O que faz o seguro do carro ser barato ou caro?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Se você pensa em ter um veículo, é importante pensar quando vai custar o seguro do seu carro. Para entender os custos do seguro de veículo, porém, é primeiramente necessário saber quais são os fatores considerados para construir um preço de um seguro e, quem sabe, conseguir fazer o seguro do seu carro, novo ou usado, mais barato?

Carros com seguro mais barato: localização segura!

Os dados sobre quantos carros foram roubados, danificados ou criminalmente envolvidos em acidentes em sua área será analisados pela sua seguradora. Se as estatísticas mostram seus veículos mantidos na sua região são particularmente vulneráveis ​​a este tipo de incidentes, é provável que seu seguro vai estar mais caro

Leia também

Medidas de segurança, tais como manter o seu carro em uma garagem ou estacionamento ao invés de estacionar na rua, e colocar um alarme, deve ajudar a minimizar o risco para o seu veículo. Deixe a seguradora ciente de todas as mudanças e medidas de segurança para seu veículo.

Ah, e não tente colocar um endereço diferente para seu veículo: isso pode ser considerado fraude, e pode fazer você perder seu direito a indenizações e até ter de responder criminalmente por isso.

Idade influencia no preço do seguro?

Sim. Pessoas com menos de 25 ou mais de 65 anos são motoristas de maior risco e, portanto, pagam seguros mais caros. Se você tem menos de 25 e busca reduzir os custos de seguro de carro, fazer cursos de direção defensiva e levar para a seguradora os certificados deve ajudar. Motoristas mais velhos podem encontrar melhores ofertas de seguro de carro em seguradoras especializadas no atendimento à terceira idade.

Fatores que influenciam preço de seguro

O seguro mais barato vai depender de uma série de critérios, entre eles a idade do motorista, o endereço do segurado, ocupação do motorista, entre muitos outros fatores. (Foto: www.bestaffordablecarinsurances.com)

Modelo de carro e preço do seguro

O preço de sua apólice de seguro de carro será afetada pelas seguintes características do veículo:

Valor: quanto mais caro o carro, maior o preço do seguro.

Potência: quanto mais rápido e potente, mais caro, por conta do risco elevado de se envolver em um acidente.

Modificações: modificações que aumentem a potência, ou alterem características originais do veículo, aumentam os custos do seguro carro.

Carros mais “roubáveis”: alguns carros tem o seguro mais caro porque são mais visados para roubo. Geralmente, são carros de luxo ou carros populares de modelos mais antigos, que tem peças caras no mercado.

Seu gênero influencia no preço seguro do carro

Mulheres tem seguro mais barato, e homens tem seguro mais caro. Isso porque mulheres se envolvem menos em acidentes, estatisticamente falando. Para reduzir os custos do seguro aqui, se você for homem, é só manter uma carteira de motorista livre de infrações de trânsito, e fazer cursos de direção defensiva.

Sua ocupação pode aumentar ou reduzir o custo do seguro do carro

Se você tem um trabalho que exige muitas viagens, o seguro pode ser mais caro. Já um trabalho que você faz de casa, do tipo home office, pode deixar seu seguro mais barato. A ideia aqui é que quanto menos você usa o carro ou possa usar o carro para ir trabalhar, menores são as chances de você se envolver em um acidente.

Custo do seguro do carro e como você usa seu carro

Uso para trabalho tem seguro mais caro, enquanto o uso do carro para passeio e/ou lazer tem seguro mais barato. A quilometragem anual do veículo também conta nesse cálculo: quanto maior a quilometragem anual, mais caro é seu seguro.

Bônus do seguro e ausência de sinistros nos últimos anos barateiam o seguro

Quanto menos você precisar do seu seguro, mais barato ele vai ficar no médio e longo prazo. Isso porque as seguradoras dão um “bônus” na forma de descontos para quem não aciona o seguro, bônus que é computado anualmente.

https://youtu.be/E2B4P5vSbZE

A franquia do seguro influencia no preço do seguro

Quanto mais você paga de franquia, ou seja, o valor que você tem que pagar quando aciona o seguro para reparos no veículo, mais caro fica o prêmio do seguro, que é a “mensalidade”. O ideal aqui é achar um equilíbrio entre prêmio e franquia, pois os custos altos de qualquer um dos dois podem prejudicar sua segurança financeira.

Os tipos de cobertura do seu seguro

Incêndio, enchente, danos a terceiros, assistência 24 horas, carro reserva do seguro. Todos esses, e mais, influenciam diretamente nos custos de um seguro. É importante tomar cuidado aqui, e encontrar as coberturas que você realmente precisa, para não ter um seguro caro demais.

Você sabe de mais critérios que encarecem ou barateiam seguros? Quais? Deixe nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário