11 curiosidades sobre um carro de Fórmula 1

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

A Fórmula 1 é conhecida como o auge do automobilismo. Para este artigo, decidimos reunir informações e fatos surpreendentes sobre veículos que tanto inspiram as inovações no mercado de automóveis. Vamos então às curiosidades sobre os carros de Fórmula 1.

Um carro de Fórmula 1 vai de 0 a 160 km e puma para completa em 4 segundos

Sabemos que os carros da Fórmula 1 estão entre os carros mais rápidos do mundo e pretendem acelerar o mais rápido possível. Mas os veículos da Fórmula 1, que são inovadores em desaceleração, também podem atingir de 0 a 160 e de 160 a 0 em 4 segundos. Às vezes, desacelerar é mais importante que a aceleração, dadas as curvas desafiadoras de muitos circuitos da Fórmula 1.

Leia também

A rapidez com que um carro de Fórmula 1 acelera talvez seja algo que você não acreditaria, a menos que o visse.

Quanto vale um carro de Fórmula 1?

Como você sabe, os veículos F1 não são vendidos ou comprados, eles são produzidos apenas com as mais recentes tecnologias. Quando esse é o caso, não sabemos exatamente quanto os veículos custam.

Mas estima-se que um carro F1 básico custe pelo menos US$7 milhões. Este valor estimado não inclui vários equipamentos e peças. E vale lembrar que o custo dos carros F1 varia de acordo com as regras de design que mudam todos os anos.

Discos de freio de Fórmula 1 aquecem até 1000 graus Celsius

As tecnologias de disco de freio, que eram consideradas impossíveis há alguns anos, agora são amplamente utilizadas em carros F1. Os discos de freio podem atingir 1.000 graus Celsius depois que os carros F1 fazem algumas voltas na pista. É declarado equivalente ao calor da lava derretida saindo de vulcões.

Motores de Fórmula 1 não dão partida à frio

Embora forçar um motor frio seja prejudicial para muitos veículos a motor, os carros F1 não podem ser iniciados quando o motor está frio. É por isso que os técnicos da F1 aquecem os veículos com aquecedores externos antes que os veículos sejam usados. É também por isso que os carros F1 têm tubos de aquecimento externos.

Quanto pesa um carro de Fórmula 1

Um carro da Fórmula 1 consiste em pelo menos 80.000 partes. O número dessas peças pode exceder facilmente 80.000 na maioria das vezes. Naturalmente, essas partes devem ser montadas uma a uma com muito cuidado. A montagem incorreta de uma parte pode fazer com que o veículo não mostre seu desempenho potencial.

O peso muda a cada ano. Atualmente, o peso mínimo é de 798 kg.

Carros de fórmula 1

Carros de Fórmula 1 fizeram história e trouxeram diversas inovações para o mercado. (Imagem: Ferrari)

Quantas corridas dura um motor de F1?

De acordo com as informações fornecidas pelos técnicos da F1, os motores dos carros da Fórmula 1 podem durar até 7 corridas, por mais sofisticados que sejam. Isso ocorre porque os motores são projetados para oferecer o maior desempenho, não a vida mais longa. A necessidade de alto desempenho é obtida naturalmente pelo roubo da vida do motor.

Quantos quilos perde um piloto de Fórmula 1 por corrida?

Como todos sabemos, a perda de peso é um dos maiores mitos sobre F1. Às vezes, é mencionado que os pilotos experimentam perda de peso de 10 kg. Os pilotos realmente perdem peso devido às temperaturas insuportáveis ​​dentro do cockpit. No entanto, em média, os pilotos perdem cerca de 4 kg em uma corrida. Perder 10 kg em uma corrida seria muito perigoso se isso fosse verdade.

Os pneus perdem peso também ba cirruda

Os pneus são talvez uma das partes mais importantes dos carros F1. Cada um dos pneus, que afeta diretamente o desempenho geral do veículo, pode perder uma média de 500 gramas por corrida. Para evitar mais perda de peso, engenheiros tentam desenvolver novas tecnologias de pneus todos os anos.

Os capacetes mais duráveis ​​do mundo são usados ​​em corridas de F1

Infelizmente, os acidentes são outro evento indispensável de corridas de Fórmula 1. Em um ambiente em que muitos veículos de alta velocidade e curvas perigosas coexistem, os acidentes são inevitáveis. Sendo esse o caso, os capacetes usados ​​pelos drivers F1 são os capacetes mais duráveis ​​já feitos. Capacetes, que são submetidos aos testes mais graves antes de serem usados, saem desses testes solidamente.

Mas quanto custam os capacetes? Custam cerca de 22 salários mínimos brasileiros. E duram apenas 2 anos.

Os carros F1 podem ser conduzidos de cabeça para baixo

Se for fornecido velocidade e ângulo suficientes, os carros F1 podem gerar a aerodinâmica e a força a serem conduzidas de cabeça para baixo. Obviamente, nesse ponto, o peso do veículo, sua velocidade e até a quantidade de combustível que ele tem teria uma certa importância.

Sem reabastecimento nos carros de F1

Ao contrário da crença popular, os carros da Fórmula 1 não adicionam combustível durante a corrida. O tanque de combustível de um veículo se torna grande o suficiente para fazer uma única corrida. Os veículos geralmente param apenas para trocar de pneu.

Como os carros F1 atingem temperaturas extremas durante a condução, o combustível não está mais sendo abastecido durante a corrida devido a erros que podem ocorrer no tanque de combustível.

A Fórmula 1 consegue ser um dos esportes mais interessantes e perigosos do mundo. A Fórmula 1 está ficando mais interessante e mais segura todos os anos com a tecnologia em desenvolvimento.

O que você acha dos fatos da lista? Você pode compartilhar os fatos surpreendentes que conhece conosco na seção de comentários.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário