Moto engasgando quando acelera, o que é?
Pode ser incrivelmente frustrante quando uma motocicleta está tendo problemas que afetam sua capacidade de montá-la. Temos uma motocicleta por uma razão e problemas mecânicos não são realmente algo com o qual gostamos de ter que lidar em nossas máquinas. Infelizmente, algumas questões mecânicas em motocicletas são inevitáveis, especialmente se você tiver uma mais antiga.
Então, o que faz com que uma motocicleta engasgar? Existem várias razões pelas quais uma motocicleta engasga. As razões mais comuns são questões de carburador, como vazamento do vácuo, vazamento de combustível ou problemas de ajuste. Outros culpados podem incluir velas de ignição ou cabos de vela de ignição corroída ou rachada, uma bobina de ignição defeituosa, um filtro de ar entupido ou questões de tempo de motor.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?
As três coisas que você precisa para criar uma explosão na câmara de combustão de uma motocicleta são ar, combustível e uma faísca. Examinar a mecânica que lida com esses três componentes garantirá que você encontre seu problema de pulverização. Vou discutir as razões mais comuns para a pulverização.
Carburador da moto engasgando quando acelera
Os carburadores têm sido um grande produto mecânico para máquinas mais antigas e geralmente fazem um bom trabalho com o ar certo e mistura de combustível, o motor precisa alimentar a motocicleta. Mas eles podem ficar problemáticos e podem causar uma série de problemas com sua motocicleta se alguma pequena parte no interior não estiver funcionando bem.
Se você tem uma motocicleta carburada que está engasgando, você provavelmente culpada é o carburador. Existem três questões principais que podem ser causadas do carburador que farão sua falha de motocicleta. O primeiro é um vazamento de vácuo, o segundo é um vazamento de gás, e o terceiro pode ser que o carburador precisa ser ajustado. Ter as ferramentas certas na mão pode fazer esses reparos fáceis.
1. Vazamento de vácuo
Primeiro, discutiremos a possibilidade de um vazamento de vácuo dentro do seu carburador. Vazamentos de vácuo podem causar vários problemas com a funcionalidade de uma motocicleta, especialmente a pulverização. Se houver um vazamento a vácuo, isso significa que o carburador não está dando a quantidade adequada de ar ao ar e mistura de combustível, que acabará por resultar em engasgues e desempenho fraco do motor.
Vazamentos de vácuo são geralmente causados por juntas de admissão rachadas ou quebradiças (ou a braçadeira ao redor não é apertada o suficiente). Isto está localizado entre o carburador e o motor. As juntas de admissão são baratas e podem ser facilmente substituídas se você suspeitar que este é o seu problema.
O carburador com vazamentos de vácuo também são causados por portas de vácuo desconectadas que não estão sendo usadas. Alguns carburadores têm vários outros pontos a vácuo no caso do proprietário queriam fazer algum outro uso para o carburador, mas a maioria das pessoas não acaba usando-as. Os tampões de porta de vácuo são baratos e são fáceis de instalar.
2. Vazamento de gasolina
Se você tiver algum vazamento de gasolina dentro do carburador, ele vai passar fome o motor para combustível que fará com que a motocicleta caia. Vazamentos dentro de um carburador é geralmente causado por uma junta frágil ou rachada que está logo acima da boia de flutuação na parte inferior do carburador. Normalmente, você pode dizer se este é o seu culpado porque você perceberá facilmente o cheiro de gasolina e poderá ver visualmente vazamento que está acontecendo na área.
As juntas de boia do flutuador também são geralmente baratas. Você será facilmente capaz de procurar um tutorial on-ine sobre como substituir a junta de boia específica do carburador que você possui. Se você tem mais de um carburador, é uma boa ideia mudar todas as juntas de boia de flutuação, porque eles provavelmente são usados também.
3. Ajuste do carburador
A terceira questão do carburador que pode causar o sputtering é que é simplesmente precisa ser ajustado. Quando um carburador está fora do ajuste, isso significa o parafuso de ar / combustível e o equilíbrio entre os carburadores (se você tiver mais de um) precisa ser reajustado.
Para replicar o carburador, você precisará levá-lo em uma loja e tê-los ajustados para você. Eles têm as ferramentas apropriadas para torná-lo um ajuste rápido e fácil e geralmente o fazem barato ou até sem custos.
Quando acelera a moto engasga por problemas de ignição
Se você descartou que seu carburador está funcionando bem ou se você tiver um injetor de combustível, o próximo culpado provável seria problemas de ignição. Existem três possibilidades que podem acontecer com problemas de ignição. O primeiro está dentro da bobina de ignição, segundo os cabos da vela de ignição e o terceiro sendo a (s) vela (s) de ignição.
