Bafômetro: entenda como funciona!

Em Leis e trânsito por André M. Coelho

Os bafômetros são produtos que são pouco conhecidos, mas há sempre a possibilidade de você encontrar um durante uma blitz da lei seca. A maneira como um bafômetro confiável funciona é, portanto, um tanto misteriosa, mas não precisa ser. Vamos tentar explicar o que é e como funciona um bafômetro.

O que é um bafômetro?

Um bafômetro é um dispositivo que permite medir os níveis de álcool no sangue medindo a concentração de etanol encontrada na respiração exalada. Existem vários tipos de bafômetros. Analisaremos as razões detalhadas para a seleção de um bafômetro com sensor de célula de combustível, pois os únicos bafômetros portáteis confiáveis ​​são aqueles que usam sensores de célula de combustível.

Leia também

O que aconteceu quando ingerimos álcool?

Quando bebemos uma bebida alcoólica, o álcool ingerido é absorvido pela boca, garganta e, mais tarde, pelo intestino, para alcançar o sangue.

Enquanto o sangue viaja pelos pulmões, uma fração do teor de álcool no sangue atinge os alvéolos, tornando-se volátil. A área alveolar, ou a área próxima aos alvéolos, é na verdade a última porção de ar expirada durante um teste de nível de álcool.

A concentração de álcool contida no ar alveolar está intimamente ligada aos níveis de concentração de álcool no sangue. Graças a essa relação, é possível respirar em um bafômetro preciso para medir o nível de álcool no sangue, evitando a coleta de amostras de sangue e um teste subsequente.

Teste do bafômetro

Entenda como funciona o teste do bafômetro e como ele faz a leitura do nível de álcool no organismo. (Foto: Digital Trends)

Como funciona o bafômetro?

Um bafômetro de célula de combustível normalmente consiste em dois elementos básicos: uma câmara de amostragem e o sensor.

A câmara de amostragem é um dispositivo que coleta o ar canalizado da respiração exalada durante o teste. Nos bafômetros tradicionais, essa câmara coleta uma certa quantidade de ar e a injeta no sensor que executará a medição de seus valores.

Por outro lado, existem bafômetros que substituem a câmara de amostragem, o que permite ao usuário soprar no dispositivo por um período mais curto e nunca precisar recarregar o mesmo, porque nossa tecnologia não requer uma bateria grande . Além disso, graças aos resultados obtidos por pesquisas, é possível oferecer aos clientes preços mais baixos do que outros dispositivos com a mesma precisão.

O sensor de célula de combustível consiste em uma camada porosa contendo um eletrólito que é muito sensível apenas ao etanol.

Essa camada é então inserida entre dois níveis de platina que atuam como eletrólitos.

O ar alveolar é canalizado para a camada porosa e o etanol contido nesta última permite que o eletrólito se oxide.

Durante a oxidação, ácido acético, prótons e elétrons são criados.

Essa corrente tem um valor estritamente vinculado ao nível de álcool no sangue e é medido e processado com precisão pelo microprocessador.

Um bafômetro confiável, portanto, usa a última tecnologia, e a diferença no desempenho é simplesmente devido ao método pelo qual esse tipo de teste é implementado.

O bafômetro na lei seca

Ao ser parado em uma blitz da Lei Seca, o melhor procedimento é seguir às instruções do oficial durante o procedimento do bafômetro. É importante lembrar que não soprar o bafômetro pode resultar em punições, principalmente quando a pessoa mostra sinais de embriaguez.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida sobre o bafômetro. Caso tenha ficado alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos responder.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário