Como limpar e ajustar carburador?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Se você tem uma moto ou carro com um carburador, sabe a importância de ele funcionar sem problemas o tempo todo. É a força vital do veículo, fornecendo a mistura de combustível e ar que faz o coração do veículo funcionar corretamente. O carburador deve ser mantido e limpo regularmente para garantir que esteja funcionando corretamente por dentro e por fora. É bastante simples e não deve demorar mais de 30 minutos, com mais alguns minutos para o ajuste correto do carburador.

Equipamento para limpeza de carburador

Trapos velhos

Limpador de afogador e carburador (vendido na maioria das lojas de suprimentos para automóveis em uma lata de spray com ponta)

Leia também

Limpador de spray lubrificante (vendido em lojas de autopeças)

Óculos de segurança

Escova de arame pequena (opcional, para limpar o exterior se houver acúmulo de lodo pesado)

Remova as peças para limpar o carburador

Com o motor desligado, remova a carcaça do filtro de ar para que o carburador fique acessível. Junte seus panos, juntamente com o seu lubrificante em spray, e limpador de carburador. Localize também o controle do acelerador conectado ao carburador, que permite que você opere manualmente o motor mais rapidamente durante a limpeza.

Prepare para a limpeza do carburador

Coloque alguns panos ao redor da base do carburador, porque os produtos químicos podem danificar as superfícies pintadas próximas e os panos interromperão o escoamento. Se você estiver limpando o carburador de uma moto, pode ser melhor remover o carburador. Use o manual de serviços para poder remover o carburador corretamente. Tire fotos de cada etapa da remoção para garantir que vai colocá-lo na mesma posição depois.

Use o limpador de carburador

Coloque seus óculos de segurança e borrife o “lado de fora” do carburador com seu lubrificante ou com o limpador de carburadores. Certifique-se de pulverizar as conexões e as partes móveis conectadas, como a articulação da área do acelerador. Deixe o fluido definir um momento ou dois e limpe. Se você tiver um acúmulo intenso de lodo e óleo, limpe com uma pequena escova antes de o spray secar.

Manutenção do carburador

Faça a limpeza do carburador e sua devida regulagem para melhorar o desempenho do veículo. (Foto: YouTube)

Testando e finalizando a limpeza do carburador

Antes de dar partida no veículo, borrife uma pequena quantidade de limpador de carburador diretamente no mesmo. Em seguida, remova os panos e quaisquer ferramentas da área do motor e ligue o motor. Não pulverize o lubrificante no carburador. Dê a partida no motor e use o controle do acelerador, pois você deseja que o motor funcione a uma rotação mais alta enquanto pulveriza mais líquido de limpeza de carboidratos. Isso ajudará a empurrar o limpador e também evitará parar o motor. Pulverize em esguichos curtos, ligue o motor mais rapidamente, reduza a marcha lenta para a marcha lenta normal e volte a pulverizar novamente. Faça isto algumas vezes.

Deixe o carro funcionar por alguns minutos em marcha lenta normal. Em seguida, desligue o motor e reinstale o filtro de ar e a carcaça. Agora, dirija o veículo por 10 a 15 minutos ou até ficar quente, permitindo que o limpador de carburador passe completamente pelo sistema. Mesmo se você não sentir nenhum aumento no desempenho, tenha certeza de que está fazendo tudo o que pode para cuidar e preservar o carburador. Em alguns casos, se o carburador estiver sujo com acúmulos de carbono, você sentirá um aumento de energia e economizará combustível ao mesmo tempo.

Você também pode adicionar aditivos de combustível ao tanque, para ajudar a manter o sistema de combustível limpo e o carburador funcionando da melhor maneira possível.

É sugerida uma limpeza regular do carburador em intervalos de rotina. O tempo entre as limpezas dependerá dos seus hábitos de dirigir, mas a cada 5.000 quilômetros ou com uma troca de óleo é uma boa referência.

Se o motor parar durante a limpeza, aguarde alguns minutos e reinicie.

Certifique-se de trocar o filtro de combustível regularmente para ajudar a eliminar qualquer resíduo de entrada no carburador.

Se você ainda precisar regular o carburador, o filtro precisará ser removido novamente.

Cuidados na limpeza de carburadores

Sempre use seus óculos de segurança ao pintar os produtos de limpeza, especialmente quando o motor estiver ligado, podem ser jogados produtos químicos em seus olhos.

Certifique-se de remover todas as jóias soltas, como pulseiras e colares, enquanto trabalha com o motor ligado. Sempre esteja ciente da localização das peças móveis, como as correias e a lâmina do ventilador.

Nunca borrife o lubrificante no carburador, e use-o apenas nas áreas externas de conexão para lubrificação e limpeza.

Como regular o carburador?

Embora a maioria dos veículos modernos usem sistemas de distribuição de combustível controlados por computador, ainda existem muitos veículos nas ruas que empregam o método tradicional de fornecimento de combustível com carburador. Antes de os sistemas de combustível controlados eletronicamente serem desenvolvidos, os veículos contavam com sistemas de fornecimento de combustível operados mecanicamente, muitas vezes na forma de carburadores para abastecer o motor com combustível.

Embora os carburadores não sejam mais considerados comuns, por muitas décadas eles foram o método preferido para a entrega de combustível, e trabalhar com eles foi uma ocorrência muito mais comum. Embora não existam muitos veículos com carburadores na estrada, é imperativo que os que o façam sejam devidamente afinados e ajustados para alcançar o desempenho ideal.

Os carburadores podem ficar ruins por várias razões. No entanto, o ajuste do carburador é um trabalho relativamente simples que pode ser feito com um conjunto básico de ferramentas manuais e um pouco de conhecimento técnico. Este artigo mostra como ajustar a mistura de combustível do ar e a velocidade do ar inativo – os dois ajustes mais comuns feitos ao ajustar um carburador.

Ajuste do carburador

Antes de terminar a limpeza, localize e remova o filtro de ar e a carcaça do motor para acessar o carburador. Isso pode exigir o uso de ferramentas manuais, no entanto, muitas vezes o filtro de ar e o alojamento são fixados usando apenas uma porca de orelhas que geralmente pode ser removida sem o uso de ferramentas.

Depois de remover o filtro de ar e expor o carburador, localize os parafusos de ajuste da mistura de combustível de ar, que geralmente são parafusos de cabeça chata e plana. Dependendo da marca e modelo do veículo, diferentes carburadores podem ter vários, às vezes até quatro, parafusos de ajuste de mistura de combustível e ar.Esses parafusos são responsáveis ​​por controlar a quantidade de combustível que entra no motor, e um ajuste inadequado resultará em diminuição do desempenho do motor.

Dica: Os carburadores podem ter vários parafusos; portanto, consulte o manual de serviço para garantir a localização correta dos parafusos, a fim de evitar ajustes incorretos.

Testando o funcionamento do motor

Ligue o veículo e deixe-o aquecer até a temperatura operacional. Anote as condições de funcionamento do motor. Use uma tabela de referência do veículo para determinar se o mecanismo está funcionando com mistura pobre ou rica.

Discernir se o mecanismo está funcionando de forma pobre ou rica ajudará você a fazer os ajustes adequados para obter o melhor desempenho do motor. Isso permitirá que você saiba se está com falta de combustível ou se está usando uma quantidade excessiva.

Dica: Se você ainda não tiver certeza sobre a condição do seu motor, poderá solicitar a ajuda de um mecânico certificado para inspecioná-lo, a fim de evitar ajustes incorretos no carburador.

Reajustando o carburador

Etapa 4: Reajuste os parafusos da mistura de combustível de ar. Quando o motor atingir a temperatura operacional, volte ao carburador e ajuste o parafuso ou os parafusos da mistura de combustível de ar.

Apertar o parafuso aumenta a quantidade de combustível, enquanto afrouxar diminui a quantidade de combustível.

Ao fazer quaisquer ajustes, também é importante fazê-los em pequenos incrementos de um quarto de volta.

Isso evitará as principais mudanças de combustível que podem afetar drasticamente o desempenho do motor.

Afaste os parafusos de ajuste até que o motor esteja funcionando levemente magro.

Dica: Quando o motor estiver funcionando levemente pobre, a rotação diminuirá, o motor começará a funcionar áspero, estalar e engasgar, até parar.

Afaste o parafuso da mistura até que o motor comece a exibir os sintomas de uma mistura pobre e aperte-os, em incrementos de um quarto de volta, até que o motor funcione sem problemas.

Dica: quando o motor estiver funcionando sem problemas, a velocidade de marcha lenta permanecerá estável e o motor funcionará de maneira equilibrada e suave, sem falhas de ignição ou trepidação. Ele também deve girar suavemente em toda a faixa de rotações por minuto, sem falhas de ignição ou vibrações ao aplicar o acelerador.

Marcha lenta e aceleração

Teste o motor em marcha lenta e enquanto estiver acelerando. Aumente o motor após cada ajuste para ver se ele continua a funcionar sem problemas a rotações mais altas.

Se você perceber alguma vibração ou trepidação, continue fazendo os ajustes até que o motor funcione sem problemas tanto na marcha lenta quanto na aceleração, em toda a faixa de rotação.

Sua resposta do acelerador também deve ser nítida e responsiva. O motor deve girar suave e rapidamente assim que você aplicar o acelerador.

Se o veículo estiver apresentando algum tipo de desempenho lento ou com falha de ignição ao aplicar o acelerador, serão necessários mais ajustes.

Aviso: Se houver vários parafusos, é importante tentar ajustá-los pela mesma quantidade de incrementos. Manter todos os parafusos ajustados ajustados o mais próximo possível garantirá que o combustível seja distribuído o mais uniformemente possível, proporcionando o desempenho e a operação mais suaves em todas as rotações do motor.

Marcha lenta no carburador

Localize o parafuso da mistura de marcha lenta. Uma vez que os parafusos da mistura de combustível de ar tenham sido ajustados corretamente, e o motor funcione suavemente, tanto na marcha lenta quanto na rotação, é hora de localizar o parafuso da mistura de marcha lenta.

O parafuso da mistura de ralenti controla a mistura de combustível do ar na velocidade de ralenti e geralmente está localizado perto da placa do acelerador.

Dica: a localização exata do parafuso da mistura inativa pode variar bastante entre as marcas e os modelos. Consulte o manual do proprietário se não tiver certeza de onde está o parafuso da mistura inativa. Isso garantirá que não sejam feitos ajustes incorretos que possam afetar negativamente o desempenho do motor.

Depois que o parafuso da mistura de marcha lenta tiver sido identificado, ajuste-o até que o motor esteja em marcha lenta sem problemas, sem falhas de ignição ou vibrações e na velocidade adequada.

Da mesma maneira que o ajuste da mistura de combustível e ar, retire o parafuso da mistura inativa em uma condição de baixa densidade e ajuste-a em incrementos de um quarto de volta, até que a velocidade ociosa desejada seja alcançada.

Dica: se você não tiver certeza de qual deve ser a especificação da velocidade de marcha lenta, consulte o manual do proprietário para obter instruções, ou simplesmente ajuste o parafuso até que o motor esteja em marcha lenta sem problemas e não caia acentuadamente em rotações por minuto ou pare quando acelerado do modo inativo. Considere contratar um profissional para inspecionar a marcha lenta do seu motor, se você ainda estiver tendo problemas.

Reinstalando o filtro de ar

Depois que todos os ajustes tiverem sido feitos e o motor estiver funcionando suavemente em todas as rotações, reinstale o filtro de ar e a carcaça no carburador e faça o teste com o veículo.

Anote todas as alterações na potência do veículo, na resposta do acelerador e no consumo de combustível. Se necessário, volte e faça os ajustes necessários, até o veículo funcionar sem problemas.

https://youtu.be/EzRRN-Vy8To

Considerando tudo, ajustar um carburador é uma tarefa relativamente simples que pode ser realizada por conta própria. No entanto, se você não estiver confortável em fazer ajustes críticos para o desempenho do seu mecanismo, essa é uma tarefa que qualquer técnico profissional deve ser capaz de executar.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário