Quais são os componentes de uma transmissão de veículo?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Compreender como o seu carro funciona é um passo importante para a escolha do veículo certo ou até mesmo para entender melhor quando possíveis defeitos ocorrem no veículo. O sistema de transmissão de um carro é uma parte complexa e integral do funcionamento de qualquer veículo. Na verdade, provavelmente é o sistema mais complexo. Leve algum tempo para aprender sobre as partes da transmissão e como elas funcionam e esse conhecimento vai se pagar no longo prazo.

Transmissão mecânica automotiva: o que é?

A primeira coisa a saber o que é a sua transmissão. Esta é a parte do veículo que se liga à parte de trás do motor e que transmite a energia do motor às rodas. A transmissão usa a energia criada no motor para manter as rodas girando e manter o motor dentro de uma certa rotação por minuto. Cada automóvel é diferente no intervalo exigido, de modo que a transmissão precisa ser sintonizada para o seu veículo. O arranjo da transmissão e o local onde ela fica depende de se o carro é de tração integral, tração dianteira ou tração traseira.

Leia também

Sistema de transmissão automotiva: as engrenagens planetárias

À medida que você está aprendendo mais sobre transmissões, você provavelmente começará a ouvir sobre conjuntos de engrenagens planetárias. Essas engrenagens funcionam juntas para manter a proporção de RPM (Rotações Por Minuto) adequadas e se conectar ao eixo de entrada. A razão pela qual o sistema é chamado de conjunto de engrenagens planetárias é porque usa uma engrenagem central (engrenagem sol) e duas ou mais engrenagens menores ou planetárias. Estes são mantidos em conjunto com um anel externo. Enquanto a engrenagem central permanece no mesmo lugar, as engrenagens menores estão funcionando ao seu redor, como planetas em um sistema solar.

Partes de uma transmissão

As partes de uma transmissão devem ser compreendidas para que seja possível entender melhor o funcionamento do seu veículo. (Foto: www.prnddl.com)

Sistema hidráulico no sistema de transmissão automotiva

Na sua transmissão, existe um sistema hidráulico que ajuda a controlar o deslocamento das engrenagens, lubrifica as peças para um ótimo desempenho e mantém o sistema de transmissão completo. O sistema hidráulico é usado para ajudar a manipular o fluido dentro da transmissão para criar pressão e manter o veículo em marcha. O sistema hidráulico é parte integrante da bomba de óleo, embreagens, bandas e muito mais para manter a transmissão em bom estado e bem lubrificada. Se você já teve que adicionar fluido de transmissão ao seu veículo, é bom saber que esse fluido vai direto para o sistema hidráulico.

Conversor de torque na transmissão mecânica automotiva

Se você estiver dirigindo um carro de transmissão automática, o conversor de torque substitui a embreagem. Este sistema permite que o veículo continue funcionando mesmo quando você está parado. O conversor de torque se monta entre a própria transmissão e o motor. Embora não esteja dentro da transmissão, é uma parte importante do seu sistema de transmissão. Usando uma turbina, bomba e estator, o conversor de torque ajuda a manter a velocidade do seu motor na faixa ideal. Essas peças funcionam juntas dentro da caixa do conversor para fornecer energia e direcionar o fluxo de óleo.

Embora você não conheça todas as peças da sua transmissão ou exatamente como funcionam para manter seu carro funcionando, saber o básico pode ajudá-lo a identificar se há um problema com sua transmissão. Enquanto você está aprendendo mais sobre seu carro, lembre-se de que você sempre pode conversar com seu técnico ou mecânico para saber mais sobre como funciona a transmissão.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário