Devo pisar na embreagem para ligar o carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A questão de pisar na embreagem é a primeira coisa que impressiona a mente de um aluno. Isso ocorre porque os motoristas que estão começando a aprender enfrentam esse problema no mais alto grau. O motor de ignição do carro e o motor têm uma relação interminável com o pedal da embreagem. E isso torna imperativo pressionar a embreagem sempre.

Os fabricantes de automóveis entendem esse termo para evitar acidentes enquanto a engrenagem está comprometida. Pressionar o pedal da embreagem ao dar partida no carro em ponto morto é vital para manter-se seguro.

Leia também

Sistema de embreagem e partida do motor

Inúmeras empresas de automóveis fornecem vários sensores no pedal da embreagem. O carro começará a ignorar somente depois de pressionar o pedal da embreagem em ponto morto. Muitos fabricantes de automóveis tradicionais fornecem um pequeno interruptor embaixo do pedal da embreagem, que é acionado enquanto o pedal é pressionado.

Pode-se perguntar por que o carro não arranca se o pedal não for pressionado. Então, vamos encontrar a resposta para isso abaixo.

Por que pressionar o pedal da embreagem no carro em ponto morto é vital?

A embreagem é a principal coisa que ajuda a tornar o carro mais suave. Pressionar a embreagem completamente ou colocar o carro em ponto morto é quase a mesma coisa. Ambos os processos desengatam as rodas do motor em funcionamento. Mas iniciar um carro enquanto pressiona o pedal da embreagem adquire uma carga excessiva do motor e do motor de ignição. As partes da caixa de marchas ficam engatadas no motor quando o pedal da embreagem não é pressionado. Além disso, toda a caixa de transmissão é desativada após pressionar o pedal da embreagem ao iniciar o carro.

Marcha e embreagem

Pisar na embreagem antes de ligar o carro não é necessário se o veículo não está com as marchas engatadas. (Foto: AAMCO Colorado)

Embreagem e seu funcionamento ao dar partida no carro

Vamos falar sobre os efeitos nocivos de não pressionar a embreagem ao ligar o carro em ponto morto

1. Desgaste da bateria

O pedal da embreagem funciona muito para aumentar ou diminuir o consumo de energia no carro. Pressionar o pedal da embreagem enquanto liga o carro em ponto morto diminui o desgaste da bateria do carro. Pode custar uma fortuna se o carro tiver uma bateria fraca ou sistema de ignição.

2. Produção de arrasto

Pressionar o pedal da embreagem desengata toda a caixa de marchas da ignição e, portanto, produz menos resistência. O arrasto é muito maior quando a embreagem não é pressionada ao iniciar o carro em ponto morto. Aprender dicas de direção de profissionais para resolver o problema seria ótimo. Somente o eixo principal do motor não sente nenhum efeito, mas todas as partes da caixa de marchas começam a funcionar e produzem arrasto em conformidade.

3. Pressão no motor

O carro pode sofrer muito se estiver funcionando apenas em um motor de 1 HP. No entanto, isso pode não afetar o mecanismo de 100 HP, por qualquer meio. Um motor de partida de 1 HP pode explodir ou começar a emitir fumaça algum dia se um não estiver seguindo significativamente todo o processo. Portanto, devemos dizer que pressionar o pedal da embreagem ao iniciar o carro em ponto morto é essencial para uma vida útil melhor.

Isso é tudo! Esses foram alguns dos principais pontos que tornam necessário pressionar o pedal da embreagem ao iniciar o carro em ponto morto. Lembre-se dessas dicas para evitar problemas. E se tiver dúvidas, deixem nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário