Vidro elétrico não sobe, o que fazer?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Digamos que você está no seu veículo e quer baixar a janela para um pouco de ar fresco ou para cumprimentar um amigo na calçada. Seja qual for o motivo, você fica assustado quando a janela não se move. É irritante quando não vai descer e enfurecer quando não vai subir durante a chuva ou o tempo frio. Este é um problema comum, mas existem algumas soluções fáceis e acessíveis. Vamos examinar o quê e o por quê dos problemas com um vidro elétrico que não funciona.

Vidro elétrico com problema: os passos certos para reparo

O primeiro passo em qualquer problema de janela elétrica é pressionar o botão para cima / para baixo e ouvir. Se você não ouvir nada, o problema é provavelmente o interruptor ou o motor de elevação. O interruptor é mais fácil e mais barato de substituir, então comece por esse diagnóstico.

Leia também

Vidro elétrico traseiro parou de funcionar

Se as janelas traseiras não funcionam, vá com uma solução gratuita e verifique o interruptor de bloqueio da porta do condutor. Pode ter sido acionado acidentalmente e, quando ativado, evitará que os controles da janela traseira funcionem.

Todos os vidros elétricos pararam de funcionar

Se todas as janelas parar de funcionar simultaneamente, é provável que um fusível ou relé precisa ser verificado ou substituído. Verifique no manual de serviços do seu veículo a localização da caixa de fusíveis e qual o fusível certo para os vídeos elétricos.

Em veículos mais novos há um módulo computadorizado no motor das janelas que conta as revoluções das engrenagens para que ele possa acompanhar a localização da janela e quando parar de levantar. Se o módulo perdeu o poder ou estiver desconectado, não saberá se a janela está para cima ou para baixo, por isso precisa ser reinicializado. Busque no manual de serviços ou em vídeos no YouTube para saber como fazer essa reinicialização, caso o problema não seja nos fusíveis.

Vidro elétrico

Se o vidro elétrico do carro apresenta problemas, algumas soluções simples podem te ajudar a resolver a situação. (Foto: MCM Window Architecs)

Vidro elétrico travando ou muito lento

Se a janela mostrar gradualmente sintomas como uma subida leve ocasional, falta de movimento ou travagens, o motor da janela pode estar desgastando. Como qualquer motor elétrico, como um motor de arranque, os motores das janelas podem desgastar ao longo do tempo. Visualmente, o motor não mostrará nenhum problema, mas se seu veículo tem mais de 10 anos e mostra sintomas, provavelmente é hora de substituir o motor de elevação.

Se as janelas tem uma hesitação momentânea ao subir ou descer, geralmente não é uma questão de regulador. Provavelmente, ocorre devido a guia da janela que precisa de alguma manutenção. Para janelas de quadro completo, o lado esquerdo e direito da janela atua como guias para o vidro. Pulverize o lubrificante de silicone nas guias e levante e abaixe a janela algumas vezes. Os reguladores de janelas estão muitas vezes fora de vista até que surjam problemas. Com um pouco de paciência, você pode recuperar as coisas.

Vidro elétrico não funciona por conta do regulador

Um regulador de janela é basicamente apenas um simples trilho de metal aparafusado ao interior da porta. É necessário o movimento de rotação do manivela da janela ou o movimento do motor para elevação da janela, e ele se transforma em movimento vertical da janela.

O moderno regulador elétrico é um sistema a cabo. O motor elétrico move um cabo através de um sistema de polia, que aumenta ou abaixa a janela, como uma pequena ponte levadiça. Embora ambos os sistemas sejam confiáveis, eles tem várias partes que podem se desgastar.

Como subir vidro elétrico manualmente?

Quando você está acionando o vidro e a janela não rola para cima ou para baixo, as engrenagens podem estar esgotadas ou o regulador está fora do trilho. As engrenagens às vezes são feitas de plástico que pode desgastar-se do uso repetido.

Ou, talvez, o braço do regulador não está alinhado na sua trilha mais baixa. Isso faria com que o ponto de articulação não funcionasse corretamente, fazendo falta de movimento em ambos os braços e uma janela ficasse preso. Pegue uma chave de fendas e remova o painel da porta do veículo para verificar os dentes da engrenagem. Se os dentes da engrenagem estiverem bem, retire o painel da porta e veja a trilha do regulador.

Quando a manivela não gira, o regulador está preso. A causa mais provável é que as pequenas rodas nas faixas podem ter capturado algum detrito. Remova o painel da porta, volte a colocar a alça e acione enquanto observa o regulador nos trilhos. O manual de serviços do veículo geralmente vai incluir um modo para levantar os vidros com segurança, sem danificar os componentes.

Note que para este reparo, você precisará verificar o manual de serviços do veículo para abrir o painel com segurança. Há vários vídeos na internet para diferentes modelos. Só faça esse tipo de serviço se estiver seguro do que está fazendo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário