Corrida de moto, quais as regras?
MotoGP foi estabelecido como um campeonato mundial pela FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme) em 1949. É o campeonato mais antigo de esportes a motor no mundo e consiste em três classes de corrida que levam para a pista durante um fim de semana de Grand Prix. Estes campeonatos são as princpais crrias qu existem, e suas regras são adaptadas para as demais categorias de motociclismo, nacionais e internacionais.
Campeonato de corrida de moto MotoGP
Este é um campeonato do Motocicleta Premier, onde os pilotos mais qualificados do mundo estão equipados com motocicletas com tecnologia de motocicleta de ponta.
Leia também
- Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?
- Motos grandes são para você? Veja os cuidados ao escolher uma!
Este esporte tem uma história rica, começou com ‘500cc’, o campeonato, o modo de campeonato mudou em 2002 e com novas regulamentações introdução de máquinas de quatro tempos, sendo aumentada a capacidade do motor para 990cc, tornando-se o MotoGP.
As regras de MotoGP foram alteradas em 2007, que limitavam a capacidade do motor a 800cc. As regras foram novamente alteradas para incluir até 1000cc em 2012. Campeonato de MotoGP foi administrado por proprietários de direitos comerciais Dorna Sports sob a supervisão da FIM desde 1992.
Com o esporte ganhando enorme mundo de popularidade, mais duas categorias de Grand Prix do Campeonato Mundial foram introduzidas. Essas categorias têm sua corrida individual durante cada Grande Prêmio. Os campeões mundiais da MOTO3 (anteriormente 125cc) e Moto2 (anteriormente 250cc), juntamente com o campeão mundial de MotoGP, são coroados após toda temporada.
Riders qualificados de todo o mundo pertencente a muitas nacionalidades junto com fabricantes como Aprilia, Ducati, Honda, Suzuki, Yamaha e KTM participam desses esportes altamente competitivos. Este é também um esporte onde muitas tecnologias, como pneus, motores, freios e aerodinâmica, juntamente com as habilidades dos pilotos são colocados no teste final.
Qual o objetivo da corrida no MotoGP?
MotoGP ou Moto Grand Prix, Grand Prix é uma palavra francesa que significa grande prêmio, é um evento de equipe, embora possa parecer aparente que é o cavaleiro que dirige a moto. O cavaleiro é um membro importante da equipe, mas há muitos engenheiros e apoiar os funcionários envolvidos neste evento esportivo.
Este esporte é praticado de acordo com um cronograma pré-determinado, abrangendo vários países. A temporada de MotoGP começa em meados de março todos os anos e termina em meados de novembro.
Os eventos de corrida levam lugares em circuitos de corrida especialmente projetados para testar o controle, habilidade e manuseio do cavaleiro das bicicletas. Esses circuitos de corrida também são um teste para a resistência e a manobrabilidade da moto.
O circuito de corrida tem curvas de diferentes circunferências, bem como linha reta que testa tanto a manobra de velocidade de linha reta e manobra de frenagem junto com as habilidades dos pilotos.
O piloto que atravessa a linha de chegada primeiro depois de completar um número pré-determinado de voltas de um circuito é declarado o vencedor da corrida. Piloto e equipe recebem certos pontos baseados na posição da moto após o acabamento de cada corrida.
No final da temporada de corridas, o piloto que adquiriu o número máximo de pontos acumulados em todo o ano de corrida é declarado como o campeão do motorista. Da mesma forma, a equipe que adquiriu o número máximo de pontos acumulados em todo o ano de corrida é declarado o campeão dos construtores.
Dividido em três categorias diferentes Moto3 (anteriormente 125cc) e Moto2 (anteriormente 250cc), juntamente com o MotoGP, após o final de cada temporada, o piloto campeão e campeão de construtores é declarado de cada categoria.
Como é o campeonato MotoGP?
O MotoGP é um evento caro de automobilismo que requer a mais avançada tecnologia para motos. Então, muitos fundos são investidos em pesquisa e desenvolvimento de design, motor, eficiência de combustível, frenagem etc.
O objetivo é tornar as bicicletas mais leves e lisas aerodinamicamente com um motor que possa entregar o impulso máximo e pode frear duro com a manobrabilidade fácil.
As motos em si são caras e tem milhares de partes. Logística e mover estas muitas partes junto com as motos para locais de distância ao longo do ano, juntamente com a equipe também tem um custo pesado.
Várias equipes participam do MotoGP em várias categorias. Um máximo de 3 pilotos de cada equipe pode participar da corrida; Algumas das equipes têm apenas 1 piloto, enquanto algumas equipes podem ter até 3 pilotos.
Uma equipe de engenheiros, mecânicos, diretor de equipe, o diretor técnico geralmente chamado de pessoal de apoio está associado a todas as equipes participantes que desempenha um papel vital no sucesso da equipe.
A distância mínima de corrida fica em 95 quilômetros (59 milhas) e um máximo é de 130 quilômetros (81 milhas) por corrida. O circuito de corrida é projetado de tal maneira de testar a resistência, manuseio e manobrabilidade da moto e o piloto que está montando a motocicleta. Há muitas curvas e componentes na pista para testar a habilidade dos pilotos.
Como é uma moto de corrida?
As motos de corrida de MotoGP são motos de assento único que podem ter mais de seis marchas sem super ou turbocompressor. Cada piloto no MotoGP tem duas motos preparadas para correr pela equipe.
Para moto2 e moto3, pode haver apenas uma moto por pilotos. Essas motos são todas protótipos únicos, usando a mais recente tecnologia disponível na indústria de motocicletas, todas as motos sendo construídas à mão.
Cada moto também tem cerca de 30 a 40 sensores que coletam dados, como percursos de suspensão, freio e temperatura de escape e ângulo de direção, etc.
As motos de corrida usam componentes específicos de corrida também são colocadas sob condições extremas durante as corridas, muitas dessas partes podem durar apenas algumas horas.
As motos de corrida de MotoGP são de até 1000cc pesando até 157 kg e têm uma velocidade máxima de cerca de 350 km / h e gerando poder de cerca de 250 hp.
As motos de corrida de moto2 são de até 765cc gerando poder de 138 hp e têm uma velocidade máxima de cerca de 300 km / h. O peso máximo de uma bicicleta e o piloto não devem exceder 215 kg.
Moto3 são motores de quatro tempos de cilindros de 250cc com um cilindro máximo de 81mm e têm uma velocidade máxima de cerca de 250 km / h. O peso máximo de uma moto e o piloto não deve exceder 152 kg. A idade mínima para esta classe normalmente é de 16 anos, e não pode ter mais de 28 anos, ou 25 anos para novos pilotos contratados participando da primeira vez, além dos chamados Wild Cards.
As equipes podem adicionar lastro às suas motos para alcançar os pesos mínimos.
Como é a segurança para piloto de moto?
O MotoGP tem motores de alta velocidade, portanto, a segurança dos pilotos e espectadores é de maior prioridade. A FIM tem seus regulamentos oficiais de segurança e quaisquer violações são penalizadas fortemente.
Este esporte viu muitas vítimas devido à falta de medidas de segurança aprimoradas. No total, cerca de 103 pilotos morreram de incidentes que ocorreram em um evento Grand Prix de motos. Abaixo, algumas das exigências de segurança para pilotos de corrida:
1. Capacetes
Lesões na cabeça e no pescoço continuam sendo o maior risco de lesão única para o piloto. A cabeça de um piloto é submetida a forças G extremas vivenciadas durante a aceleração e frenagem com alta velocidade. Capacetes são obrigatórios no MotoGP.
Um capacete moderno é muito leve e é muito forte. Quanto mais forte o capacete, maior é a sua capacidade de absorver os impactos e resistir à penetração durante um acidente. Eles são compostos principalmente de fibra de carbono, polietileno e aramida resistente ao fogo, e são construídos em várias camadas.
A viseira do capacete também é constituída por policarbonato resistente ao fogo, proporcionando excelente visibilidade. Os pilotos usam viseiras coloridas que são revestidas com produtos químicos anti-embaçamento que impedem o acúmulo de névoa durante a chuva.
Várias tiras transparentes são anexadas fora da viseira que o cavaleiro pode descascar para limpar sua visão para remover a sujeira se acumulando na viseira durante a corrida.
A ventilação adequada e filtrada também é fornecida no capacete para respiração. Os capacetes são aerodinamicamente projetados para minimizar o arrasto.
2. Vestuário
A roupa dos pilotos é composta de fibra artificial leve resistente ao fogo. Pode resistir a alta temperatura. Estes ternos também são usados por tripulações.
Sob o capacete, os pilotos usam uma balaclava feita do mesmo material. Sob o terno, o cavaleiro também usa roupas íntimas à prova de fogo. Botas são feitas de couro macio e amortecido também são resistentes ao fogo; As luvas também são resistentes ao fogo e compostas da mesma fibra artificial.
Pilotos também usa uma luva biométrica durante andar de bicicleta. A roupa tem um airbag que infla durante qualquer impacto, protegendo assim o piloto.
Quais as etapas de uma corrida do MotoGP?
A corrida de MotoGP ocorre de acordo com um cronograma pré-determinado, durante um fim de semana. Acontece por um período de 3 dias sexta-feira, sábado e domingo. As sessões de prática Q1 e Q2 são mantidas separadamente para cada categoria Moto3, Moto2 e MotoGP.
1. Sessão de prática
Na sexta-feira de manhã e à tarde, e sábado de manhã, três sessões de prática livre de 45 minutos. Os tempos estabelecidos pelos pilotos contam e os resultados determinam se um piloto participará de Q1 ou Q2.
2. Q1 e Q2
Q1: os pilotos que têm cronometrados no 11º lugar e abaixo participam do Q1, que é uma sessão de 15 min. Os pilotos têm o luxo para se qualificar para o Q2. Dois dos pilotos mais rápidos desta sessão podem participar no Q1.
Q2: os primeiros 10 pilotos, juntamente com dois pilotos do Q1 na sessão Q2. O piloto que terminou o mais rápido entre todos eles é premiado com a posição do pole position, que é a primeira posição do grid.
Outros pilotos ocupam as posições com base em seus tempo para determinar a ordem inicial da grid. Os pilotos do Q1 ocupa posições de grid 13 e abaixo de acordo com sua colocação no Q1.
3. Corrida
Corrida de MotoGP acontece na tarde de domingo. A corrida começa com a menor categoria, Moto3. Após a conclusão da corrida e distribuição de prêmios, as máquinas de Moto2 ocupam o Grid. E finalmente, após a conclusão desta corrida e distribuição de prêmios, as máquinas de MotoGP ocupam o grid para a corrida final.
A corrida de cada categoria começa com uma volta de aquecimento, durante a qual os pilotos dirigem suas motos ao longo da pista de corrida em velocidade lenta para garantir que as condições de faixa estejam seguras e o manuseio das motos é suave.
Esta volta também é usada para aumentar as temperaturas dos pneus. Uma vez que todas as motos tomaram suas respectivas posições na grade com seus motores funcionando, a corrida começa com os cinco pares de luzes, tornando-se verdes uma a uma. Quando todos os cinco pares de luzes ficarem verdes, a corrida começa.
Algumas regras da corrida do MotoGP
Para competir no campeonato, os pilotos devem ser oficialmente inscritos por uma equipe de membro da IRTA. O piloto deve possuir uma “licença FIM Grand Prix” emitida pela FMN. Os pilotos são designados pela Comissão Irta / Grand Prix. As licenças podem, em determinadas circunstâncias, ser para um único evento. Os construtores devem possuir a “licença do fabricante FIM “.
Limitações de idade
MotoGP: A idade mínima é de 18 anos e a idade máxima é de 50 anos.
Moto2: A idade mínima é de 16 anos e a idade máxima é de 50 anos.
Moto3: A idade mínima é de 16 anos e a idade máxima de 28 anos.
Para ser classificado como iniciante, um piloto não deve ter competido em seis ou mais eventos, na mesma classe, em qualquer época anterior.
Uma equipe pode optar por substituir outro piloto para o piloto aposentado, com o prazo para substituição do piloto inserido sendo duas horas após o final da prática livre 2 sessão para essa classe, exceto na classe MotoGP quando o limite é de 2 horas antes a prática qualificada.
Nas entradas de Wild Cards de Moto2 não estão disponíveis. Pode haver um máximo de duas entradas de Wild Card de MotoGP por evento. Os pilotos de Wild Card devem ser detentores de uma licença de “um evento Grand Prix” um evento “emitido em nome de qualquer FMN.
Um piloto é considerado como tendo participado do evento quando ele participa, pelo menos, uma sessão de prática. Um piloto é considerado para ter iniciado uma corrida quando ele participa, pelo menos, da primeira volta da corrida.
Na classe MotoGP, os fabricantes de motos são permitidos para participar com um máximo de duas entradas em sua equipe. Alguns fabricanWild Card por temporada. Um fabricante não é permitido ter entradas Wild em eventos consecutivos.
As equipes na classe MotoGP podem apresentar um máximo de duas motocicletas por pilotos. Na MOTO2 e MOTO3, as equipes podem apresentar apenas uma motocicleta por piloto para controle técnico.
Os pilotos de teste são permitidos apenas para fabricantes de motocicletas com sua equipe de fábrica.
120 pneus são alocados para um piloto contratado por temporada. Esses pneus podem ser usados por um piloto de teste ou apenas os pilotos contratados da equipe.
Os pilotos iniciam a prática dos pit stops quando a luz verde é exibida na saída da pit lane.
Como é uma corrida de MotoGP?
A duração da prática começa com a iluminação da luz verde. Uma contagem é exibida nos monitores horários oficiais para indicar os minutos de prática restantes.
O fim da prática é indicado pela bandeira quadriculada durante a qual a saída do pit é fechada. O tempo de um piloto continua a ser gravado até que ele passe a linha de chegada após o término do tempo alocado.
Se a prática for interrompida devido a um incidente ou qualquer outro motivo, uma bandeira vermelha é acenada na linha de partida e em todos os postos de marechais. Todos os pilotos devem retornar lentamente para os pits. Quando a prática é reiniciada, o tempo restante é exibido nos monitores dos tempos oficiais.
Depois de iniciar as sessões de prática, não é permitido que qualquer pessoa altere a condição da superfície de corrida do circuito. Isso inclui rastrear marechais e outros funcionários, que não podem limpar a superfície da pista sem instruções prévias.
Na aula de MotoGP, um piloto pode praticar em duas motocicletas fornecendo que essas motos foram examinadas. Nas aulas de Moto2 e Moto3, um piloto pode praticar naquele motocicleta que foi examinada em nome de sua equipe.
Pilotos de Moto2 e Moto3 pode mudar para outra motocicleta somente no caso de danos irreparáveis à máquina principal, e apenas com a permissão do diretor técnico que autoriza a questão de um novo adesivo de avaliação para identificar a nova máquina.
Para participar na prática qualificada, um piloto deve ter atingido um tempo de volta pelo menos igual a 107% do tempo registrado pelo piloto mais rápido na mesma sessão, em qualquer uma das três sessões de prática gratuita.
A posição do pole position é alocada para o piloto mais rápido, para todas as classes, a grade é organizada na configuração 3-3-3-3.
No caso de um piloto, começar a corrida de pit lane (devido a uma penalidade), o grid final mostrará ao piloto na última posição e os pilotos que se qualificam por trás desse piloto se moverem para cima, para preencher essa posição vaga. O piloto faz a volta inicial e leva o último lugar no grid, então entra na pit lane no final da volta do aquecimento, para começar a corrida da pit lane.
Os pilotos de MotoGP que fazem alterações do pneu relacionadas ao clima após a saída do pit lane ter sido fechada iniciará a volta de aquecimento da pit lane. No entanto, eles tomam a sua posição de grid qualificada, mas devem passar pelo pit como penalidade dentro das primeiros 5 voltas da corrida. Portanto, os pilotos ainda em pit lane devem fazer uma escolha de pneu (chuva ou slick) antes que a saída do pit lane tenha fechado.
Para cada classe, a declaração de uma corrida molhada é feita o mais cedo possível, em princípio antes que a pit Lane se abra para a volta de reconhecimento, para ajudar as equipes no planejamento.
Reabastecimento ou mudança de tanque de combustível no grid é proibido para todas as classes.
Três minutos antes do início da volta do aquecimento, os pilotos devem colocar seus capacetes. A remoção imediata de aquecedores de pneus de máquinas no grid aplica 1 minuto antes do início da volta do aquecimento. Neste ponto, todo o pessoal da equipe, exceto que a mecânica deixa a grade.
Trinta segundos antes do início da volta do aquecimento, todos os pilotos devem estar em posição na grade com os motores em execução. Nenhuma outra ajuda da mecânica é permitida. Uma bandeira verde é acenada para iniciar a voltar de aquecimento.
Qualquer piloto que é incapaz de começar sua máquina deve removê-lo para a pit lane, com a ajuda de marechais de grid, onde outras tentativas podem ser feitas para iniciá-lo a moto. Tais pilotos podem começar a volta de aquecimento da pit lane e começar a corrida da parte de trás do grid, desde que saíam antes que a pit lane esteja fechada e atinjam o grid antes do carro de segurança.
Se eles não saírem antes que a pit lane esteja fechada, eles vão começar a corrida da pit lane. A tentativa de reiniciar a motocicleta no grid não é permitida.
Os pilotos fazem uma volta na velocidade restrita, seguida de um carro de segurança. Ao retornar ao grid, os pilotos devem assumir suas posições com o pneu dianteiro não tocando a superfície da trilha das linhas de grade pintadas. Quando cada linha do grid é concluído, os funcionários abaixam os painéis indicando que sua linha está concluída.
O painel da linha de grade não é reduzido quando um piloto nessa linha indicou que ele parou sua motocicleta ou com outras dificuldades. Quando todos os painéis do grid são baixados e o carro de segurança assumiu sua posição, um funcionário na parte traseira do grid acena uma bandeira verde.
O iniciante instrui o funcionário na frente da grade, exibindo a bandeira vermelha, para caminhar até o lado da pista. Uma luz vermelha é exibida por entre 2 a 5 segundos. A luz vermelha sai para começar a corrida. O carro de segurança segue atrás das motocicletas para toda a primeira volta.
O piloto recebe uma pena ao pular luzes vermelhas ao antecipar o início da corrida. No caso de um começo atrasado, um quadro é exibido das bandeiras amarelas das ondas do marechal do começo em cada linha da grade inicial da plataforma de sinalização. Os pilotos devem ficar em sua posição de grade com capacetes, mas os motores podem ser desligados.
A localização do pit box do rider é indicada por sinais em Pit Lane e é proibido para os membros da equipe serem posicionados na frente da pit lane para sinalizar a posição da caixa do pit.
Quando uma corrida é interrompida, os pilotos retornam aos pits. Na chegada, reparos e ajustes podem ser feitos para a motocicleta e o reabastecimento é permitido. O tempo restante para a abertura da saída do pit é exibido em telas de tempo e placas de contagem regressiva.
Quando o tempo tiver decorrido, a saída da pit lane será aberta apenas por sessenta segundos. Os pilotos fazem uma volta na velocidade irrestrita para a grade inicial, seguida por um carro de segurança. Quaisquer pilotos que permanecem na pit lane depois que ele foi fechado terá que começar a volta de aquecimento da saída do poço e começar a corrida da parte de trás da grade.
No caso de uma penalidade imposta ao motorista devido a partida de salto ou outras infrações. O piloto será solicitado a andar pela pit lane. Parar não é permitido. Um limite de velocidade de 60 km / h é aplicado na pit lane em todos os momentos durante o evento.
Os pilotos devem respeitar o limite de velocidade de onde o sinal 60 km / h é colocado para onde o sinal 60 km / h cruzado é colocado. Em caso de infração desse limite de velocidade, o passeio através do procedimento será repetido; No caso de uma segunda infração desse limite de velocidade, a bandeira negra será mostrada ao piloto.
Todas as raças são categorizadas como molhadas ou secas. Uma placa é exibida na grade para indicar o status da corrida. Se nenhuma placa for exibida, a corrida é automaticamente seca. O objetivo desta classificação é indicar aos pilotos a consequência de variações condições climáticas durante uma corrida.
Os pilotos devem obedecer aos sinais de bandeira, os sinais de luz e as placas que transmitem instruções. Os pilotos devem andar de maneira responsável que não causam perigo para outros concorrentes ou participantes, seja na pista ou na pit lane. Qualquer violação dessa regra é penalizada por administradores.
No caso de um piloto cair de sua moto, os marechais podem ajudar o piloto até a extensão de ajudá-lo a levantar a máquina e segurando-o enquanto quaisquer reparos ou ajustes são feitos. O piloto pode então ser assistido por marechais ou outros a se voltarem, empurrando ou para mover a máquina na faixa, a faixa ou na estrada de serviço. Nenhuma pessoa além do marechais ou pilotos é permitida na faixa da primeira linha de proteção.
Se o piloto pretende sair da corrida, ele deve estacionar sua motocicleta em uma área segura, conforme indicado pelos marechais. Se o piloto encontrar um problema com a máquina que resultará em sua retirada da prática ou da corrida, ele não deve tentar visitar a velocidade reduzida para os poços, mas afastando a trilha e estacionar sua máquina em um lugar seguro ou como indicado pelos marechais.
Os pilotos podem entrar nos pits durante a corrida, mas levar a motocicleta dentro da caixa de pit não é permitido a menos que o motorista se retire da corrida.
Parar na pista durante as práticas e corridas é proibido. Todas as máquinas são necessárias para transportar uma (s) câmera (s) a bordo.
Carro de segurança do MotoGP
O MotoGP é um esporte arriscado. O carro de segurança é parte integrante do MotoGP.
Em todos os Grandes Prêmios, há é responsável por dirigir o carro de segurança. O motorista do carro de segurança está em contato permanente de rádio com o controle de corrida.
Dois carros médicos fazem parte da equipe médica durante o campeonato.
Bandeiras de corrida do MotoGP
As bandeiras desempenham um papel importante em comunicar mensagens rápida e eficientemente aos pilotos de corrida. Embora o rádio possa teoricamente executar a mesma tarefa, as bandeiras são muito mais fáceis de usar para comunicar essas mesmas mensagens universais para os pilotos como a corrida ou terminar, indicação de colo, indicação de tempo ruim, etc.
O marechal de corrida levanta as bandeiras para alertar o cavaleiro dos próximos perigos para que possam tomar medidas adequadas. Embora algumas faixas de corrida empreguem luzes para suplementar as bandeiras.
1. Bandeira quadriculada
Uma bandeira quadriculada é acenada indicando o final da corrida. O líder de corrida é mostrado a bandeira quadriculada no final da corrida. A bandeira quadriculada também é acenada no final do tempo alocado durante a prática e as sessões de qualificação que indica o final da sessão.
2. Bandeira amarela
Esta bandeira adverte os pilotos sobre o perigo à frente ao lado da pista. Durante o período de bandeira amarela, a ultrapassagem é proibida.
3. Bandeira Verde
Esta bandeira fornece um sinal totalmente claro para o piloto e continua com corridas. Também indica que o perigo potencial foi removido.
4. Bandeira vermelha
Acorrida ou a sessão está sendo interrompida devido a alguns acidentes ou condições de pista ruim. Os pilotos devem retornar lentamente aos pits.
5. Bandeira Azul
Esta bandeira é uma indicação de que o piloto está prestes a ser ultrapassado por um piloto mais rápido que está à frente da posição atual das motos. O piloto deve abrir caminho para a moto mais rápida para o ultrapassar. Após ver 3 bandeiras azuis e não agir, o piloto pode ser penalizado.
6. Bandeira listrada amarela e vermelha
Asuperfície da pista é escorregadia devido ao derramamento de óleo ou água.
7. Preta com bandeira de círculo laranja
Esta bandeira adverte um piloto que ele tem um problema mecânico e deve retornar ao seu pit.
8. Bandeira preta
Esta bandeira é usada como um sinal para o piloto que ele foi excluído da corrida, e que o piloto deve retornar imediatamente ao seu pit.
9. Bandeira branca com a Cruz Vermelha Diagonal
Esta bandeira é usada para avisar os cavaleiros sobre as gotas da chuva nesta seção da pista. Juntamente com bandeira listrada amarela e vermelha adverte o motorista sobre chuva em uma seção particular da pista.
10. Bandeira branca
Esta bandeira indica que os pilotos podem mudar a máquina.
Pontos de corrida do MotoGP
O MotoGP usa um sistema de pontos para determinar o resultado dos campeonatos mundiais dos pilotos e construtores. Os campeonatos são concedidos tanto ao piloto quanto no time que marcou o maior número de pontos sobre a temporada do campeonato. Para receber pontos, um motorista deve ser classificado como um finalizador.
O motorista deve ter completado pelo menos 75% da distância abrangida pelo vencedor e cruze a linha de chegada na pista de corrida (não na pit lane) dentro de cinco minutos do vencedor da corrida. Neste sistema de ponto, os 15 melhores pilotos são premiados em cada corrida.
25 pontos.
20 pontos.
16 pontos.
13 pontos.
11 pontos.
10 pontos.
9 pontos.
8 pontos.
7 pontos.
6 pontos.
5 pontos.
4 pontos.
3 pontos.
2 pontos.
1 pontos
E aí, já assistiram uma corrida do MotoGP? O que acharam?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motos esportivas, como escolher?
Como preparar um carro para um rally?
Carro com motor de moto, conheça!
Vale a pena comprar moto usada?