O que é targa? Entenda esta forma de carro!

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Um topo Targa em um carro ou SUV é um painel de teto removível sobre os bancos dianteiros que abre o veículo para o ar externo e os arredores. No entanto, atrás dos assentos, a estrutura do teto do veículo – e muitas vezes o vidro da janela traseira – permanece no lugar. Pense no resultado como meio cupê, meio conversível, e você terá a ideia.

A história dos carros targa

O termo “Targa” foi usado pela primeira vez para o Porsche 911 Targa de 1965, embora não tenha sido o primeiro veículo a apresentar um mecanismo de painel de teto removível. O sistema estreou em 1957 no Vignale Fiat 1200 maravilhoso, projetado por Giovanni Michelotti.

Leia também

O Triumph TR4 posterior de 1961, outro design Michelotti, também teve um arranjo semelhante, que triunfo chamado de Surrey Top. Antes do Porsche 911 Targa de 1967, o protótipo Saab Catherina de 1964 e o Toyota Sports 800 de 1965 empregaram tecnologias comparáveis.

A abertura do teto no estilo Targa ficou famosa em todo o mundo nas décadas de 1960 e 1970, quando havia preocupações de que o Departamento de Transportes (DOT) nos Estados Unidos pudesse proibir os conversíveis devido a preocupações de segurança sobre os ocupantes no evento de um carro virado. Como resultado, as montadoras começaram a usar Targa ou T-Tops.

Carros com topo targa

O targa é um tipo de topo para os carros, com estilo e personalidades. (Imagem: Pinterest)

Targa registrado pela Porsche

Como a Porsche foi fundamental para popularizar esse tipo de corpo, eles registraram uma marca para o nome Targa, e os fabricantes procuraram nomes alternativos para seus topos retráteis. A Porsche derivou o nome “Targa” do Targa Florio, uma corrida na Sicília na qual a Porsche teve grande sucesso. Targa é uma palavra italiana que significa “placa” (ou “cartaz”).

A queda dos targa

As vendas de Targa e T-top diminuíram gradualmente, à medida que os fabricantes os eliminaram em favor de conversíveis completos com hardtops retráteis e telhados de metal dobráveis, como o Mercedes-Benz SLK. Eles também têm melhor engenharia estrutural, como barras de rolagem pop-up atrás dos assentos e uma barra de rolagem dianteira integrada ao pára-brisa dianteiro.

Temendo uma proibição de conversíveis com topos feitos de materiais leves completamente retráteis, a Porsche criou o primeiro 911 Targa por necessidade e não por inovação. O primeiro Targa foi introduzido para o ano modelo de 1967 e teve a mesma barra de capotagem “Hoop” diretamente atrás da cabeça do motorista. Ainda assim, em vez do vidro traseiro permanente, ele tinha uma parte flexível da janela plástica transparente que poderia ser adicionada ou desapegada.

De 1968 a 1969, a Porsche vendeu uma janela fixa e um Targa de janela “macia”, com o último sendo geralmente eliminado após o ano modelo de 1969. Eesses chamados Targas 911 de janela macia se assemelhavam a um cabriolet com uma barra de rolo desajeitada que se projetava do centro da cabine. A janela traseira era uma ideia única, mas os compradores acharam difícil instalar e remover, e nem sempre era totalmente estanque. No entanto, aqueles que conhecem podem ordenar a opção de janela mole durante o ano modelo de 1971, embora poucos o fizessem.

O Porsche Targa

A Porsche possui a marca registrada de “Targa”, mas não foi a primeira montadora a apresentar o design. Um Fiat de produção limitada projetada por Giovanni Michelotti foi a primeira a usar um Targa em 1957. Um segundo design Michelotti, feito por Triumph, também teve o teto em 1961 e a Toyota ofereceu um em 1965.

Para o ano modelo de 1967, a Porsche estreou o 911 Targa, e o modelo veio e passou pela vida útil do carro esportivo. Quando as pessoas pensam em um topo de Targa, o 911 naturalmente vem à mente. Hoje, o moderno Porsche 911 Targa 4 vive acima do Carrera 4s e abaixo do Carrera GTS na extensa linha 911 da montadora.

Com o Porsche, o vidro da janela traseira curva e uma porção da carroceria do carro pode para cima e para trás para dar lugar ao painel do telhado. Quando a janela traseira está limpa, o painel do telhado pode sobre a barra de Targa e estabilizar atrás do minúsculo banco traseiro do 911. A janela traseira então pode voltar ao lugar sobre o painel do teto.

Mazda Miata Targa

Uma alternativa mais acessível ao 911 Targa é o Mazda MX-5 Miata RF.RF significa Retractible Fastback retrátil.

O armazenamento do teto com este modelo é semelhante ao Porsche 911. No entanto, com o Miata RF, não há uma barra Targa exposta. Em vez disso, a carroceria criando a aparência de fastback do carro aumenta, o painel sobre os assentos se separa em dois pedaços e estalo atrás deles, e então a carroceria pode voltar ao lugar. Os drivers podem optar por manter a janela traseira vertical para cima ou desligá-la para maior fluxo de ar através da cabine.

Ford Bronco, Jeep Gladiator e Jeep Wrangler tem topo targa?

Três outros modelos oferecem painéis de teto removíveis sobre os bancos da frente: o Ford Bronco, o Jeep Gladiator e o Jeep Wrangler. Quando equipados com seus hardtops opcionais, os proprietários podem remover os painéis sobre os bancos da frente para deixar o sol brilhar sem remover o restante do teto. No entanto, esses não são  Targa porque você pode remover o teto inteiro.

O que acham do Targa? Compartilhem suas opiniões nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário