Como lavar motor a seco?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Limpar o motor do seu carro pode ser uma proposta intimidante para muitos entusiastas de automóveis. As peças delicadas e os componentes eletrônicos parecem perfeitos para sofrer danos. A verdade, porém, é que os motores do nosso carro são uma das partes mais robustas de nossos carros. Pense no desgaste que eles suportam diariamente!

Limpar o motor do seu carro requer um pouco de preparação, tempo e, claro, os produtos certos. O que torna este manual um pouco diferente é o fato de que não usaremos água. Como você pode imaginar, o motor carrega consigo muita graxa e óleo. Atualmente, os municípios não estão muito interessados ​​em ver você despejando galões de água não tratada em seus cursos de água, então pensamos que este artigo poderia lhe dar um bom método alternativo.

Leia também

Produtos e ferramentas para lavar motor a seco

Aqui está o que você precisa para ferramentas e produtos:

Desengordurante multiuso para motores

Panos de limpeza de microfibra

Escova de esfregar

Sacos de plástico

Mantenha a calma na lavagem de motor de carro

Ok, antes de fazer qualquer coisa, verifique se o motor está frio ao toque. Não importa o produto que você usa, você deseja dar tempo à fórmula de limpeza para agir na superfície. Se você acabou de voltar de um passeio de carro, espere uma hora ou mais para esfriar. A última coisa que você quer é borrifar a fórmula e vê-la evaporar antes de limpar.

Limpeza seca de motor

Se quer lavar o motor à seco, será necessário usar alguns materiais e produtos químicos. (Foto: YouTube)

Remover detritos soltos do motor do carro

Sua próxima etapa na preparação da lavagem do motor do seu carro é remover todos os detritos soltos. Você ficaria surpreso com o que pode fazer isso sob o seu capuz. Gravetos, folhas, e talvez até uma ou duas criaturas tenham feito um ninho dentro (sim, isso acontece de vez em quando). É muito importante fazer essa limpeza bem, ou os detritos poderão sujar ainda mais seu compartimento do motor. Remova os excessos de óleo e graxa com um pano antes de usar outros produtos.

Cubra partes delicadas para a limpeza do motor

Apesar de não estarmos usando água, você ainda deseja cobrir componentes delicados, como a entrada de ar e quaisquer componentes elétricos expostos. Pegue seu saco plástico e embrulhe-os. Você pode usar papel filme também, protegendo ainda melhor os componentes. Lembre-se que fios expostos, em contato com a água ou químicos podem resultar em danos sérios.

Desengordurar e remover óleos do motor

Agora que o motor do carro foi preparado, é hora de pegar seu frasco de desengraxante para motor e borrifar na superfície. Deixe a fórmula ficar em contato com o motor por pelo menos 30 segundos para permitir que os agentes de limpeza soltem os resíduos de maneira adequada. Em seguida, pegue sua escova e agite suavemente cada seção.

Seque com cuidado

Assim que a superfície for esfregada, é hora de pegar suas toalhas de microfibra e secar. Verifique as mangueiras para certificar-se de que o desengraxante não se acumulou. Cuidado para não passar um pano sujo de óleo ou graxa em cima de um lugar limpo.

Hora de brilhar!

Esta última etapa é opcional para aqueles que desejam adicionar um pouco de brilho aos plásticos e mangueiras. Pegue seu protetor favorito e aplique com um pano de microfibra. Evite borrifar diretamente na superfície devido ao respingo. Seu motor sairá parecendo limpo e protegido, assim como o resto do seu carro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário