Por que refinanciamento de veículos é furada?
As facilidades de crédito oferecidas no mercado hoje em dia tornam muito fácil a tarefa de deixar as pessoas atoladas em dívidas. No momento em que as dúvidas se acumulam costuma bater um desespero que tira grande parte da racionalidade e as pessoas acabam por cair em situações ainda piores para sair das dívidas anteriores.
Refinanciar o próprio veículo é ruim? Compensa fazer isto para quitar uma dívida ou conseguir dinheiro? Em geral quem considera refinanciar o próprio carro provavelmente já está com o nome sujo no mercado e não consegue outra modalidade de crédito. Portanto a situação é ainda pior: já tem dúvidas e vai contrair mais uma.
Leia também
- Qual o financiamento ideal para veículos com mais de 10 anos?
- Consórcio Honda: como funciona? Como participar?
As propagandas de refinanciamento de veículos escondem o fato de que são meramente um empréstimo em que o carro é dado como garantia. As agências de veículos apenas intermediam um produto que é comercializado por algum banco ou financeira. A oferta é realmente tentadora pois as taxas de juros podem ser tão “baixas” como 3,5% ao mês, o que é bom “se comparado” outras modalidade como cheque especial e cartão de crédito.
O problema é que o prazo costuma ser grande,como 48 meses e no máximo 50% do valor do veículo pode ser refinanciado. No fim dos 48 meses os juros compostos somam 421%, o que significa que o consumidor está pagando 5,21 vezes o valor financiado. Isto é loucura, proporcionada pelos juros compostos cobrados de você! E você ainda precisa de um avalista, o que pode ser difícil de conseguir tendo em vista a sua provável situação financeira ao recorrer a um refinanciamento!
No refinanciamento, o seu carro é a garantia e caso você fique com 2 parcelas atrasadas, ele será leiloado por menos da metade do valor de tabela após ser apreendido pelo departamento jurídico da financeira. O valor obtido no leilão entra como pagamento da dívida e você ainda fica devendo o resto.
Espero que você nunca faça este estrago em sua vida financeira. Seu carro é um bem que foi adquirido com muito suor e tem várias finalidade, mas se pretende quitar alguma dívida com ele é melhor vendê-lo do que refinanciá-lo!
O que você acha deste artigo? Conhece alguém que tenha refinanciado o veículo para pagar dívidas ou comprar um carro novo? No fim das contas, deu certo? Deixe um comentário e conte a história para outros leitores.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Como calcular a depreciação do veículo?
Devolver carro financiado: como fazer?
Feirões de carros de agências e concessionarias! Vale mesmo a pena?
Como comprar um carro zero mais barato?
13 comentários para: “Por que refinanciamento de veículos é furada?”
Ednei
Estou pensando em refinanciar meu cavalo mecanico para comprar uma carreta será que compensa
Equipe Carro de Garagem
Olá Ednei! Depende bastante. Você precisa do veículo para trabalho? Dá pra reparar ou ele está nos últimos suspiros? Financeiramente falando, você deve lembrar sempre: carro não é investimento e pode ser arriscado se endividar agora para trocar de carro ao invés de, simplesmente, terminar de pagar seu carro atual.
Edih
Olá, meu sogro tem um carro em nome do meu marido, e meu sogro está querendo REfinanciar o mesmo para trocar o ano de fabricação do ônibus em que ele trabalha, queria saber se há desvantagem para meu marido ( se é furada) ou até se ao REfinanciar, o crédito do meu marido para compra de outro carro poderá ser reduzido?
Desde já agradeço.
Equipe Carro de Garagem
Não há problema em refinanciar.
Natalia
Olá tenho um carro com as parcelas de 680 quero refinanciar para abaixar o valor das parcelas tem como isso? Fiz o carro em 48 vezes já paguei 22 isso teria como no meu caso?
Equipe Carro de Garagem
Tem sim Natália. Tente negociar com seu banco.
Bernardo
Eu comprei meu carro com juros de 3, 98℅ ao mês. Infelizmente era inexperiente.
Tava precisando de uma grana e não posso ficar sem carro. O meu banco refinanciou a 1, 3%.
Eu tinha ate pensando em vender e pegar um novo, mas na hora de vender me ofereceram metade do valor do carro na troca, com revendedor perdia 60% e os juros de um novo estão 1, 99%. E essas promoções de 0km sem juros, tem que dar mais da metade do valor do carro a vista.
Então… Depende muito do banco com o qual se negocia, e a sua relação com o banco também.
Denis
Estou precisando de dinheiro para pagar uma dividas que fiz no tempo em que fiquei desempregado… Será que vale a pena fazer o refinanciamento? Ou será que seria melhor vender o carro e pegar outro mais barato? Eu posso vender ele para minha esposa para ter um juros mais baixo?
Equipe Carro de Garagem
Depende, Denis. Talvez as dicas do artigohttp://www.mulherdigital.com/como-pagar-dividas/ possam te ajudar.
Pedro Cortez
Bom dia amigos! Eu tenho um carro financiado pela BV… Parcelei em 36x e só faltam 9 parcelas! Quero comprar uma determinada moto já pesquisada… Vale a pena eu refinanciar o meu carro para compra-la?
Equipe Carro de Garagem
Pedro, financeiramente não vale a pena.
José
Olá! Estou com uma dúvida: vale a pena eu refinanciar o veículo para pagar uma dívida com juros bem mais altos: 8%, tendo em vista que a taxa do refinanciamento é em média 3%?
Equipe Carro de Garagem
José, acreditamos que refinanciar com juros mais baixos é melhor. Mas, fique de olho se não existem outras taxas “agregadas”a este refinanciamento.