Limpeza técnica de motor, como funciona?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Você não se sente bem quando seu carro está limpo e todo iluminado? Um carro bem cuidado parece ótimo rolando pela rua ou parado na entrada da garagem, e você juraria que ainda funciona melhor. Mas se você quiser dar um passeio bonito, também deve abordar a sujeira até sob o capô.

Mesmo que o compartimento do motor não esteja exposto aos elementos – pelo menos não de cima – detritos e poeira se infiltram nas aberturas ao redor do capô e na extremidade dianteira do veículo. Mas como envolve muitos componentes eletrônicos, elétricos e mecânicos, a limpeza do motor deve ser feita de forma correta.

Leia também

Como fazer a limpeza técnica de motor?

Limpar o motor pode parecer assustador. Mas uma limpeza técnica, usando os produtos certos, pode garantir que seu motor tenha as partes preservadas, e ainda possa até ter uma melhoria no desempenho. Você mesmo pode fazer uma limpeza técnica do motor, ou contratar os serviços de um lava jato.

As etapas abaixo descrevem como ocorre a limpeza técnica de um motor, algo que você pode seguir ou verificar se o lava jato contratado faz o serviço.

Etapa 1: agendamento da limpeza técnica de motor

Idealmente, escolha um dia quente. O clima mais quente, especialmente a baixa umidade com algum vento, ajudará a secar o motor e os componentes após a limpeza. Tente verificar a previsão do tempo para garantir que terá o melhor dia para a sua limpeza. Isso também vale para quem for levar o carro pro lava jato, e precisa dele rápido.

Etapa 2: esfriar o motor

Se o carro estiver funcionando, abra o capô e deixe o motor esfriar por pelo menos 15 minutos. Os componentes quentes do motor podem não apenas queimar você, mas também podem ser danificados pela rápida contração se forem borrifados com água fria. Se você está com pressa, não é uma boa ideia fazer a limpeza do motor.

Etapa 3: remoção de partes para lavagem separada do motor

Remova todas as tampas de plástico sob o capô. Estas podem ser lavados separadamente. Remova também o terminal negativo da bateria. Isso ajudará a proteger os componentes elétricos contra danos se eles se molharem. Você também pode remover a bateria, se preferir, mas é fácil limpar compartimentos do motor sem fazer isso.

Limpeza técnica de motor

A limpeza técnica de um motor pode ser realizada para melhorar o desempenho do veículo e proteger as partes por mais tempo. (Foto: Medium)

Etapa 4: cobertura e proteção dos componentes

Usando sacos de plástico, cubra todos os componentes elétricos sensíveis, como bateria, fios de ignição e unidade de controle do motor. Se houver uma entrada de ar do motor exposta sob o capô, você também precisará cobrir isso. Se você sentir que será particularmente cuidadoso com a lavagem, poderá pular esta etapa. No entanto, a proteção desses componentes eletrônicos permitirá que você limpe mais completamente com menos risco de danificar qualquer coisa.

Etapa 5: remover o óleo do motor

Pulverize com cuidado todo o compartimento do motor com desengraxante. Qualquer desengordurante doméstico funcionará, seja um limpador de cozinha ou um desengordurante de motor específico. Se você quiser ser ecológico, pode usar um desengraxante com uma fórmula ecológica. Não se segure, pois cada centímetro quadrado deve ser coberto. E há desengraxantes que ainda são feitos especialmente para motores.

Etapa 6: como limpar o motor?

Dependendo da sujeira do seu motor, talvez você não precise esfregar. No entanto, algumas áreas, como a tampa da válvula, a parte inferior do motor, entre outros componentes, podem ter anos de óleo e sujeira acumulados. Um pequeno pincel com cerdas sintéticas – não metálicas – ajudará muito a trabalhar com o desengordurante e a limpar a lama. Adicione mais deengraxante, se necessário.

Etapa 7: enxaguar o motor

Se você tiver uma lavadora de alta pressão, poderá usá-la em uma configuração leve, mas uma mangueira padrão também funcionará. Ou você pode usar o pulverizador em uma garagem. Lave todo o compartimento, trabalhando de trás para frente, lavando todo o desengordurante. Tente não pulverizar diretamente os componentes elétricos e evite pulverizar muita água em áreas que não secam facilmente.

Etapa 8: secando o motor

Se você tiver ar comprimido disponível, você pode soprar ar nos cantos e recantos para remover o excesso de água. Caso contrário, limpe tudo o que puder alcançar com uma toalha ou pano. Isso não apenas remove a água, mas também ajuda a remover a sujeira restante, garantindo que todos os componentes estão conservados.

Etapa 9: bateria e plástico

Reinstale o terminal negativo na bateria e remova os sacos que cobrem os componentes elétricos. Aproveite para usar um produto que evite a corrosão nos dois terminais da bateria.

Etapa 10: faça a limpeza com uma frequência

A chave para tornar esse projeto simples não é deixar o compartimento do motor muito sujo em primeiro lugar. Uma limpeza rápida a cada ano ou dois ajudará a manter seu motor limpo, com não mais de uma hora de trabalho. O motor do seu veículo pode nunca parecer tão sexy quanto um veículo, mas uma baia brilhante do motor garante que você se sinta feliz.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário