Quais são os tipos de bicicletas que existem?
Ao tentar decidir o melhor tipo de bicicleta, pense nessas questões:
Com quem você anda?
O que eles montam?
O que você teve no passado que você gostou?
O que você teve no passado que você não gostou?
Onde você gostaria de andar na sua nova bicicleta?
Se você está comprando uma bicicleta para andar com um grupo de amigos, compre algo semelhante ao que eles montam. Você não será capaz de acompanhar as bicicletas de estrada se estiver em uma mountain bike ou em uma de passeio. E uma bicicleta de estrada não pode ir para a sujeira ou na areia.
Leia também
- 5 transportes elétricos alternativos: patinete, bicicleta, scooter…
- Trocar um carro por uma bicicleta? Vale a pena mesmo?
Se você gostou de três velocidades quando criança, você pode achar isso uma bicicleta divertida novamente. Se você não gostou da bicicleta de estrada que comprou há alguns anos, talvez uma mountain bike seria melhor. Conhecendo os diferentes tipos de bicicletas vai te ajudar a definir melhor qual delas melhor se encaixa na experiência que você procura.
Tipos de bike: Bicicletas de Estrada
As bicicletas de estrada são projetadas para serem montadas rapidamente em pavimentos lisos. Elas tem pneus suaves e finos e guidão “drop”, e podem ser usadas para corridas de estrada. Elas são geralmente mais leves que outros tipos de bicicletas. Elas podem ser usadas em trilhas pavimentadas, mas a maioria das pessoas os acha desconfortáveis e instáveis em trilhas não pavimentadas. A maioria das bicicletas de estrada não é capaz de transportar cargas pesadas.
Tipos de bicicletas: Cyclocross
As bicicletas Cyclocross são um tipo especial de bicicleta de estrada projetada para correr em um percurso de superfície mista (combinação de pavimento, trilhas não pavimentadas, cascalho, grama). Elas tem um guidão drop como bicicletas de estrada regulares, mas os pneus são um pouco mais largos para tração mais off-road, e eles tem um estilo diferente de freio que ajuda a evitar o acúmulo de lama no quadro. Bicicletas Cyclocross são às vezes chamadas de bicicletas cross ou bicicletas cx.
Estilos de bicicletas: Turismo
Bicicletas de turismo são outro tipo especial de bicicleta de estrada. Elas são projetadas para serem montadas no pavimento, mas são mais duráveis para uso em passeios de longa distância auto-sustentados. Elas tem todos os parafusos de montagem necessários para os suportes de carga e para-lamas, e apesar de ainda terem um guidão, elas geralmente tem um design mais relaxado para que o ciclista fique mais ereto, para maior conforto ao percorrer longas distâncias por vários dias. Elas tem uma faixa de marcha mais baixa em comparação com as bicicletas de estrada regulares para permitir o transporte de cargas pesadas em subidas íngremes. Elas também fazem boas bicicletas devido à sua durabilidade e capacidade de transportar cargas pesadas.
Modelos de bicicletas: Bicicletas de Aventura
As bicicletas de aventura são uma das mais novas categorias de bicicletas. Às vezes são chamadas de bicicletas para todos os terrenos, bicicletas de estrada ou bicicletas de cascalho e são a subcategoria mais versátil de bicicleta de estrada. Semelhante às bicicletas cyclocross, elas tem guidão drop e a capacidade de usar pneus mais largos. A geometria do chassi é mais longa e mais vertical em comparação com uma bicicleta cyclocross, no entanto, tornando essas bicicletas mais adequadas para longos dias no selim, passeios leves e deslocamento.
Tipos de bicicletas: Triatlo ou Time Trial
Bicicletas de triatlo ou time trial são bicicletas de estrada com um design especial que maximiza suas propriedades aerodinâmicas. O guidão também é um design aerodinâmico especial que permite que você se agache para a frente enquanto pilota, para minimizar a resistência do vento contra o seu corpo. As corridas de triatlo / contra-relógio normalmente tem largadas escalonadas, onde cada corredor começa sozinho; estas bicicletas geralmente não podem ser usadas em corridas de largada em massa
Tipos de bikes: Bicicletas Fitness
As Bicicletas Fitness tem a maioria das vantagens das bicicletas de estrada regulares com estruturas leves e pneus relativamente estreitos para eficiência no pavimento com um guidão plano ou vertical. Essas motos são projetadas para pessoas que querem uma bicicleta leve e de alto desempenho, mas não gostam da posição de direção de uma bicicleta de estrada normal. Essas bicicletas são às vezes chamadas de bicicletas de estrada de barra plana ou bicicletas híbridas de desempenho. A maioria delas aceita pneus mais largos, para torná-los adequados para uso em trilhas não pavimentadas. Elas geralmente tem a capacidade de montar suportes de carga e assentos, o que as torna boas bicicletas de passageiros.
Tipos de bicicletas: Bicicletas de pista ou marcha fixa
Esses modelos são projetados para serem montados em um velódromo, que é uma pista oval inclinada especificamente para corridas de bicicleta. Alguns passageiros preferem essas bicicletas, no entanto, devido ao seu design simples, o que as torna fáceis de manter. Elas tem uma única marcha que não fornece a capacidade de se mover, então se a bicicleta estiver em movimento, seus pés devem estar pedalando. Para ainda mais simplicidade, alguns ciclistas preferem não ter freios, pois o mecanismo de marcha fixa pode atuar como um freio. A maioria das bicicletas de trilha tem guidão drop, mas alguns pilotos equipam as suas com guidão plano ou vertical.
Tipos de bicicletas: Mountain Bikes
Bicicletas de montanha tem um design para andar em trilhas off-road. Elas tem guidão plano ou vertical e uma faixa de marcha muito baixa para pedalar trilhas íngremes. A maioria das bicicletas de montanha tem algum tipo de amortecedor ou suspensão. Bicicletas de montanha com suspensão dianteira são chamadas apenas hardtails. As mountain bikes com suspensão dianteira e traseira são chamadas de bicicletas de suspensão total ou dual. Mountain bikes sem suspensão são chamadas rígidas. As mountain bikes podem ser equipadas para uso como bicicletas de passeio ou de locomoção, embora não sejam tão leves ou eficientes quanto as tradicionais de turismo ou de locomoção.
Tipos de bikes: Bicicletas híbridas
As bicicletas híbridas foram originalmente concebidas para oferecer as vantagens de bicicletas de estrada e mountain bikes. Seus assentos grandes e acolchoados e guidão ereto proporcionam uma posição confortável de pilotagem, e são melhores para passeios informais pelo bairro ou ciclovias, viagens de curta distância e transporte pela cidade. Elas podem ser rodadas em estradas pavimentadas, mas não são tão leves ou eficientes quanto as bicicletas de estrada. Elas são ideais para ciclovias pavimentadas ou não, mas não são adequadas para trilhas off-road de mountain bikes. Os pneus são geralmente de largura média semi-suaves para proporcionar um passeio bastante suave no pavimento, mas aderência e amortecimento suficientes em trilhas não pavimentadas. A maioria das bicicletas híbridas tem suspensão dianteira para suavizar pequenas saliências, mas algumas são totalmente rígidas. As bicicletas híbridas também costumavam ser chamadas de bicicletas cross, mas esse termo não é mais usado para evitar confusão com bicicletas cyclocross.
Tipos de bicicletas: Bicicletas Dual-Sport
É uma subcategoria de bicicletas híbridas orientadas para ciclistas que querem a versatilidade multi-superfície de uma bike híbrida, mas que querem um estilo mais agressivo e uma posição de pilotagem. Elas tem um guidão plano ou vertical, embora não tão ereto quanto bicicletas híbridas regulares e elas geralmente tem um assento menor, mais orientado para o desempenho, em vez de um assento confortável grande. A maioria tem suspensão dianteira. Bicicletas dual sport fazem boas bicicletas de passageiros e também são boas para passear em trilhas não pavimentadas.
Tipos de bikes: Bicicletas Cruiser
São similares aos modelos híbridos pois são projetadas para passeios casuais e tem uma posição de pilotagem ereta e confortável, além de um assento grande e confortável. As cruisers geralmente tem pneus largos e guidões que são ainda mais verticais e, em alguns casos, altos e para trás em comparação com as bicicletas híbridas. A maioria das motos de cruzeiro é de velocidade única ou de 3 velocidades, e tem o antigo freio onde você pedala para trás para parar. Elas podem ser usadas para deslocamentos de curta distância e transporte simples, desde que sua rota seja razoavelmente plana. Alguns fabricantes de cruisers disponibilizam uma grande variedade de modelos coloridos, de acordo com os gostos de moda de qualquer aficionado de bicicleta.
Tipos de bikes: Bicicletas Conforto
É uma subcategoria de Cruiser. Elas tem um design alongado que empurra os pedais a poucos centímetros à frente do assento. Isso permite que você ande com o assento baixo o suficiente para que você possa colocar os pés no chão quando estiver parado, mas você ainda terá a extensão completa de suas pernas enquanto estiver pedalando.
Tipos de bicicletas: Bicicletas de cidade
Esse tipo não se refere realmente a uma categoria específica de bicicletas; é mais um termo descritivo geral. Elas também podem ser chamados de “comutadores” ou “urbanas”, embora muitas das bicicletas listadas nesta página possam ser usadas muito bem para andar e se locomover em uma cidade. No entanto, há um certo tipo de bicicleta que algumas pessoas tem em mente quando usam o termo “bicicleta da cidade”. Estas bikes tem características tanto de uma bicicleta híbrida quanto de uma cruiser geralmente a posição de pilotagem vertical de uma cruiser, mas o tamanho de uma bicicleta híbrida.
Uma bicicleta urbana também pode ter alguns ou todos esses recursos que a tornam mais propícia a usar roupas normais, ao contrário de roupas específicas para ciclistas:
Pára-lamas
Guarda para corrente
Protetor de saia na roda traseira
Uma bicicleta urbana também pode ter um cubo traseiro com engrenagens internas para facilitar o uso e a manutenção, além de um gerador integrado e luzes para segurança ao pedalar após o anoitecer. Essas bicicletas às vezes também são chamadas de “bicicletas holandesas”, devido à sua semelhança com as bicicletas comuns usadas em Amsterdã e em outras cidades europeias favoráveis a bicicletas.
Tipos de bicicletas: Bicicletas BMX
Bicicletas de BMX são populares com crianças por causa de seu pequeno tamanho, mas elas são usados por adultos e crianças para vários estilos de truque e acrobacias. São modelos usados em competições de freestyle.
Tipos de bicicletas: Bicicletas Dobráveis
Bicicletas dobráveis são ideais para aqueles que precisam viajar com suas bicicletas, querem uma bicicleta para manter em um barco ou avião, ou que moram em pequenos apartamentos e não tem muito espaço de armazenamento. Elas também são boas para os passageiros que precisam levar sua bicicleta em um ônibus ou trem por parte de seu trajeto, ou que não tem um lugar seguro para estacionar sua bicicleta no trabalho. A maioria das bicicletas dobráveis tem rodas menores, o que torna as bicicletas um pouco menos eficientes e mais difíceis de manusear do que uma bicicleta padrão, mas a maioria dos fãs de bicicletas dobráveis sente que os benefícios superam as desvantagens.
Tipos de bicicletas: Bicicletas reclinadas
As bicicletas reclinadas têm um design longo e baixo e um assento grande com encosto. Elas estão disponíveis em projetos de duas rodas e três rodas. Muitos ciclistas reclinados sentem que são a opção mais confortável disponível para andar de bicicleta. No entanto, elas são mais difíceis de pedalar em montanhas, e podem ser um desafio para transportar de um lugar para outro em um veículo motorizado.
Tipos de bikes: Bicicletas Tandem
Tandem Bicycles são bicicletas construídas para dois. Elas vem em todos os estilos, desde tandens de cruisers e conjuntos híbridos para ciclovia ou calçadão, tandem de mountain bike off-road e tandem de corrida de alta performance.
Modelos de bicicletas: Triciclos Adultos
Trikes de adultos são ideais para pessoas mais velhas que ainda querem se locomover com dua própria força, ou aquelas com problemas de equilíbrio ou outras necessidades especiais. Elas também são populares em aplicações industriais/de armazenamento ambientalmente conscientes.
Conhece algum estilo de bike que deixamos de fora? Deixem nos comentários e nos ajudem a complementar este artigo.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Bicicleta elétrica no Brasil
Como escolher uma boa marca de bicicleta?
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?
Tipos de rodas para bicicletas e as diferenças entre elas!