Oficina especializada vale a pena?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Onde você poderia consertar seu carro? Em um centro de serviço especializado ou em um mecânico local? Muitos proprietários de carros enfrentam esse dilema. É preciso considerar vários fatores antes de decidir a qualidade e o custo do serviço, a autenticidade das peças de reposição, o relacionamento pessoal com o mecânico, etc. Tanto o centro de serviço especializado quanto a oficina independente têm seus prós e contras.

Garantia na oficina especializada

Se o seu carro estiver na garantia, você deverá ir a um centro de serviço autorizado sem pensar duas vezes. Isto significa ir a uma oficina especializada, e não ao mecânico local. Já em uma oficina não especializada, fora da garantia, os custos podem ser muito mais atraentes, e os benefícios podem ser iguais ou até maiores.

Leia também

Oficinas independentes ou locais podem ser boas alternativas para reparar ou consertar seu carro. Todos os centros de serviços especializados podem não ser necessariamente os mesmos. É claro que há padronização em certas áreas, mas a qualidade do serviço pode variar. Além disso, as pessoas têm a noção de que a manutenção do carro em uma oficina independente anulará sua garantia. Isso é um mito. Você pode obter serviços básicos como troca de óleo e filtro em uma oficina independente enquanto seu carro novo está em garantia. Assim, você pode escolher de onde deseja que seu carro seja reparado.

Equipamento da oficina

Os veículos de nova geração são avançados e vêm equipados com sistemas eletrônicos como ECU, sistemas de combustível, sistemas de ignição e entretenimento no carro. Portanto, se você for a um centro de serviço especializado, poderá ter a certeza de que terá as ferramentas certas para os serviços necessários aos veículos da marca ou para os componentes nos quais são especializados. O mecânico local pode ou não ter o entendimento adequado destes sistemas avançados, o que pode tornar necessário visitar mais de um para ter seu problema resolvido.

Revenda e oficinas de veículos

Há certas vantagens em levar seu carro em um centro automotivo especializado. Visitar um centro especializado cria um histórico de serviço explícito do seu carro, que é útil durante a revenda, especificamente no caso de carros premium. Por exemplo, se você tiver conserte seu carro em um centro especializado até 80.000 km e depois mude para uma oficina local, o possível comprador não poderá verificar o registro de serviço. Para veículos premium, é altamente recomendável visitar um centro de serviço especializado.

Escolhendo sua oficina

Escolher a melhor oficina para sue veículo vai além de questões de especialização em uma marca específica ou outra. (Foto: OLX)

Cuidados ao escolher seu mecânico

Se você estiver indo para a oficina local ou especializada, precisará ter muito cuidado ao escolher o mecânico. Embora seja ideal supervisionar pessoalmente o mecânico enquanto ele presta serviços de manutenção ao seu carro, todo mundo não tem muito tempo. Então, se você estiver indo para a oficina, deve confiar no trabalho da equipe como um todo. No entanto, você deve se lembrar que mesmo as melhores oficinas podem não oferecer um trabalho de qualidade.

Mesmo que seja uma atualização cosmética, como amassados e pintura, você acaba comprometendo a qualidade se visitar um mecânico “normal”. Por exemplo, se o seu carro tiver tinta metálica e você receber uma peça repintada em uma oficina local, a cor não corresponderá ao restante do carro. No entanto, se houver uma oficina de renome na sua área que lide com áreas específicas, como repintura, considere-a.

Custos de serviços de oficina

É um equívoco geral que os centros de serviços especializados sejam muito caros. Geralmente, você precisa visitar um centro de serviço especializado uma vez por ano, a menos que algo importante ocorra. Os centros especializados podem ser um pouco caros, mas podem oferecer um trabalho de qualidade, personalizado, e com uma garantia melhor que a do mecânico do seu bairro, por exemplo.

Para serviços de rotina que não precisam de nenhum trabalho complexo, visitar uma oficina independente ajudará você a economizar muito dinheiro. No entanto, você deve garantir que as peças de reposição, o óleo e os filtros sejam de boa qualidade. Custo de mão-de-obra mais barato é uma das suas maiores vantagens. O custo de peças e óleo permanecerá o mesmo se peças de reposição boas forem usadas, mas as taxas de mão-de-obra serão muito mais baratas do que nos centros de serviços autorizados.

Trabalhos completos em qualquer oficina

Existem muitas opções no mercado de reposição para a manutenção do seu carro. No mercado de reposição, existem oficinas especializadas em diferentes níveis. Existem oficinas independentes especializadas apenas em carros premium como BMW e Audi. Depois, existem centros de atendimento multimarcas e os especializados em apenas uma marca. Portanto, se você precisar fazer o trabalho básico, como óleo e filtro trocar, lavar ou polir, você pode considerar uma oficina independente. No entanto, se houver um grande reparo acidental ou qualquer outro trabalho substancial, você deverá visitar o centro de serviço autorizado por dois motivos: painéis da carroceria e peças de reposição genuínas.

Antes de tomar uma decisão, considere cuidadosamente todos os aspectos mencionados acima. Você deve solicitar uma estimativa e especificar antes de fazer a manutenção ou a reparação do seu carro. Isso ajudará você a identificar o custo de serviços individuais e a decidir se deseja incluir serviços discricionários.

E caro, se tiver dúvidas, nos procure nos comentários abaixo e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário