10 dicas para dirigir na estrada

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Com mais carros vendidos a cada ano e um tráfego cada vez mais intenso, agora é mais difícil conduzir pacificamente nas estradas. A menos que você tenha a sorte de morar em um lugar com um transporte público de qualidade ou tem seu próprio carro pessoal e motorista, você provavelmente é um dos milhões de pessoas que dirigem para o trabalho, para a escola ou para para viagens nas estradas.

Com acidentes de carro sendo uma das principais causas de estresse, despesas, lesões e mortes, É sempre importante certificar-se de que você está dirigindo com a maior segurança possível nas estradas. E especialistas elencaram os elementos mais importantes de uma boa condução de veículos em estradas e rodovias.

Leia também

Como dirigir bem um automóvel na estrada: não tenha pressa

Estamos todos ocupados hoje em dia, o que muitas vezes pode levar a nos atrasarmos para nossos compromissos ou correr para chegar a tempo nos nossos destinas. Apressar sua condução pode parecer normal para você, mas é definitivamente mais perigoso e estressante do que dirigir quando você sabe que tem tempo suficiente para ir do ponto A ao ponto B.

Na verdade, se possível, é sempre melhor ter um pouco de tempo extra, apenas no caso de você encontrar tráfego pesado ou no caso de ocorrer algum impedimento na estrada. Afinal de contas, poupar um minuto de sua viagem não vale a pena para causar um acidente ou receber uma multa.

Vá sem pressa e com toda a tranquilidade do mundo, mesmo quando outros carros querem te acelerar. Respeite os limites de velocidade das estradas.

Dirigir na rodovia pela primeira vez: elimine as distrações

Desde que nós éramos pequenos, nós todos ouvimos sobre não beber e dirigir, que é uma regra básica na direção. Mas menos pessoas realizam o quão importante é a atenção às estradas. Estudos recentes mostram que o envio de mensagens de texto e condução ao mesmo tempo resultam em acidentes que ferem milhares de pessoas todos os anos. A melhor dica é apenas tentar concentrar-se na estrada quando estiver dirigindo. Deixe o seu smartphone em paz por um tempo, eliminando as distrações por completo, seja você um motorista iniciante nas estradas ou mais experiente.

Como dirigir bem nas estradas?

Dirigir nas estradas com segurança garantirá uma viagem tranquila e sossego para você e sua família. (Foto: The Odyssey Online)

Pegar a estrada: algo que exige saber usar a cabeça

Com GPS em nossos telefones, aplicativos para nos conduzir ao redor de engarrafamentos, muitas vezes não temos de planejar muito antes de entrarmos no carro. Normalmente, é claro, isso não é um grande problema. É bom não ter que carregar um mapa ou parar e pedir a estranhos aleatórios para direções quando você me perder.

Ainda assim, só porque você tem seu confiável dispositivo GPS dizendo-lhe para onde ir, não significa que você pode desligar seu cérebro. Não conduza em uma para áreas perigosas ou sem saída só porque seu GPS diz que você pode. Dirija com cuidado e responsabilidade para fugir dos locais de maiores perigos.

Verifique o clima antes de dirigir

Este é um pequeno passo que pode ajudar bastante Não só vai ajudá-lo a prever atrasos, mas também pode ajudá-lo a deixar o seu carro (e você mesmo) pronto. Assim como você pode querer botas de chuva ou óculos de sol para dirigir sob o sol rachando, você precisa de coisas diferentes para o seu carro em diferentes condições.

Um inverno chuvoso vai te pegar na estrada? Você vai querer pneus que estejam ainda com os sulcos em seu melhor estado. Verão no sul? Obtenha um protetor de pára-brisas para impedir que seu carro se transforme em um forno enquanto ele estiver no estacionamento. E se tem tempestade no caminho, sempre dirija devagar e fique alerta.

Dica essencial para dirigir na estrada: não se estresse

O estresse na estrada afeta quase todos, e pode acontecer com o mais calmo e mais paciente entre nós, muitas vezes sem uma boa razão. Se você se encontrar irritado no final de um engarrafamento ou quando um motorista te ultrapassar, respire fundo e tente colocar as coisas em perspectiva. Esta é uma situação de vida ou morte? Ou você só vai chegar um pouco mais atrasado no seu destino?

Além disso, pense no “idiota” que está dirigindo mal: talvez seja uma mãe correndo com um filho passando mal no carro, ou uma pessoa acelerando para chegar a uma entrevista de emprego a tempo. Você nunca sabe, e você provavelmente não pode fazer nada sobre sua situação de qualquer forma. Então encontre algo bom para ouvir e vá com calma.

Mantenha a manutenção do seu veículo em dia

Se você tem um carro, você precisa mantê-lo em forma ou você está arriscando uma série de problemas potencialmente perigosos e caros. Você precisa trocar seu óleo como recomendado pelo fabricante, e você precisa de uma revisão anual para garantir que o carro esteja em perfeitas condições de direção. E você vai querer manter seus pneus sempre usáveis, e resolver qualquer luz que apareça no seu painel. Não basta cruzar os dedos e esperar que o problema vá embora. Resolva o quanto antes para evitar que o problema se agrave!

Sinalize suas intenções na estrada

Isso se aplica sempre e onde quer que você esteja dirigindo. Você está na estrada preparando-se para pegar uma saída? Seja cortês com outros motoristas e sinalize suas intenções. Compartilhando seus planos com outros carros lhe permite planejar seu caminho com tranquilidade e sem risco de acidentes Claro, você também precisa estar observando por bicicletas e outras formas menores ou mais lentas de transporte na estrada. Permita a esses motoristas o espaço e o tempo que eles precisam, e sempre mantenha os olhos abertos para eles, especialmente em seus espelhos retrovisores. Você pode não ver uma bicicleta atrás de você, mas se eles estão indo retos e você está fazendo uma curva à direita, você poderia cortá-los sem querer, causando um acidente realmente perigoso.

Planeje com antecedência as regras de sua viagem

Seja o que for, não se esqueça de pesquisar as regras de condução do seu destino antes de ir. Isso significa pesquisar os limites de velocidade das estradas onde você vai dirigir, a localização de radares, os trevos e saídas que você precisará pegar e claro, relembrar um pouco das regras de trânsito para não ter problemas com a lei.

Não conduza com sono nas estradas

Se você estiver dirigindo por longos períodos de tempo, certifique-se de ter sono o bastante na noite anterior. Além disso, você deve fazer pausas pelo menos a cada poucas horas, mesmo que seja apenas para esticar as pernas e ir para o banheiro. Coma refeições saudáveis ​​em intervalos regulares para manter sua energia estável.

E, se possível, arranje alguém para compartilhar a condução com você. Ou, se eles não estão aptos para a condução, pelo menos veja se alguém pode estar ao seu lado para conversar com você e te manter acordado.

Prepare-se para emergências nas estradas

Embora, naturalmente, todos nós esperamos evitar acidentes ou avarias, você ainda precisa estar preparado em todos os momentos. Certifique-se de levar suas informações do seguro com você sempre que você dirige, bem como todos os números de telefone necessários para reboque ou o que você possa precisar em mãos. Também não se esqueça de manter os suprimentos de emergência, incluindo cabos de chupeta e um pneu sobressalente no carro em todos os momentos.

Tenha consciência de suas decisões na estrada e mantenha o foco. Isso vai te ajudar a manter um bom caminho na estrada e evitar problemas na direção.

Como você dirige na estrada? Quais dicas acha essenciais para uma direção segura nas estradas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário