Faróis embaçados e amarelados! Como limpar e resolver?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A maioria dos faróis são feitos de plástico de policarbonato, que é durável e resistente a riscos. O problema é que esse tipo de plástico sofre desgaste principalmente pela ação dos raios UV, degradando a camada externa de plástico, amarelando sua cor e deixando os faróis “embaçados”. Felizmente, esse problema tem solução simples, e que não precisa da troca dos seus faróis.

Limpar farol amarelado com pasta de dente? Não!

Antes de começar, a solução caseira que mais encontramos foi a de limpar o farol embaçado ou amarelado usando pasta de dente. No caso, como a pasta de dente contem microabrasivos, há um princípio básico que pode levá-la a funcionar. Além disso, algumas substâncias na pasta de dente contribuem para uma boa limpeza dos faróis e seu devido clareamento. Contudo, você vai ter que usar o dobro ou o triplo da quantidade de pasta de dentes para obter o mesmo resultado que uma pequena quantidade de um bom produto de limpeza de faróis obteria, com um custo nem tão caro.

Leia também

Isso sem contar que ao usar a pasta de dente, você deixará o plástico exposto a ação dos raios UV novamente, e o problema voltará a ocorrer, sendo necessário que você faça o trabalho mais uma vez. Uma economia que sai mais cara, no médio e longo prazo, pois a cada nova “limpeza”, seus faróis vão ficando com um visual cada vez mais desgastado.

Como limpar faróis amarelados e embaçados

Limpar os faróis amarelados e embaçados dos carros é fácil. Basta usar os produtos e acessórios de limpeza certos. (Foto: www.defensivedriversdiscount.com)

Como limpar farol amarelado e embaçado – Etapas

Para uma limpeza profissional, as seguintes etapas devem ser seguidas:

Produtos para limpeza de faróis amarelados e embaçados

Para cada etapa, são produtos diferentes que você vai precisar.

Limpando o amarelado ou embaçado dos faróis do seu carro: passo a passo

Com todos os produtos em mãos, agora é começar a limpeza.

Na preparação, você deve remover os faróis ou preparar a superfície, começando por proteger as pintura do carro ao redor do farol. Mesmo o farol removido precisa de proteção para as partes de plástico ou metal que são pintadas e não serão limpas. Fita crepe ou fita de pintura automotiva são perfeitas para essas tarefas.

Depois da proteção pronta, com a flanela passe suavemente sobre o farol para remover a poeira superficial, solta. Umedeça uma esponja macia em água e passe no farol. Use então a solução de água e detergente ou limpador de vidros/faróis com a flanela ou esponja para limpar a sujeira mais bruta e gorduras. Seque com um pano de microfibra.

Na segunda etapa, começaremos a lixar os faróis, com muito cuidado para não danificar as superfícies. Existem compostos abrasivos específicos para lixar faróis, mas só a lixa deve ser o suficiente. O que você vai fazer é lixar toda a superfície do farol com uma lixa de grão 400. Lixe o suficiente com a 400 até o amarelado sair. Quando todo o farol estiver opaco e lixado, e o amarelado sumir, passe para a lixa 600, deixando a superfície com a mesma “aspereza”. Por fim, faça o mesmo procedimento com a lixa 1000. Esse procedimento é semelhante ao adotado para remover pequenos arranhões de um carro. A superfície final deve estar levemente áspera.

Com um pequeno pano, flanela, ou politriz, aplique o polidor nos faróis uniformemente. Isto removerá os riscos dos faróis e deixará eles transparentes novamente. Verifique o tempo de cura do polidor antes de aplicar o selador UV.

Seguindo às instruções dos fabricantes corretamente, a última etapa é a aplicação do selante UV. Siga às instruções do fabricante quanto à quantidade de camadas que devem ser aplicadas e ao tempo de secagem entre as camadas. É essencial a aplicação da proteção UV porque ao lixar seu farol, você remove a proteção UV que vem de fábrica.

Limpar farol: regule os faróis após a limpeza

Depois de uma limpeza dos faróis, é bom verificar e fazer uma regulagem dos mesmos, tenha você removido os faróis para fazer a limpeza ou feito a limpeza com os faróis no veículo.

Uma forma rápida de fazer a regulagem é estacionar o carro sobre uma superfície plana, em frente a uma parede ou portão. Com um giz em mãos, marque onde estão os feixes do farol (os pontos onde a luz mais forte do farol termina). Conte 7,6 metros ou 25 pés, aproximadamente (o comprimento de dois carros). Os faróis baixos, nessas medidas, ainda devem estar em linha reta dentro dessa distância. Se não estiverem, ajuste o parafuso ou ajuste eletrônico. Use o manual de serviços ou manual do proprietário para orientações. Se não se sentir seguro com os ajustes, vale levar a um mecânico para um ajuste final.

Você tem alguma sugestão de produto de qualidade para tirar o amarelado dos faróis? Quais? Como você limpa os faróis adequadamente?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário