Carro ou moto? Leia antes de decidir!
Quem não possui nenhum tipo de veículo sempre fica na dúvida do que comprar: carro ou moto? Cada um tem suas vantagens e desvantagens, depende da finalidade.
A vantagens da moto são várias: o preço é mais acessível, a manutenção é mais barata, é um veículo mais econômico e é muito mais fácil para se locomover e estacionar nesse trânsito caótico no qual estamos vivendo.
Mas, apesar de muitas vantegens, há também diversas desvantagens. O seguro obrigatório é mais elevado, é muito menos seguro, não é confortavél, não há estepe e há maior riscos de acidentes graves. Sem contar que você sempre fica exposto seja ao frio, calor, etc.
Leia também
Colocando numa balança, acho que no fim, as únicas vantagens de se ter uma motocicleta é a mobilidade que ela proporciona. Acho muito perigoso, principalmente nos dias chuvosos.
Já os automóveis também possuem os dois lados, tanto positivo quanto negativo. É mais difícil de adquirir devido ao valor elevado, a manutenção não é tão barata (mas dependendo do carro, dá para manter) e a locomoção é péssima em vários horários do dia.
Além do seguro obrigatório, também é bom ter um seguro que cubra roubo e batidas já que esses índices continuam altos. Apesar de não ser tão econômico quanto uma moto, grande parte dos veículos atuais não bebem tanto.
A melhor parte é que o automóvel é muito mais seguro e quando chove, você não é obrigado a parar e esperar passar ou ficar ensopado mesmo usando capa. E para viajar também nem se fala.
Em relação à carteira de motorista, não há grande diferença no valor gasto. Se você não possui nenhuma é melhor decidir qual veículo vai adquirir antes de tirar a CNH.
Por fim, tanto moto quanto carro, decida por algum que caiba no seu bolso para que não haja problemas futuros. Dê preferência aos modelos nacionais e de grandes marcas já que há um maior número de assistências técnicas e facilidade de achar peças.
Se você está optando por adquirir um veículo usado, veja dicas importantes antes comprar um carro usado e se é melhor adquirir um carro usado particular ou de agência.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Carro sem seguro, é aconselhável?
Carro reserva vale a pena no seguro?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!
100 mil km é muito para um carro usado?