O que é a gasolina aditivada?
Aditivos de gasolina são incorporados no combustível por alguns motivos. Mesmo a gasolina comum tem algum nível de aditivos, geralmente adicionado para aumentar a octanagem do combustível. Na gasolina aditivada, no entanto, os aditivos fazem um pouco mais do que isso. Mas o que é essa tal de octanagem e o que é a gasolina aditivada, então? Vamos entender.
Gasolina aditivada ou comum: entendendo a octanagem
As classificações de octanas são o valor numérico da resistência a detonação de um combustível específico. Cada fabricante de veículos especifica um índice de octanas de combustível específico para cada carro em sua linha. Seguindo esta classificação, eles estão dizendo que você obterá o máximo desempenho com o combustível especificado no manual.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Geralmente onde está localizado o filtro de combustível?
Se você usar o nível de octanagem certa, pode evitar danos ao seu motor. Se você usar uma gasolina com uma octanagem muito baixa , em seguida, seu motor pode queimar irregularmente o combustível como resultado. Se isso continuar, pode causar perda de energia e pode danificar o motor ao longo do tempo.
Na gasolina aditivada, os aditivos teoricamente reduzem a possibilidade da queima irregular do combustível, além de outros aditivos que tem outras finalidades no sistema.
Como a queima do combustível funciona?
A maioria dos veículos são motores a gasolina de quatro tempos. Um deles é chamado de curso de compressão. Esta fase comprime ar e gasolina em um pequeno volume para então usa a vela de ignição para inflamar o combustível. A taxa de compressão é a quantidade de ar e gás que é comprimido.
Agora considere a classificação de octanagem. Sabemos que o índice da octanagem pode dizer o quanto ela pode ser comprimido antes que ele seja inflamada. A gasolina de menor octanagem queimará em um nível de compressão mais baixo. Um índice de octano mais elevado permite que a mistura de ar e gasolina seja comprimida ainda mais antes de ser queimada.
O objetivo final de tudo isso é aumentar a potência e eficiência do motor. Para aumentar a potência, você precisa aumentar a taxa de compressão. Isso significa que um motor de alto desempenho tem uma relação de alta compressão e, portanto, precisa de um combustível de alta octanagem.
Tudo isso pode ser otimizado pelos aditivos presentes na gasolina aditivada.
Composição da gasolina aditivada
Aditivos de gasolina tem a capacidade adicionada para inibir a corrosão e atuar como um lubrificador para melhorar o transporte do combustível através do motor. Isso pode aumentar a taxa de compressão para uma maior potência e eficiência do motor. Existem muitos aditivos diferentes, cada um com um propósito diferente.
Os tipos de aditivos incluem oxigenados, éteres, antioxidantes (estabilizadores), agentes de combustão, corantes de combustíveis, desativadores de metal, inibidores de corrosão e alguns que não podem ser categorizados.
Oxigenados
São combustíveis infundidos com oxigênio. Eles reduzem as emissões de monóxido de carbono criadas ao queimar o combustível. Os oxigenados podem ser baseados em álcool ou em éteres.
Antioxidantes
Alguns antioxidantes são usados como um estabilizador no combustível para evitar a oxidação.
Agentes de combustão
São aditivos que trabalham para reduzir a queima irregular ao tentar aumentar a octanagem do combustível. A mistura de ar e gasolina em um motor de carro tradicional tem um problema com a ignição muito cedo e quando isso acontece, ele causa um ruído de pancada. Esse aditivo tenta eliminar esse problema.
Corantes de combustível
São adicionados aos combustíveis. Alguns países tingem um combustível para identificá-lo corretamente. Os combustíveis geralmente são coloridos em azul, vermelho, amarelo, ou até mesmo transparante. A cor serve para diferenciar os combustíveis até na tributação, em alguns países.
Desativadores de metal
São aditivos de combustível e aditivos lubrificantes que são usados para estabilizar o combustível. Funciona desativando iões metálicos. Os desativadores de metal inibem a formação de resíduos gomosos, aumentando a vida útil do motor e ajudando na limpeza do sistema.
Inibidores de corrosão
São compostos químicos que retardam a corrosão do metal. Um bom inibidor de corrosão dará 95% de inibição em certas circunstâncias, evitando que o motor sofra com esses efeitos negativos.
Diversos
Vários outros aditivos de combustível não se enquadram nas mesmas categorias que os acima. Muitos deles são proprietários, isto é, aditivos criados por fabricantes de combustíveis para uso. A finalidade deles geralmente é um segredo, mas geralmente tem a finalidade de melhorar a fluidez dos combustíveis, melhorar a octanagem ou aumentar a vida útil do motor.
Gasolina aditivada consome mais?
Não. Na verdade, a gasolina aditivada pode até reduzir o consumo de combustível, já que os aditivos otimizam a octanagem e a eficiência do motor.
Há muitos aditivos de combustível como você pode ver. Todos eles trabalham juntos para melhorar o desempenho do motor, e aumentar a eficiência do combustível, enquanto trabalham para reduzir as emissões prejudiciais do escape de combustível.
Você conhece mais sobre os aditivos de combustíveis? Qual o seu conhecimento? Compartilhe conosco e ajude outros leitores a conhecerem mais sobre combustíveis aditivados.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como tirar gasolina do tanque?
Flex ou gasolina?
Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?