1. Velas de ignição
Comece verificando o primeiro local mais fácil, que seria os velas de ignição. Retire suas velas de ignição e certifique-se de que não há acumulação desagradável sobre eles ou qualquer tipo de corrosão. Certifique-se também de que o ponto não esteja desgastado e que a lacuna entre o centro e o eletrodo de terra é a distância apropriada. Você pode olhar online para ver como a diferença deve ser específica para as velas de ignição que você possui. Você pode encontrar a ferramenta para medir que em qualquer armazenamento automático.
Uma vela de ignição com mau funcionamento fará com que o cilindro esteja conectado a falhar que, em última análise, causa problemas de desempenho e a moto engasgando.
2. Cabos de vela
Em seguida, verifique os cabos da vela de ignição. Um problema comum com motocicletas mais antigas está dentro da parte do cabo de vela de ignição que se conecta à vela de ignição. Com o tempo, essa conexão roscada fica corroída e enferrujada.
As pessoas muitas vezes não sabem que essas são duas partes separadas que podem falhar. Se você não tem certeza se seu cabo de vela de ignição faz isso, tente puxar e verificar por folga. Se há alguma folga, provavelmente não está rosqueada e provavelmente não é o problema. Se você descobrir que é rosqueada, tente limpar, cortar o fio e refazer a conexão.
Também verifique se há rachaduras nos cabos da vela de ignição. Se houver rachaduras em qualquer lugar nos cabos, a faísca faz um arco para o seu quadro da motocicleta, porque esse é o caminho de menor resistência para a eletricidade e não é arco através da vela de ignição. Sem eletricidade entregue à vela de ignição, isso, por sua vez, causará esse cilindro a engasgar. Você simplesmente precisará obter um novo cabo de vela de ignição.
3. Bobina de ignição
O terceiro problema de engasgue da moto possível é causado dentro da ignição é a bobina de ignição. É possível que a bobina de ignição não envie faísca suficiente para as velas de ignição que causará novamente engasgues no motor.
Este é provavelmente o caso menos provável com a ignição. Isso é melhor diagnosticado através de um mecânico se você suspeitar que isso é o que está causando o problema de pulverização. Bobinas de ignição têm realmente alta tensão e é perigoso para lidar se você não sabe exatamente o que está fazendo com isso.
Moto engasgando por conta de filtro de ar entupido
Um filtro de ar entupido em uma motocicleta é outro grande culpado possível para problemas de engasgue na moto. Se um filtro de ar estiver sujo e entupido, o motor não será capaz de obter ar suficiente na mistura de ar / combustível, ele precisa alimentar adequadamente a motocicleta.
Os filtros de ar precisam ser alterados rotineiramente e as pessoas muitas vezes esquecem de prestar atenção a eles até começar a dar problemas. O filtro de ar é geralmente localizado dentro da caixa de ar se você tiver um, ou se você tiver uma nova motocicleta, o filtro de ar é, às vezes, localizado na lateral do motor. Examine para determinar como é sujo. Os filtros de ar geralmente não são caros, então mudando isso não deve ser muito problemático.
Se você tem filtros, examine-os para garantir que não haja algum tipo de resíduo sobre eles que impedem que o ar flua através deles.
Moto engasgando quando acelera devido a problemas de tempo
É possível que uma motocicleta se esboça devido a questões de tempo, embora essa seja uma razão menos provável. É muito difícil ter o timing aleatoriamente começar a sair sozinho e é geralmente causado por alguém reconstruindo o motor e a obtenção do tempo ou que alguém tentou consertar o tempo anteriormente.
O tempo desligado do motor pode significar algo como a válvula de escape ou a válvula de admissão ainda está ligeiramente aberta durante o curso de combustão do processo de quatro tempos que causa espaçados e a motocicleta não funciona corretamente.
A melhor maneira de diagnosticar uma questão de tempo em uma motocicleta é levá-lo a um mecânico. Eu não recomendo que você tente diagnosticar-se a menos que você absolutamente saiba o que você está fazendo; Correções amadoras no momento de um motocicleta provavelmente causarão mais problemas. Um mecânico pode diagnosticar rapidamente o problema e geralmente não cobrará muito simplesmente para o diagnóstico.
Você já teve uma moto engasgando? Qual foi a causa do problema? Como resolveu a questão?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como limpar e ajustar carburador?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?
Como regular carburador de moto?