Como tirar barulho do painel?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Você está chegando ao fim de um tanque de gasolina cheio, o asfalto tão fresco e liso quanto a calvície de seu cunhado. Uma rápida ida ao masculino e um tanque cheio de gasolina fazem você rolar de novo, desta vez em uma estrada secundária que não é tão lisa. Com os novos solavancos, vem um pequeno ruído que começa sob o painel. Em uma hora é tão irritante que você não consegue mais nem pensar direito. Então, o que pode ser?

Barulho no carro: encontrando a localização

Esses incômodos podem ser facilmente corrigidos, mas encontrá-los é um desafio que requer concentração focada. Certa vez, conheci um mecânico que era deficiente auditivo. Ele usava um aparelho auditivo antiquado que tinha um fone de ouvido e um fio que ia até o amplificador, que ele mantinha no bolso da camisa. Sempre que os outros caras na oficina eram apresentados a um ruído misterioso, eles faziam com que ele desse uma volta com eles e ele passaria o amplificador sobre os locais prováveis ​​até que ele focasse na área ofensiva. Da mesma forma, você pode pegar um pedaço de aquecedor ou mangueira de jardim e segurá-lo junto ao ouvido. Peça a um ajudante para dirigir sobre o tipo de pavimento que emite sons desagradáveis ​​enquanto você sobe com a mangueira no ouvido. Ou use um estetoscópio (versões eletrônicas estão disponíveis).

Leia também

Nesse ponto, devemos mencionar o óbvio: certifique-se de que o barulho não seja causado por algo que você colocou no carro e esqueceu. Encontramos chocalhos que eram um soquete encaixado em uma caixa de aço, outras ferramentas variadas, um extintor de incêndio solto etc.

Por falar em carga solta, o macaco, a chave inglesa e o sobressalente estão devidamente presos? Este problema será especialmente perceptível em vans e SUVs. Pode demorar um pouco para descobrir o que o diagrama dentro da tampa do compartimento de tomadas está tentando dizer a você para fazer, mas vale a pena olhar.

Barulho do painel por conta de pontos de pressão

Agora que você tem uma ideia geral do local, é hora de colocar a mão na massa. Pressione os painéis, portas, janelas, puxadores e guarnições até que o som mude. Às vezes, isso exigirá um grande empurrão, especialmente se você suspeitar do painel ou do painel de uma porta. Bater no painel com o punho também pode causar uma mudança no ruído, mas provavelmente você já fez isso como forma de descarregar sua frustração. Além de auditivo e tátil, esta também é uma inspeção visual. O porta-luvas e as portas do console normalmente se fecham contra pequenos amortecedores de borracha. Está faltando um? Eles parecem secos e encolhidos? E os canais de janela? Eles estão desgastados? Desapareceu completamente? Procure também parafusos em falta.

Depois de achar que encontrou o problema, tente prender papelão ou um abaixador de língua de madeira entre os componentes agressores para eliminar a vibração.

Barulho no painel do carro

Se o seu painel estiver fazendo barulho, a solução é procurar a fonte para corrigir o problema. (Foto: Allstate)

Ruídos no carro pela proximidade

Os ruídos do painel são particularmente irritantes. Afinal, eles estão bem na sua cara. Eles podem vir de qualquer um dos lugares onde o metal e o plástico se encontram, de componentes como temporizadores e relés que ficam pendurados no chicote de fiação ou de cabos de controle do aquecedor e do ar condicionado. Isso não seria tão ruim, exceto que tudo isso está escondido, exigindo que você remova os painéis de acabamento.

A rotina de empurrar e bater é o primeiro passo. Você pode descobrir que um barulho ou zumbido de alta frequência vem da interface entre um pedaço de acabamento e o próprio painel, ou entre o painel e o painel de instrumentos. Se os parafusos prendem essas peças juntas, tente apertá-los. Se isso não funcionar, remova os parafusos e o componente, corte pedaços de espuma para caber nas costuras e reinstale.

Você pode encontrar um chocalho no painel ao estender a mão e sacudir quaisquer feixes de fios que estejam lá. Às vezes, você pode melhorar o acesso às regiões inferiores do painel removendo o revestimento do porta-luvas.

Mecanismos de janela de estilo antigo podem se soltar e fazer barulho. A ligação de bloqueio de energia é outra possibilidade, assim como os alto-falantes, especialmente se tiverem sido adicionados depois. Dar um golpe forte em uma porta enquanto ela está aberta, ou apenas sacudi-la vigorosamente, pode confirmar suas suspeitas quanto ao local, mas você não saberá realmente o que está acontecendo sem dar uma olhada. Você tem que remover o painel da porta, o que pode ser complicado. Verifique os procedimentos de fábrica. Ferramentas especiais estão disponíveis para ajudá-lo a passar por baixo do painel da porta e abrir os clipes ou plugues de plástico com o mínimo de danos possível.

Enquanto o ajudante do paciente dirige, pressione quaisquer fontes potenciais de chocalhos, como o painel de uma porta.

A trava da porta do console pode precisar de pequenos ajustes.

Prováveis ​​suspeitos de barulho no carro

As travas, digamos, do porta-luvas ou da tampa do console, geralmente podem ser ajustadas. Mova a trava na direção que torna o ajuste o mais apertado possível, embora ainda possa ser travada.

Esses compartimentos de armazenamento superiores para vidros e abridores de portas de garagem são convenientes, mas são feitos de plástico rígido e podem gerar um zumbido excruciante. Infelizmente, as travas não são ajustáveis. Pressione vários pontos enquanto dirige para isolar a costura problemática, depois corte e cole tiras de espuma de espessura adequada para fazer o acoplamento apertado.

Às vezes, um banco de passageiro desocupado produz um barulho totalmente estrondoso. Qual é o problema? Muito espaço nas pistas. Você deve ser capaz de consertar isso ocupando uma folga extra. Afrouxe os parafusos que prendem os trilhos do assento, depois afaste-os o máximo que puder e reaperte.

Portas traseiros, seja em uma picape ou em um SUV baseado em caminhonetes, podem soar como um punhado de parafusos em uma betoneira. Normalmente, os anéis de borracha nos braços articulados que impedem a tampa traseira de cair, secam ou quebram. Como resultado, os pesados ​​braços de aço entram em contato com o corpo e o portão. Substitua a borracha ou substitua os cabos revestidos de borracha pelos braços articulados.

Escotilhas em minivans, SUVs e hatchbacks podem deixá-lo louco. Eles são grandes partes da estrutura do veículo e naturalmente fazem barulho quando a carroceria se torce e se dobra. Ok, abra e dê uma olhada. Existem cunhas de borracha destinadas a impedir o movimento? Que tipo de forma eles estão? As portas deslizantes das vans também podem ser barulhentas. Muitas versões usam roletes de aço em trilhos de aço – o potencial de problemas é óbvio. Tente eliminar o excesso de folga afrouxando os parafusos do suporte do rolo e movendo o suporte para baixo.

A maioria das portas trava em parafusos percutor que são cercados por tubos de desgaste de plástico fino ou náilon. Quando estes se desintegrarem, haverá folga excessiva no mecanismo de travamento e uma boa chance de um barulho forte. Para a maioria dos veículos, você pode comprar parafusos de substituição no mercado de reposição, mas qualquer coisa exótica exigirá uma visita à concessionária.

Às vezes, há um ruído que não é tanto um guincho quanto um rangido, que pode ser o resultado da flexão de torção no monobloco causada por ondulações na estrada. Você pode tentar manipular cada um dos cantos, um de cada vez, e balançar seu próprio peso por dentro até ouvir o barulho (às vezes você pode realmente senti-lo). Verifique se os parafusos ou fixadores de pressão que prendem o painel de acabamento sobre a área em questão estão firmes. Se não for esse o problema, remova o painel e tente duplicar o som. Não pode fazer isso? Em seguida, corte tiras de espuma ou use fita de espuma para isolar o painel da folha de metal.

Recheio e amarração das peças no interior do veículo

Que materiais fazem sentido para isolar um componente do outro? Qualquer coisa que se encaixe facilmente e resista ao meio ambiente. Experimente um pouco de borracha de espuma densa. Um pedaço de uma velha câmara de ar, talvez? Ou fita adesiva de espuma para fita de calafetar para portas e janelas domésticas com um forro destacável. Para cola, o adesivo para fita de calafetar automotivo é o padrão. Por fim, obtenha uma variedade de abraçadeiras de nylon – uma das grandes invenções da humanidade – com as quais você pode manter as coisas longe de outras coisas, restaurando assim o abençoado silêncio.

A espuma autoadesiva destinada a calafetagem de interiores domésticos pode ser usada para eliminar o ruído.

Almofadas de borracha perdidas ou comprimidas podem fazer com que os painéis internos vibrem.

Tente usar um elástico grande ou uma corda elástica para prender as ferramentas e os macacos.

Quais outras dicas vocês usam para parar o barulho do painel do carro? Compartilhem conosco nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário