Como importar um carro diretamente e pagar mais barato
Uma ótima opção para quem quer adquirir um carro importado de luxo é através da importação direta. Essa prática, pouco divulgada, pode ajudar o consumidor a adquirir o tão sonhado carro por um preço bem inferior aos praticados no país.
A importação direta pode ser realizada por pessoa física ou jurídica. Como pessoa física, é necessário que a quantidade não revele prática de comércio e não configure habitualidade (não seja prática constante). Além disso, o importador deve estar com as contribuições fiscais em dia e possuir renda declarada suficiente para cobrir todo o processo.
Leia também
- Direito do consumidor: como funciona devolução de veículo com defeito?
- Consórcio ou financiamento? Qual é melhor pra você?
A importação direta só pode ser feita para carros 0 km ou carros antigos. Os carros antigos devem ter mais de 30 anos de fabricação e é necessário que o importador seja filiado à um Clube de Colecionador reconhecido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos.
O veículo deverá estar em boas condições de originalidade e de conservação, além de ser destinado para fins de coleção ou culturais. Nesse tipo de importação, antes da transação, o veículo precisa ser analisado pelo Departamento de Comércio Exterior (DECEX). Se aprovado (com base em fotos para constar o estado do veículo), o DECEX estipula o valor da mercadoria e concede a licença necessária para a importação.
Apesar das vantagens serem muitas, também há desvantagens. Entre elas:
1. O valor total do veículo (valor + inúmeros impostos) deverá ser pago à vista na hora do fechamento da compra.
2. O veículo não terá garantia já que ele foi importado e não há garantia mundial (senão as fabricantes ficariam no prejuízo). O mesmo não acontece quando o consumidor adquire um veículo através de importadoras ou representantes da marca).
3. É uma forma um pouco mais trabalhosa já que é necessária a contratação de um exportador, advogado e despachante.
No vídeo abaixo, você pode obter um pouco mais de informações de como é realizado esse processo:
http://youtu.be/UTk6j_2HXTw
Enfim, depois de todas essas informações, ainda assim é vantajoso adquirir um veículo através da importação direta. Ele virá com muito mais opcionais e melhor motor e acabamento (em relação ao modelo que é disponibilizado no Brasil). Apesar dos gastos e de não possuir garantia, dependendo do modelo, a economia pode valer a pena.
Se para você dinheiro não é problema, os carros do filme Os Vingadores podem ser uma opção.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como vender um carro?
Parar de comprar carro novo vai fazer os preços baixarem?
Compensa comprar carros em outras cidades?
Manual de carros online! Como encontrar?
Um comentário para: “Como importar um carro diretamente e pagar mais barato”
Fabio Mota Rabelo de Morais
Informações muito uteis, explicações com clareza, e exatidão. Muito bom.