Coxim do motor: o que é? Qual o preço?

Em Dicionário de acessórios automotivos por André M. Coelho

Um coxim do motor é a parte que suporta o motor do seu carro. Na maioria dos carros, um motor e transmissão são aparafusados ​​e mantidos no lugar por três ou quatro coxins. O coxim que mantém a transmissão funciona como coxim de transmissão, outras são referidas como coxins de motor.

O que é coxim do motor?

Uma parte do coxim do motor é aparafusada para o corpo ou quadro do carro. Outra parte segura o motor. Um motor é uma fonte de vibração, pois tem muitas partes movidas e rotativas. O trabalho de um coxim do motor não é apenas para segurar o motor no lugar, mas para reduzir a vibração do motor sentida dentro do carro.

Leia também

Qual a função do coxim do motor?

Pense assim: você colocar um item frágil em uma caixa e agitar, provavelmente ficará danificado. O item pode até danificar a caixa em si. No entanto, se você proteger o item frágil usando hastes e almofadas para segurá-lo no lugar, ele ficará parado quando a caixa estiver abalada. Coxins de motores funcionam da mesma maneira.

Os coxins do motor são feitos com um material de borracha para que não haja contato direto de metal para metal entre o motor e o corpo do carro. Para amortecer ainda mais a vibração, algumas montagens de motor estão cheias de líquido. Um coxim de motor cheia de líquido funciona como um amortecedor.

Os coxins de motor são projetados para absorver a energia do sistema e desgastarem após um tempo, e podem exigir uma substituição. É importante não esperar para substituir seu coxim do motor ou o seu veículo pode ser danificado.

Alguns fabricantes de carros usam coxins de motor controlados por vácuo ativos que variam amortecedor conforme necessário. Outros oferecem montagens eletromagnéticas para reduzir ativamente a vibração do motor transferida para o corpo.

Um coxim do motor não precisa de nenhuma manutenção ou manutenção regular. Só precisa ser substituído quando falhar ou se desgasta.

Coxim do motor na prática

Os coxins do motor servem como almofadas, reduzindo as vibrações produzidas pelo motor e aumentando sua vida útil. (Imagem: Pinterest)

Quais os tipos de coxim do motor?

Aqui estão os quatro tipos mais comuns de coxins de motor:

1. Isolador de peça única

Estes podem ser usados ​​como montagens dianteiras ou traseiras de um conjunto de motor. Eles tendem a ser mais adequados para aplicações estacionárias, pois há apenas um elastômero na parte superior do coxim.

2. Coxim hidráulico

Coxins com fluido hidráulico absorvem mais ruído e vibração. O fluido interno é “empurrado” através de orifícios internos para fornecer uma taxa de mola controlada. Estes são mais comuns em veículos com quatro cilindros ou mais, como grandes caminhões e ônibus.

3. Coxins de duas peças

Estas são ótimas para aplicações que têm altos casos de carga de rebote – como o equipamento fora da estrada. Pense na necessidade de isolar em ambas as direções.

4. Placa de base para coxins de flange

Estes são para aplicações onde é necessária facilidade de instalação. Estas montagens têm uma flange de base que pode ser facilmente fixada a um piso ou estrutura base com parafusos. Não há necessidade de recesso ou inserir em um quadro. Estes são comumente usados ​​em aplicações onde há muito espaço para acomodar um coxim.

Como saber se o coxim do motor está ruim: os sinais

O problema mais comum com a coxim do motor é quando a peça de borracha quebra ou separa ou quando o líquido começa a vazamento da coxim cheia de líquido.

Os sintomas comuns de um coxim com falha do motor é o aumento do ruído e vibração do motor sentidos dentro do carro.

Muitas vezes, a vibração excessiva é mais perceptível em ociosamente com a transmissão envolvida. Em alguns outros carros, um coxim de motor superior quebrado pode causar vibração em lenta, especialmente perceptível quando a transmissão está engatada.

Em alguns carros, um coxim de motor quebrado também pode causar um endurecimento nas passagens de marchas, ou alterações nas mudanças.

Um monte de transmissão ruim também pode causar um som de guincho ao deslocar as marchas, ou sacudir muito o veículo quando o motor é ligado.

Como saber se o coxim do motor está ruim: o diagnóstico visual

Sinais visíveis de um coxim com falha no motor incluem rachaduras, rasgos e separação na borracha, bem como vazamento de líquido. Um coxim de motor desgastado pode parecer flácidos.

Antes que um coxim ruim do motor seja confirmada, todas as outras causas devem ser eliminadas. Por exemplo, quando um dos suportes dos tubos de escape é quebrado, pode criar os mesmos sintomas que um coxim ruim do motor.

Quando um tubo de escape dobrado ou danificado toca um dos componentes do chassi, ele também cria ruído de vibração quando deslocado para dirigir ou reverter perceptível dentro do carro.

Muitas vezes, quando uma dox coxins é ruim, um motor pode parecer no lugar inferior ao lado do coxim ruim.

Quando um coxim de motor é ruim, ele adiciona mais tensão em todas as outras montagens. Por esta razão, não é incomum ver duas montagens que precisam de substituição ao mesmo tempo

Quanto custa trocar o coxim do motor?

Os custos de substituição variam. Um novo coxim do motor custa a partir de 5% do salário mínimo, mas pode ir para mais de 50% do salário mínimo dependendo do modelo do veículos.

Já a mão de obra depende da complexidade.

O trabalho poderá custar de 20% a 50% do salário mínimo, geralmente.

Para muitos carros, um coxim do motor é coberto pela garantia do motor, que é de 5 anos cerca de 100.000 km para a maioria dos carros. Você pode verificar isso no livreto de garantia do seu carro.

É fácil substituir um coxim no motor em casa?

Recomendamos deixar este trabalho para o seu mecânico. Isso é porque substituir um coxim do motor, o motor precisa ser suportado por baixo. É mais fácil fazer este trabalho na loja usando um elevador de veículos, e pode não ser seguro fazer isso na sua garagem.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário