O que é start stop?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Estes dias passei um tempo usando um carro com o sistema Start / Stop. Foi um pouco diferente do que estou acostumado, mas achei interessante o sistema e estudei um pouco para compartilhar com vocês a importância desse sistema. Também descobri algumas vantagens interessantes deste sistema para os veículos.

Como funciona o sistema Start / Stop?

Se você não estiver familiarizado com este sistema, vamos explicar de forma simplificada. Quando você parar, como em um sinal vermelho, o motor desliga, mas outros componentes essenciais continuam funcionando, como o sistema de ar condicionado, direção hidráulica, freios, sistema de som , etc. Quando você tira o pé do freio para pressionar o pedal do acelerador, o motor é reiniciado e você segue seu caminho normal. Em um veículo com transmissão manual, o sistema opera a partir do pedal da embreagem em vez do freio.

Leia também

Melhor economia de combustível?

As montadoras e a comunidade de engenharia dizem que a tecnologia Start / Stop melhora a economia de combustível em 5 a 10%, embora eu não esteja confiante em suas descobertas. Teria que haver alguma economia de gasolina enquanto o veículo não estivesse ocioso e haveria menos emissões saindo do tubo de escape.

Para tranquilizar a mecânica do sistema de partida / parada, os veículos que possuem o sistema têm acionadores de partida pesados ​​e baterias maiores, o que é essencial, pois todos os acessórios estão funcionando estritamente com a bateria quando o motor pára. .

História dos Sistemas Start-Stop

Embora os sistemas de partida / parada sejam bastante novos para os carros mais recentes, foi a Volkswagen que estreou na Europa em 1983. Há alguns anos, a Mazda anunciou um sistema semelhante que não acionava nem desacionava o motor de partida, mas nunca chegou realmente. frutificar e provou não ser confiável. No Brasil, veículos de marcas como a Renault vem implementando o sistema em seus veículos.

Significado de start stop

O start stop é um mecanismo moderno de veículos que contribui na economia de combustível. (Foto: PakWheels)

Condução no mundo real

Então, quais são as características motrizes do mundo real dessa tecnologia? Eu posso lhe dizer que, para mim, ela é um pouco complicada, especialmente no tráfego pesado. A maioria dos veículos tenderá a possuir o sistema de partida / parada. Algumas montadoras, como a Ford, se comprometeram a colocá-lo em todos os veículos que produzem.

Uma observação é que, quanto menor o motor, mais suave é a sensação do motor ligando e desligando. Com motores maiores, você tende a sentir mais o sistema. Há carros onde o ruído do motor é ligado e desligado muito alto e você realmente sente uma vibração toda vez que o motor dá partida novamente.

Outra desvantagem em alguns veículos é quando a temperatura externa é alta, o sistema de ar condicionado não funciona tão bem quando o motor para. Um longo semáforo pode tornar a temperatura interior desconfortável. Em alguns veículos, quando a temperatura externa é quente, não há diferença na saída do ar condicionado; portanto, se você estiver em uma área de clima quente, é algo que você deveria prestar atenção ao realizar testes.

Como desativar o Stop Start?

Aqui estão as boas notícias: quase todos os veículos que possuem partida / parada também têm um interruptor para desligar o sistema, mas muitos veículos recentemente não tinham como desativá-lo. Se você é como eu e não gosta dessa tecnologia, na maioria dos casos, pode desativá-la. A má notícia é que, em quase todos os casos, é necessário desativar o sistema toda vez que você liga o veículo.

Eles são sistemas que ajudam a economizar um pouco, mas podem ser um problema na condução do veículo, em questão de conforto.

Fique atento ao fazer compras e testar o seu próximo veículo. Se o carro que você está pensando tem o sistema e você não gosta, verifique se ele pode ser desligado. Além disso, ao testar um veículo, pergunte sobre o sistema, pois, dependendo do clima, ele pode não entrar em ação no test drive.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário