta, haverá ajustadores localizados nos deslocadores, cabos e / ou perto do passa marcha traseiro. Use os ajustadores para configurar a tensão do cabo.
Gire o ajustador 1/4 de volta por vez. Gire os ajustadores no sentido horário se a corrente parece querer cair em uma engrenagem menor. Gire o ajustador no sentido anti-horário se a corrente não se deslocar para a engrenagem maior.
Se você girou o ajustador mais do que uma volta completa e não resolveu o problema, consulte um técnico de bicicleta. O clique pode ser causado por um gancho que foi danificado durante um passeio.
Bicicleta fazendo barulho quando freia
Os freios de fricção são um dos poucos guinchos que você não conserta com o lubrificante. Nunca lubrifique seus freios.
Primeiro, verifique se a roda está devidamente conectada: antes de tentar silenciar um rangido, certifique-se de que a sua roda está devidamente encaixada no garfo da frente ou na parte traseira do quadro. Uma roda que não está assentada corretamente será desligada e pode esfregar contra uma almofada de freio ou parte do quadro.
Em seguida, verifique se a roda está alinhada: certifique-se de que ela gira no eixo central, sem tremer ou balançar ao ser rodada livremente, coloque sua bicicleta em um suporte ou levante a roda do chão e gire a roda.
Se você possui freios de aros, observe a borda e as pastilhas de freio. Se você ver um tremedeiras ou um roçar inconsistente entre o aro e as pastilhas de freio, sua roda precisa ser firmada. Se você possui freios a disco, observe o rotor e as pastilhas de freio. Se você vê tremores e atritos, sua roda precisa ser corrigida ou você pode ter um rotor entortado.
Se a sua roda precisar de alinhamento ou você tem um rotor curvado, leve sua bicicleta para uma loja de conserto. Se a sua roda estiver alinhada, pode prosseguir para os próximos passos.
Verifique se há sujeira e desgaste: tente limpar as almofadas e o aro ou o rotor com álcool ou um limpador projetado especificamente para freios. Em seguida, passe sobre as almofadas e o rotor levemente uma lixa (com travões de disco, será mais fácil se você remover as almofadas dos antes de lixá-las.
Em seguida, verifique se as pastilhas de freio não se desgastaram demais. É necessário ter almofada suficiente para que a peça metálica que contém as almofadas não toque seu aro ou rotor.
A maioria das almofadas para freios de aro tem marcações para mostrar quando precisam ser substituídas.
Verifique as pastilhas de freio de disco removendo a roda e olhando para o espaço onde o rotor gira, ou removendo as almofadas. Como orientação geral, as pastilhas de freio de disco devem ser substituídas se a espessura da almofada, incluindo o suporte de metal, for inferior a 3mm. Tenha cuidado para não apertar a alavanca do freio quando a roda está parada.
Verifique o alinhamento das pastilhas de freio com seu aro: se as pastilhas de freio do seu aro estiverem batendo na borda plana, isso os fará chiar quando estiver travando. Reposicione-os usando uma chave hexagonal para que a frente de cada almofada entre em contato com a borda ligeiramente antes da parte traseira de cada almofada.
Se você tem freios a disco ou freios de aro se suas pastilhas de freio estão fora do centro, é melhor levar sua bicicleta para uma loja para que elas sejam ajustadas. Os freios fora do centro fazem com que um lado dos freios entre em contato com o aro ou o disco antes que o outro faça, resultando em uma fraca potência de travagem.
Como corrigir os ruídos do pivô da suspensão traseira?
A suspensão traseira em uma bicicleta de montanha tem múltiplos pontos de pivô que podem desenvolver barulhos quando estão soltos ou secos, ou quando os rolamentos precisam ser substituídos.
Verifique se os pivôs estão apertados usando a chave hexagonal de tamanho apropriado para os parafusos de pivô. Os parafusos de pivô devem ser apertados às especificações do fabricante da bicicleta usando uma chave de torque.
Coloque o lubrificante dentro da articulação entre o pivô e o quadro. Verifique pegando a peça interna do pivô e mexendo-a de lado a lado. Se o lubrificante e o aperto não resolvem o barulho, leve sua bicicleta para um profissional.
Como corrigir os ruídos da suspensão dianteira da bike?
Se a sua suspensão frontal estiver fazendo barulho, você pode ter travado acidentalmente quando estava montando terreno técnico. Isso pode causar um barulho na suspensão. Abra seu amortecedor na posição de passeio em terrenos técnicos para eliminar o ruído.
Pode também ser necessário adicionar pressão sobre ele. Se essas soluções não resolverem o problema, ou se a sua suspensão estiver vazando uma quantidade significativa de óleo, leve sua bicicleta para um profissional
Como corrigir um banco da bike barulhento?
Normalmente, os rangidos provenientes da sua sela indicam que o grampo ou grampos do banco que se conecta aos trilhos da sua sela precisam ser apertados. Procure sob sua sela para determinar como ele se conecta, com um ou dois parafusos nos lados dianteiro e/ou traseiro do suporte do assento ou do(s) lado(s).
Usando uma chave hexagonal ou uma chave torx em forma de estrela, o que for compatível com seu(s) parafuso(s) de banco, aperte o parafuso ou parafusos para eliminar qualquer movimento.
Confirme também que o grampo está dentro dos limites da parte dianteira e traseira do assento. A maioria dos bancos tem marcas nos trilhos que mostram as posições máximas para a frente e a traseira.
Se o seu banco estiver apertado, mas aponta para frente ou para trás, ou se continuar a chiar, veja um mecânico de bicicletas. Você pode ter uma braçadeira de sela desgastada ou defeituosa, ou seu banco pode precisar ser substituído.
Como corrigir um suporte de assento de bicicletas barulhento?
Se um barulho vier a partir do suporte do assento, não do seu banco, provavelmente é necessário lubrificar. Se o suporte do seu assento for em alumínio, remova-o soltando o parafuso no colar do assento e limpe qualquer graxa e grãos. Em seguida, aplique um leve revestimento de graxa de pasta com o dedo e coloque a coluna de volta na sua estrutura de bicicleta. Se o sue suporte é carbono, use uma pasta de fibra de carbono, não uma graxa.
Catraca estalando
A causa mais comum de uma catraca com barulhos é que o parafuso está solto. Verifique por folga em suas catracas, puxando de um lado e tentando mexer de lado a lado. Se houver folga, verifique se os parafusos da manivela estão apertados pelos parafusos hexagonais que devem ser apertados à mão. Se apertar o parafuso não elimina o rangido, ou se você continua vendo folga mesmo quando os parafusos estão apertados, faça a sua bicicleta para um profissional.
Como corrigir barulhos no passador de marchas da bike?
Um passador de marchas seco podem fazer com que seu desviador traseiro tenha rangidos. Primeiro limpe-os com uma toalha de limpeza pré-hidratada ou um limpador apropriado diluído e um pano e/ou escova de limpeza (uma escova de dentes funciona de forma excelente). Use uma gota de lubrificante no eixo de cada polia, depois gire os pedais para girar as rodas e trabalhar o lubrificante. Coloque também uma gota de lubrificante nas dobradiças do desviador dianteiro e/ou traseiro para manter as peças se movendo livremente.
Barulho na caixa de direção da bike
Os parafusos da caixa de direção podem afrouxar ao longo do tempo, resultando em uma direção vacilante e ruídos. Verifique se há algo solto, colocando sua bicicleta no chão, engatando o freio dianteiro e balançando a frente da bicicleta para trás. Se você sentir um algo estranho, você pode ter uma caixa de direção solta.
Usando uma chave hexagonal, afrouxe os dois parafusos de preensão horizontais em sua haste. Aperte suavemente o parafuso da tampa da caixa. Se você apertar demais, você sentirá resistência quando você virar o guidão de lado a lado e pode notar um ruído estridente quando você montar na bike. Depois de ter a tensão certa, aperte os parafusos laterais.
Então, com a bicicleta no chão, balanceie sua roda dianteira entre suas pernas e tente agressivamente girar o guidão de lado a lado. Se eles se movem independentemente da roda, você precisa voltar a afrouxar os parafusos laterais e apertar o parafuso central.
Esteja ciente de que o barulho em bicicletas com suspensão dianteira pode ser causado por buchas na suspensão em vez de uma caixa de direção solta. Se você seguir os passos acima e ainda sentir os barulhos, leve sua bicicleta a uma loja para uma inspeção minuciosa.
Como corrigir pedais de bicicleta com barulhos?
Coloque uma gota de lubrificante em seus pedais e na junta no fuso. Limpe o excesso de lubrificação. Se seus pedais estão apresentando barulhos ou rígidos, você pode precisar de seus rolamentos atendidos em sua loja de bicicletas local. Se lubrificar as molas do pedal não elimina o rangido, verifique se os grampos dos sapatos da bicicleta estão bem apertados. Os grampos soltos podem causar rangidos.
Como corrigir guidões barulhentos?
Se você tiver alguma folga para cima e para baixo e rangidos, você precisa apertar os parafusos da haste. Com a roda dianteira entre as pernas ou a bicicleta em um suporte, use uma chave hexagonal para apertar os quatro parafusos no centro do seu guiador onde ele se prende ao eixo central. Verifique se os parafusos superior e inferior e para a esquerda e para a direita estão apertados uniformemente. Se esta solução não elimina o barulho, tenha a sua bicicleta verificada por um técnico de bicicleta qualificado. É possível que o rangido seja causado por uma rachadura.
Como corrigir alavancas de freio e de marcha barulhentas?
Se as alavancas de mudança de marcha ou de freio estiverem rangendo, adicione uma gota de lubrificante ao acesso ao cabo quando a alavanca do freio estiver engatada ou quando a alavanca de mudança for pressionada.
Como corrigir parafusos com barulhos?
As bicicletas têm muitos parafusos e qualquer um deles pode ficar solto e chacoalhar enquanto você está andando. Se você ouvir chacoalhar, tente localizar de onde vem o barulho e certifique-se de que todos os parafusos naquela área estão apertados. Certifique-se de verificar os parafusos que prendem as peças à sua estrutura central da bicicleta.
Conselhos gerais de manutenção de bicicletas
Tenha sua bicicleta atendida anualmente em uma oficina de reparação de bicicletas. Um mecânico de bicicleta qualificado abordará cliques, rangidos e outros barulhos antes de se tornarem um problema.
Mantenha sua bike limpa e bem lubrificada para ajudar a reduzir o desgaste e os rangidos.
Mantenha um tubo ou uma cuba de graxa de pasta em mãos, bem como uma garrafa de líquido lubrificante adequado para as condições em que você monta. Use sempre lubrificantes e limpadores específicos para bicicletas.
A única maneira de garantir que todos os parafusos em sua bicicleta sejam apertados às especificações do fabricante é usar uma chave de torque. Os parafusos apertados devem ser frequentemente observados. Ajuste o torque recomendado na chave, aperte o parafuso e, quando a força adequada for alcançada, a chave liberará pressão. Não confunda uma chave de torque ajustável com uma chave torx, que é uma chave de bit em forma de estrela.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais são os tipos de bicicletas que existem?
Posso substituir o freio a tambor por freio a disco?
Como tirar barulho do painel?
Pastilhas e discos de freio são novos e estão com ruído, o que fazer?