Sono no volante! O que fazer para evitar a sonolência ao dirigir?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

 

Você sabia que cerca de 25-30% das colisões de automóveis são resultado da fadiga do condutor? O sono na direção pode matar, e quanto mais você não se cuidar quanto a esse pecado mortal, pior será.

Fadiga e sono ao volante: excesso de confiança

Estudos comprovam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo se eles pensam que são capazes. Consequentemente, muitas pessoas optam por ignorar os sinais de que precisam dormir. Eles continuam a sua viagem acreditando que irão chegar ao seu destino com segurança. O resultado? Geralmente um acidente. Se você é um sortudo, sem vítimas fatais.

Leia também

A maioria das pessoas também acreditam que aumentar o som ou abrir as janelas irá mantê-los alerta e acordados. Isto simplesmente não é verdade. Muitos consideram também que mascar chicletes, comer ou beber vai aliviar a fadiga. Nada disso vai evitar esses problemas.

Perigo de dirigir com sono

Dirigir com sono é um perigo, e é necessário combater a sonolência para evitar acidentes ou algo pior. (Foto: www.edmunds.com)

Tenho muito sono quando dirijo: os sinais

Antes de dar uma solução para o sono na direção, você precisa entender os sinais do seu corpo. Seu corpo lhe dirá quando estiver com sono com os seguintes sinais:

Sonolência no volante: é consequência de muita coisa

Queremos ressaltar essa parte com muita ênfase. Solucionar a sonolência no volante significa descansar, não dirigir. Todos estão em risco de colisões por causa de fadiga. Significa não dirigir depois de uma noite de balada, ou de um dia cansativo de trabalho. Dirigir tem que se quando você está descansado. Não adianta se entupir de café e achar que você vai ficar concentrado na direção, sendo que seu corpo não vai conseguir aguentar por muito tempo.

Dicas para não dormir no volante

O primeiro passo é começar descansando muito bem. Uma noite de sono de sono bem dormida é o começo. Você não pode comer coisas pesadas no dia que for dirigir, pois isso dá muito sono. Opte por saladas, frutas, nada gorduroso, nada de fast food. Se o problema é muito recorrente, talvez seja uma boa opção ir a um médico e fazer alguns exames, para saber se você tem algum problema de saúde que possa estar causando esse problema.

Estratégias para reduzir o sono e evitar que ele aumente durante a direção

Durante uma viagem longa, principalmente motoristas de carro e caminhão, tendem a ficar horas dirigindo. O problema disso é que quando você está dirigindo um carro ou caminhão, com um assento mais ou menos confortável, você tende a se acomodar a certo momento. Em certo momento, é preciso parar para respirar, alongar, e fazer um pouco de exercícios para poder estimular a oxigenação do organismo, de forma a manter o corpo acordado.

Evite tirar cochilos durante a viagem, pois cochilos tem efeitos diversos: algumas pessoas ficam mais acordadas, outras pessoas ficam com mais sono.

Viagens com mais de 5 horas devem ser feitas com mais de um condutor, com os dois condutores revesando na direção.

Durante a viagem, não tome medicamentos que possam influenciar seu sono, como analgésicos e relaxantes musculares, ou medicamentos tarja preta, por exemplo.

Acima de tudo: tenha responsabilidade para reconhecer que você precisa parar seu veículo quando começar a sentir sono. Não lute contra ele, ou você vai perder a luta, e pode acabar com um sono que terminará com sua vida.

O que você faz quando está com sono no volante? Como você lida com o sono na direção?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário