Moto de leilão vale a pena?
Se você já sonhou em comprar sua moto dos sonhos em um leilão de motocicletas, confira nossas dicas para garantir que você não seja pego gastando muito ou fazendo uma compra que vai te dar muitas dores de cabeça. Os leilões podem ser uma experiência divertida e você pode conseguir uma pechincha de verdade. No entanto, existem muitas armadilhas também.
O que eu preciso saber de motos em leilão?
Primeiro, existem muitos tipos diferentes de leilão, como leilões da polícia militar ou polícia federal, leilões de patrimônio, governo, colecionadores e da Receita Federal. Descubra que tipo de leilão é esse e que lhe dará uma ideia do padrão da motocicleta. Por exemplo, um leilão da polícia poderá apresentar algumas motos danificadas, algumas das quais podem ser restauradas e registráveis novamente, enquanto outros podem ser baixados permanentemente e usados apenas para peças de reposição.
Leia também
Cuidado com a condição das motos de leilão
As motocicletas são quase sempre oferecidas no estado em que são apresentadas. Algumas casas de leilão não têm tempo para lavar alguns dos itens, muito menos para checar seus mecânicos. Alguns permitem que você dê partida no veículo, mas a maioria não permite que você faça um teste. Então você está comprando um veículo apenas com inspeção visual, que pode acontecer antes do leilão, inclusive.
O melhor conselho para iniciantes é ir a um ou dois leilões sem planos de compra, apenas para assistir e aprender. Mesmo para quem já comprou em leilão antes, sempre há coisas que você pode aprender.
Pesquise o mercado de motos de leilão
Verifique se você conhece o mercado. Isso significa verificar os anúncios classificados para obter uma indicação do preço pelo qual sua moto desejada está vendendo. Depois de saber em que moto está interessado, veja o melhor exemplo possível, mesmo que não possa pagar, e julgue todos os outros exemplos que você vê em relação a este modelo.
Verifique o catálogo do leilão
Obtenha uma cópia do catálogo do leilão com antecedência, pesquise os lotes oferecidos e compreenda as condições de negócios e o modo de operação da casa de leilões. Alguns exigem um depósito substancial no local e outros podem exigir o valor total. Você geralmente também precisa se registrar antes do leilão.
Veja e pergunte antes do leilão
Sempre vá e veja a bicicleta antes da venda. Se você puder, apareça vários dias antes do leilão no local, onde poderá vê-la e ouvi-la. Em raras ocasiões, você poderá levá-lo para uma curta viagem de teste.
Não tenha medo de fazer perguntas. Converse com os especialistas da casa de leilões antes da venda e nas visualizações de pré-venda. Entre em contato com eles por telefone ou e-mail se você não puder comparecer pessoalmente à venda.
Faça uma verificação minuciosa da moto
Inspecione o lote cuidadosamente antes do leilão, incluindo qualquer documentação e arquivo de histórico. Todos os veículos são oferecidos como uma venda no estado em que se encontram. É aconselhável levar um mecânico profissional com você para inspecionar completamente o veículo, e é aconselhável tê-lo verificado antes de andar na estrada. Certifique-se de exibir os avisos da sala de salões para verificar se não há atualizações ou alterações nas informações publicadas no catálogo de leilões. A casa de leilões oferecerá sua opinião sobre a integridade do veículo, mas isso é apenas uma opinião. Você deve se certificar da integridade, condição e integridade de qualquer lote antes da licitação.
Tenha um orçamento definido para o leilão
Defina um limite de quanto você pode gastar. Os leiloeiros desejam alcançar o preço mais alto possível para seus clientes, e pode ser muito fácil para os licitantes se empolgarem. Lembre-se de levar em consideração que haverá um prêmio para o comprador além do preço da moto, e isso também pode estar sujeito a impostos governamentais.
Prepare o bolso para a moto
Organize com antecedência os fundos necessários para comprar a moto. Providencie o seguro necessário e como você transportaria / recolheria a moto como o licitante vencedor. Esteja ciente de que as casas de leilão cobram taxas pela coleta e armazenamento de lotes que não são retirados pelos novos proprietários imediatamente após a venda.
Registre-se e conheça o lugar do leilão
Para dar lances no leilão, você precisará se registrar. Lembre-se de levar um documento com foto e comprovante de endereço para o leilão, se você for fazer um lance pessoalmente. Se você não puder participar da venda, precisará organizar uma oferta ausente, ou telefonar.
Os leilões são lugares frenéticos e os leiloeiros trabalham rápido. Concentre sua atenção no que está acontecendo e não acene para os amigos enquanto a venda estiver em andamento, pois você poderá perder sua chance.
Você não pode mudar de ideia depois de comprar muito. Não há período de “reflexão”. Quando o leiloeiro bate o martelo, é feito um contrato. Então se prepare bem e seja feliz com sua compra.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto custom: como escolher a sua?
Como escolher uma moto mais econômica?
Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!