Motor de partida remanufaturado, é seguro?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

MEm teoria, não deve haver diferenças objetivas entre um motor de partida remanufaturado e um novo. A remanufatura é um processo bastante sofisticado, projetado para restaurar um componente com defeito ou com defeito, como um acionador de partida antigo, nas mesmas condições que existiam quando ele saiu da linha de montagem da fábrica. Obviamente, isso não significa que todos os motores de partida remanufaturados sejam iguais em qualidade a uma nova unidade e também existem fatores subjetivos, como conveniência e custo a considerar.

A questão da qualidade do motor de partida remanufaturado

Quando você compra um novo OEM, sabe exatamente o que está recebendo. Na maioria dos casos, os novos iniciantes são construídos com as mesmas especificações que as unidades que foram projetadas para substituir. Em outras situações, um novo motor de partida pode apresentar alterações no projeto que o tornam mais confiável que a unidade original. Infelizmente, nem sempre se pode dizer o mesmo de motor de partida remanufaturados.

Leia também

A qualidade de um motor de partida remanufaturado é altamente dependente das práticas do reconstrutor. A ideia básica por trás da remanufatura de um motor de partida é reduzir a unidade quebrada e restaurá-la às especificações originais de fábrica. Quando isso é feito corretamente, o resultado é uma partida indistinguível de uma nova unidade. Se a única coisa que você procura é a qualidade, um motor de partida adequadamente remanufaturado é tão bom quanto uma unidade nova.

Motor de partida de veículo

Um motor de partida remanufaturado pode ser bom se a qualidade da remanufatura foi bem feita. (Foto: Autoelectro)

Medindo conveniência e preço do motor de partida

Embora um motor de partida adequadamente remanufaturado possa ser tão bom quanto um novo do ponto de vista da qualidade, as unidades remanufaturadas têm, de fato, uma grande desvantagem. Quando você compra uma unidade remanufaturada, normalmente é necessário fornecer ao remanufaturador o motor de partida antigo.

O motor de partida antigo e quebrado é chamado de núcleo, e você normalmente terá que pagar uma taxa adicional se não fornecer ao fabricante. Como devolver um núcleo de acionador de partida é um pouco menos conveniente do que simplesmente descartar a unidade antiga, essa é uma das maneiras pelas quais os novos motores de partida são melhores que os remanufaturados.

Normalmente, os componentes remanufaturados são mais baratos que os novos, portanto, o custo é outra área em que as partidas novas e remanufaturadas diferem. Como existem casos em que uma unidade remanufaturada de alta qualidade pode ser significativamente mais barata que uma nova, é uma das maneiras pelas quais os novos motores de aprtida não são realmente melhores que os remanufaturados.

O diferencial de preço pode variar de um aplicativo para outro, mas vale a pena considerar. Obviamente, essa vantagem pode ser eliminada muito rapidamente se você tiver que pagar uma taxa básica, o que pode acontecer se o acionador de partida antigo estiver ausente ou a carcaça estiver rachada.

Como escolher o motor de partida?

Como existem muitos fatores que podem determinar se um novo motor de partida é melhor que uma unidade remanufaturada comparável, é importante fazer cada comparação caso a caso. Dependendo de você estar mais preocupado com a conveniência ou o custo e a qualidade da unidade remanufaturada, um novo motor de partida pode ou não ser subjetivamente melhor que um remanufaturado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário