Como saber se há problemas no escapamento?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Os especialistas em reparação de sistema de escape em aconselham aos motoristas a aprender sobre o sistema de escapamento do seu veículo para que os problemas possam ser detectados precocemente . Ao reconhecer os sinais de falha no sistema de escape mais cedo, você pode evitar uma falha catastrófica e reparos caros. Geralmente, você será capaz de ver, ouvir ou mais importante, a sua segurança e a segurança de seus passageiros está em risco se o seus reparos no sistema de escape não são realizados por um especialista ou com todos os cuidados necessários.

Leia também

O que exatamente o sistema de escape faz?

Direcionar vapores nocivos do habitáculo do seu veículo é a principal função do sistema de escape do seu carro. Além disso, o sistema de exaustão reduz as emissões prejudiciais para o ambiente. Finalmente, o silenciador no sistema de exaustão reduz o nível de ruído do veículo . Essencialmente , todo o sistema de escape executa as mesmas funções na seguinte ordem:

Como posso saber se há um problema potencial com sistema de exaustão do meu carro?

Agora que você está familiarizado com os componentes essenciais do sistema de escape do seu carro, você deve ser capaz de identificar problemas que possam surgir. A detecção precoce é a chave para evitar uma falha catastrófica. Os especialistas em reparação de sistema de escape em recomendam regular e fazer uma inspeção completa do seu sistema de escape para garantir o funcionamento adequado e seguro. Agora, na hora de diagnosticar os problemas, as estratégias para tal são como abaixo.

Cuidados com o escapamento do veículo

Muitos relevam os problemas com escapamento. Mas não é raro saber de famílias que foram intoxicadas por causa de gases do escapamento vazando para dentro do veículo. (Foto: www.autovenus.com)

Use seus ouvidos

O primeiro sinal de um possível problema no sistema de exaustão é muitas vezes um som estranho vindo debaixo de seu veículo. Você deve ouvir um chocalho, batida ou baque debaixo de seu veículo. Um coletor de escape rachado pode resultar em um rugido, clique ou sons de “tiro” do motor. Se você notar um aumento de ruído geral de seu veículo , isso pode indicar um problema com o silenciador. Finalmente, um assobio pode indicar um escapamento quebrado.

Use seu nariz

Odores estranhos definitivamente poderiam indicar problemas no sistema de escape. Especificamente, os odores excessivamente doces ou ácido no compartimento de passageiros é um sinal de um sistema de escape furado. Se você suspeitar que gases nocivos estão vazando para o habitáculo do seu veículo, recomenda-se que você realize uma inspeção completa o mais rápido possível. Reparação de eventuais vazamentos irá manter você e sua família segura ao andar em seu carro.

Use seus olhos

Mesmo uma inspeção visual casual de seu sistema de exaustão pode revelar ferrugem ou rachaduras no sistema de exaustão do seu veículo. Enquanto o veículo estiver em funcionamento, olhe rapidamente para os fumos a serem emitidos a partir de qualquer lugar do tubo de escape. Isso pode ser um sinal de vazamentos indetectáveis ​​quando o veículo não estiver em funcionamento. Especialistas podem determinar a causa e colocação de todas as fugas e reparação/substituição de componentes, conforme indicado.

Consideração final: procure um especialista!

Problemas no escape são deixados de lado por serem encarados como simples e pouco nocivos para o seu veículo. Mas não é verdade. Já houve casos de famílias que morreram por causa de vazamentos de gases tóxicos no espaço interior do veículo. Leve a sério o menor problema com seu escapamento e cuide não só do seu veículo, mas da sua vida também. Chame um especialista ao menor sinal de problemas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário