Como tirar riscos de vidro de carros?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Realizar um reparo de arranhões de vidro em seu carro é um reparo típico que é fácil de fazer. Quando arranhões e pequenas marcas aparecem na superfície do vidro do carro, você deve abordá-los imediatamente, seguindo os passos descritos abaixo. Se não for possível, a área danificada será maior, exigindo que o pára-brisa seja reparado ou substituído por um técnico de vidro auto qualificado. Vamos então aprender como tirar riscos do vidro do carro.

Como tirar riscos do vidro do carro com um kit de reparação?

Você vai precisar de algumas ferramentas e produtos que incluem:

Leia também

Kit de reparação de vidros

Composto de fricção contendo óxido de cerio

Mangueira de água

Limpador de vidro

Pano macio

Passo 1: Limpe a superfície da janela

Usando uma mangueira de água, limpe cuidadosamente a janela para remover qualquer sujeira ou detritos. Você deseja usar uma pressão leve a moderada para que você não agrave o arranhão ou aumente como resultado do processo de limpeza. Certifique-se de secar a janela completamente antes de prosseguir com o próximo passo.

Passo 2: verifique a profundidade do risco

Pegue sua unha e esfregue-a na superfície do arranhão. Se você fizer isso várias vezes e sua unha não for apanhada no rascunho, você pode prosseguir para a próxima etapa no reparo. Se sua unha for pega, isso é indicativo de um corte mais profundo ou rachadura no vidro. Isso requer a atenção de um técnico de vidro qualificado para inspecionar a área afim de realizar um reparo mais extenso do que o que você pode conseguir.

Riscos no vidro do carro

Se o vidro do seu carro está arranhado, há formas de reduzir o dano ou até consertar completamente o problema. (Foto: YouTube)

Passo 3: aplique o composto de fricção

Pegue o kit de reparo automotivo que você pode comprar em uma oficina de reparação de vidro ou loja de suprimentos de automóveis e remova o composto de fricção. O composto de fricção deve conter o composto químico óxido de cério, que é um selante. Esfregue o composto cuidadosamente por cima do arranhão, certificando-se de cobrir a área de superfície completamente. Não aplique muita pressão ao aplicar o composto de fricção, para evitar danos adicionais à janela. Remova qualquer excesso de esfregação conforme instruído, e limpe a área com um pano macio.

Passo 4: limpe e seque a janela

Pegue a mangueira de água e enxágue completamente a janela. Depois de ter enxaguado a janela, use o limpador de vidro que acompanha o kit de reparo automático de vidro e aplique-o à janela. Limpe a janela e enxague novamente com água. Isso deve completar o reparo do arranhão, e você deve notar que a área agora está limpa. Você precisará repetir este processo de acordo com as instruções do kit pelo menos uma vez a cada 6 meses.

Como tirar arranhões do vidro do carro com outros métodos?

Muitos arranhões de vidro, se não muito profundo, podem ser reparados em casa com algum esforço. Se você notou um arranhão superficial e você está disposto a tentar consertá-lo, e não quer investir em um kit de reparo de vidros automotivos, temos outros métodos que podem funcionar para você.

Polidor de metais

Primeiro, limpe e ave a área ao redor do risco com um pano limpo e macio. Evite usar tecido áspero ou toalhas de papel, pois podem adicionar arranhões ao vidro. Após a limpeza da área, aplique um pouco de polidor de metais sobre outro pano macio e seco, depois esfregue suavemente no arranhão. Certifique-se de evitar a aplicação excessiva do polimento, pois isso pode adicionar mais riscos ao vidro. Se o polimento de metal for aplicado corretamente e o rascunho não for muito profundo, o arranhão deve desaparecer ou ficar significativamente menos visível.

Esmalte transparente

Limpe o arranhão e a área em torno dele com limpador de janelas. Novamente, use um pano macio para limpar o limpador de janelas. Certifique-se de que a área riscada esteja suficientemente seca antes de passar para o próximo passo. Usando o pincel do esmalte transparente, aplique cuidadosamente uma fina camada de esmalte transparente sobre o arranhão. O esmalte de unha deve ser suficiente para cobrir o arranhão, mas não muito. Depois, remova cuidadosamente o excesso de esmalte de unha com removedor de esmalte de unhas levemente diluído em um pano limpo.

Faça um removedor de arranhões de vidro caseiro

A aplicação de uma pasta feita a partir de uma mistura de água, pasta de dentes branca e bicarbonato de sódio é outro método de remoção de arranhões. A pasta deve ser esfregada no arranhão com um pano limpo ligeiramente úmido. Esfregue a pasta em um pequeno movimento circular e tente evitar a aplicação da pasta fora da área riscada. Uma vez terminado, use um pano limpo e macio para limpar o excesso. Este processo pode levar várias tentativas repetidas antes que o risco seja removido ou se torne menos visível.

Vale lembrar que um risco ou arranhão no vidro que é profundo o suficiente para pegar a ponta de uma unha provavelmente é muito profundo para ser reparado. É quando uma oficina de reparo de vidros pode ajudar.

Uma empresa de reparo de vidros pode remover ou minimizar o arranhão usando equipamentos ou técnicas especializadas, ou eles podem recomendar a substituição total do vidro.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário