Motos esportivas, como escolher?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Entre todas as motos, as esportivas são as que mais gostam. Isso é óbvio porque essas motos oferecem velocidade, visual clássico, e quem não quer isso. Pessoas que andam de scooter querem fazer um upgrade para uma motocicleta. E quem tem uma motocicleta quer andar de motos esportiva. Se você é um deles que está planejando comprar uma motoesportiva. Há certas coisas que você deve ter em mente, caso contrário, a tentação pode levar a decisões precipitadas. A seguir estão algumas das coisas que você deve saber antes de comprar uma motocicleta esportiva. Mas antes disso, certifique-se de comprar um seguro de motos para não ter problemas.

Leia também

Dicas para andar com motos esportivas

Antes de comprar uma moto esportiva, você deve comprar um equipamento adequado para andar de moto, como um capacete certificado, jaqueta, luvas e botas.

Em primeiro lugar, você deve saber que o combustível para uma moto esportiva não é barato. O consumo de combustível depende muito da capacidade cúbica, de vários cilindros e do seu estilo de pilotagem.

O Brasil ainda é um mercado em crescimento. Por mais que as pessoas amem motos esportivas, ainda existe um número de pessoas em nosso país que amam motos convencionais. Portanto, encontrar peças sobressalentes para sua bicicleta será muito difícil e caro. Portanto, antes de comprar uma bicicleta esportiva, certifique-se de que o centro de serviço da sua bicicleta está ao seu alcance.

Se você acha que pode andar de moto de alta potência, a que o profissional usa na primeira tentativa, você tem um grande equívoco. Para evitar acidentes, você deve escolher uma moto que seja boa para iniciantes, para que você possa aprender e um dia comprar uma bicicleta de alta potência.

É importante levar sua moto para um passeio regularmente, pois uma corrida frequente garante que sua bike funcione corretamente e garante uma longa vida útil.

Andar de moto esportiva é como subir uma escada, você tem que subir todos os degraus para chegar ao topo. Você não pode pular nenhuma etapa para ser o melhor. Portanto, pratique diariamente e com certeza aprenderá a ser um bom piloto.

Há uma grande diferença em andar de moto e pilotar. Carros e bicicletas são máquinas diferentes e dirigir um carro esporte é diferente de andar de bicicleta esportiva. Portanto, se você adquiriu proficiência em veículos de quatro rodas de alta potência, isso não significa que você pode controlar com sucesso uma bicicleta esportiva também.

Se você comprar um seguro de moto online de uma seguradora de confiança, garanta que ela oferece suporte financeiro em caso de acidentes ou danos causados ​​por tumultos, roubo, incêndio, calamidades naturais e muito mais. A cobertura financeira irá garantir que você não precise se preocupar com suas finanças na hora de necessidade.

Leve as coisas mencionadas acima em consideração ao usar uma moto esportiva. E depois de refletir e se planejar, é hora então de pensar em escolher sua motocicleta.

Escolhendo a moto esportiva

Uma moto esportiva vai garantir uma boa diversão e adrenalina para seus passeios. (Imagem: RIDE Adventures)

O que são motos sport?

As motocicletas esportivas são a categoria de motocicleta mais voltada para o desempenho. Eles apresentam uma estrutura leve, um motor potente e posições de assento e guidão que incentivam uma postura de pilotagem agressiva. Embora as bicicletas esportivas estejam disponíveis em configurações de potência relativamente baixa que podem torná-las acessíveis para iniciantes, a maioria das marcas concentra seu marketing na rápida aceleração e altas velocidades que essas motos podem alcançar.

O manuseio ágil e a frenagem rápida das motocicletas esportivas podem fazer do modelo certo uma boa primeira moto para o aprendizado, mas é muito importante que o motociclista respeite seus limites e não ceda ao potencial da moto para velocidade.

Existem algumas subcategorias de motocicletas esportivas, como as motos “sport touring”, que combinam os atributos de uma moto esportiva e de uma moto de turismo, tornando-as mais confortáveis ​​para viagens longas. Alguns fabricantes oferecem motos comercializadas como “superesportivas”, “hiperesportivas” ou termos semelhantes, designando modelos especialmente adequados para condições de pilotagem de alto desempenho, como corrida.

Esse tipo de motocicleta é mais comum entre os fabricantes japoneses, e muitas dessas marcas também fabricam outros equipamentos para esportes motorizados, como quatro rodas, veículos para neve e motos de água. Embora as motocicletas esportivas possam ser encontradas entre as marcas europeias e americanas, elas são realmente uma especialidade das marcas japonesas e representam muitos dos pontos de entrada dessas marcas no mercado de motocicletas do Brasil.

Marcas de motocicletas esportivas bonitas

Conforme mencionado acima, as motocicletas esportivas são mais comumente associadas aos fabricantes japoneses de motocicletas, embora haja exceções a essa regra. As marcas de bicicletas esportivas mais conhecidas são Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, todas conhecidas por fazer outros produtos de consumo, como carros, equipamentos de esportes motorizados, eletrônicos de consumo e instrumentos musicais. Embora todas essas marcas ofereçam uma ampla variedade de tipos de motocicletas, incluindo motocicletas esportivas potentes e prontas para competir, os iniciantes também encontrarão uma escolha de bicicletas esportivas acessíveis que são adequadas para o aprendizado.

Outros fabricantes de motocicletas esportivas incluem BMW, KTM e Ducati, todos da Europa. Entre as marcas de motocicletas americanas, como Harley-Davidson e Indian, é menos comum encontrar bicicletas esportivas, já que essas marcas tendem a se concentrar mais em cruisers e tourers, embora geralmente haja alguns modelos disponíveis com alguns recursos e características de motocicletas esportivas , mesmo que não possam ser estritamente consideradas motos esportivas.

Como escolher uma moto esportiva potente?

As motocicletas esportivas enfatizam a aceleração e as altas velocidades, portanto, geralmente é melhor deixá-las para pilotos experientes que se sentem confortáveis ​​para controlar essas velocidades e que andam em ambientes apropriados, embora haja exceções. Eles também são uma boa escolha para os pilotos que planejam correr ou andar em uma pista para treinamento ou competição.

Como as motos esportivas valorizam o desempenho impressionante, elas são projetadas para empurrar os motociclistas para uma posição de pilotagem agressiva, com os pés elevados nas cavilhas e a parte superior do corpo inclinada para frente em direção ao guidão. Isso significa que eles não são confortáveis ​​para aqueles que preferem um ritmo de passeio e postura mais relaxados e não são adequados para viagens longas ou viagens.

Prós e contras da motocicleta esportiva:

Como qualquer tipo de motocicleta, uma bicicleta esportiva tem seus prós e contras. Os contras, ou desvantagens, não indicam necessariamente falhas com o segmento ou com qualquer marca ou modelo particular de bicicleta no segmento; em vez disso, são apenas fatores que significam que nem toda moto ou tipo de moto é uma boa combinação para todos os pilotos.

É por isso que existem tantos tipos diferentes de bicicletas para escolher. Mesmo que possa ser confuso e talvez opressor, esses prós e contras devem ser cuidadosamente considerados pelos compradores em potencial, especialmente aqueles que são novos neste segmento, para garantir a melhor chance de encontrar uma boa combinação em termos de estilo e experiência de pilotagem.

Por que comprar uma moto esportiva?

Primeiro, vamos dar uma olhada nos prós ou fatores a favor da compra de uma motocicleta esportiva. Os prós incluem velocidade, aceleração, agilidade e manuseio, desempenho geral e estilo agressivo. Se você está procurando uma motocicleta rápida e ágil, uma motocicleta esportiva é uma das melhores opções.

Essas motos têm um design aerodinâmico e uma posição de assento que empurra os motociclistas para uma postura agressiva e aerodinâmica. As motocicletas esportivas também têm um estilo atraente que se destaca da multidão, embora isso possa ser considerado um prós e um contra, dependendo do que você deseja da sua motocicleta.

A seguir, vamos ver os contras ou desvantagens que são comuns no segmento de motocicletas esportivas. Eles são o outro lado dos profissionais mencionados acima, em que as motocicletas esportivas geralmente não fornecem muito em termos de conforto ou proteção para o motociclista, forçam uma postura de assento agressiva que pode se tornar desconfortável quando não estiver andando em condições ou velocidade ideais, e não são adequados para viagens.

Além disso, o estilo esportivo pode ser polarizador. Como mencionado acima, nem todo mundo quer uma motocicleta que chame muita atenção e tenha um estereótipo de ser favorecida por pilotos velozes e agressivos, já que muitas vezes também carrega uma conotação de irresponsabilidade, como dirigir um carro esporte.

Preço de moto esportiva e custos de manutenção

Em geral, uma nova motocicleta esportiva pode ser comprada por um valor mais baixo nos modelos de entrada, de até de 20 salários mínimos, às vezes, menos. Quanto aos preços de ponta, há muito mais variação.

A maioria das marcas tem uma boa variedade de opções com preços até o nível intermediário. Quando você atinge um nível mais avançado, você está olhando para algumas motos extremamente rápidas, muitas das quais têm recursos adicionais, como sistemas de áudio, recursos eletrônicos de pilotagem ou de segurança, ou integração com smartphone.

Existem motos com preços na faixa de 40 salários mínimos ou mais, mas tendem a ser projetadas especificamente para passeios em pista ou competição. Algumas das motos esportivas mais caras do mercado nem mesmo são legais para uso na rua.

As faixas de preço são as seguintes:

Os custos de manutenção anuais para a moto são de 5% a 10% do valor da moto. Portanto, se for comprar motos mais caras, se prepare para gastar mais dinheiro na manutenção.

Principais especificações de motocicletas esportivas

Os tamanhos dos motores para o segmento de motocicletas esportivas normalmente variam de cerca de 300 a 400 cc na extremidade inferior a cerca de 1.000 cc na extremidade superior, embora haja valores discrepantes, como modelos de esportivas de 125 cc. Os tanques de combustível costumam estar na faixa de 10 litros a 20 litros, com motos maiores e mais potentes com tanques maiores.

Muitas motos neste segmento vêm de fábrica com freios ABS ou oferecem-no como um upgrade, e as bicicletas esportivas mais caras tendem a incluir recursos como controle de tração, controle de lançamento, modo esportivo, grupos de instrumentos digitais e sistemas de dados de desempenho a bordo (especialmente aqueles projetados principalmente para corridas). Recursos de conforto e conveniência, como manoplas aquecidas ou sistemas de bagagem embutidos, são incomuns.

Motocicletas esportivas ou cruisers?

As motocicletas Cruiser são projetadas para uma pilotagem confortável e relaxada, em um estilo exemplificado por fabricantes americanos como Harley-Davidson e Indian Motorcycle. Dito isso, as principais marcas japonesas vêm imitando o estilo há décadas, então há muitas opções no mercado para esse segmento.

As cruisers têm uma posição de pilotagem ereta e apresentam motores potentes com muito torque de baixo custo, e geralmente são oferecidos com comodidades de conveniência, como dispositivos de áudio e comunicação ou alforjes combinando. Quanto ao preço, uma cruiser pode ser facilmente encontrado por até 20 salários mínimos, e modelos mais básicos por preços tão baixos quanto 10 salários. A Indian e a Harley-Davidson, em particular, oferecem vários modelos para compradores abastados, com preços que vão facilmente acima dos 40 salários mínimos.

Motocicletas esportivas ou touring?

As motocicletas de turismo são ideais para passeios de longa distância e, nesse sentido, não são as melhores moto para iniciantes simplesmente porque é preciso experiência para ser segura e confortável em uma viagem longa. Os turistas tendem a ser grandes e pesados ​​para aumentar o conforto e a estabilidade e, embora tenham grandes motores para compensar esse peso, não foram projetados para acelerar tão rapidamente ou sustentar velocidades muito altas como uma motocicleta esportiva.

As motos de turismo também tendem a oferecer recursos como bagagem embutida, sistemas de navegação e integração com smartphone, tudo para fornecer conveniência na estrada. Marcas populares incluem BMW, Indian e Harley-Davidson, embora as grandes marcas japonesas também tenham se destacado nesse segmento. As motocicletas de turismo estão entre os segmentos mais caros, com a maioria dos modelos começando em 30 salários mínimos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário