Caminhão off road! Grande é pouco!

Em Caminhões e Off road por André M. Coelho

Todo mundo sabe que existem carros, caminhonetes e motos off road. O que pouca gente sabe é que também existe caminhão off road.

O caminhão off road é muito utilizado nos setores de mineração, construção, agrícola e na indústria madeireira e de celulose. Também é utilizado pelos bombeiros, militares e para campeonatos off road de caminhões.

Nos caminhões off road, os tipos de tração mais comuns são 4×4, 6×4, 6×6, 8×6 e 8×8, tudo depende do tamanho do veículo, capacidade de transporte, peso e necessidade. Os veículos costumam ter visual robusto, são resistentes e equipados com motores potentes.

Leia também

Há inúmeras marcas e modelos disponíveis no mercado, cada um voltado para um perfil de consumidor. Para se ter uma idéia, há até modelos que oferecem transmissão automatizada.

Alguns modelos passam por degraus de até 60 cm, deslocam-se com inclinação lateral de até 50%, atravessam áreas alagadas de até 1,20 m de profundidade e são capazes de  passar por vãos de até 2 metros.

Caminhão fora de estrada

Existem diversas marcas e modelos de caminhões off road

As diferenças entre um caminhão off road “comercial” e um de competição são mínimas. Os veículos de competição usados são menores e por isso, possuem apenas tração 4×4.

As modificações ficam por conta da introdução do Santo Antônio na cabine (reforço na estrutura), cintos de segurança especiais (de cinco pontos), bancos do tipo concha e extintores de incêndio com maior capacidade.

A suspensão, o motor e o tanque também passam por modificações. A suspensão tende a ser mista, contendo o sistema original de amortecedores e molas, além de um sistema de ar.

Cada roda dianteira costuma ter dois amortecedores que ajudam na ultrapassagem de obstáculos e proporcionam maior sensibilidade ao condutor na hora de dirigir.

A potência do motor é aumentada através de uma nova regulagem eletrônica apenas, não há necessidade da troca de nenhuma peça. O tanque também tem sua capacidade alterada para proporcionar mais autonomia durante as competições.

Se você gosta de caminhões, aproveite para saber a diferença entre reboque e semi-reboque e de vale a pena agregar cavalo mecânico.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário