O que é cilindro de freio?
O cilindro mestre, também conhecido como cilindro de freio ou burrinho mestre do freio, converte a pressão no pedal de freio em pressão hidráulica, alimentando fluido de freio no circuito de freio e controlando-o de acordo com a força mecânica. É um dos sistemas mais modernos de frenagem, que funciona em conjunto com o sistema de pinças nos discos de freios e que veio substituindo o sistema de lona.
Função do cilindro do freio
O cilindro mestre, também conhecido como cilindro mestre de freio, converte a pressão no pedal de freio em pressão hidráulica, alimentando fluido de freio no circuito de freio e controlando-o de acordo com a força mecânica. Cilindros de freio mestre são usados em freios a disco e freios a tambor.
Leia também
Circuito do burrinho central de freio
Devido às disposições legais, um carro deve ser equipado com dois circuitos de freio separados. Os chamados cilindros mestres tandem geram a pressão hidráulica para os dois circuitos de freio separados. No caso de falha de um circuito de freio, a pressão do freio aumenta no outro circuito de freio ainda intacto.
Quando o motorista pressiona o pedal do freio, a força de seu pé no pedal é transmitida ao pistão de pressão. O pistão é empurrado em direção à linha de freio.
Cilindro mestre do freio em modelos mais antigos
Em cilindros mestres em modelos de veículos mais antigos, o colar do pistão passa sobre o orifício de compensação, a câmara de pressão é fechada e a força de frenagem é gerada. Quando o motorista agora solta o pedal do freio, o pistão de pressão, sustentado por uma mola, retorna à sua posição original. O fluido de freio então flui para o cilindro principal, de modo que se o pedal for pressionado novamente imediatamente, a pressão do freio será aumentada.
Cilindro de freio em veículos modernos
Os veículos mais novos com ESP não possuem furos de compensação e portas de reabastecimento. As tarefas desses componentes são assumidas pelas válvulas centrais.
Quando o cilindro mestre do freio está na posição neutra, a válvula central está aberta. A compensação de volume entre o reservatório de fluido de freio e o freio da roda é obtida por meio da porta de reabastecimento e dos orifícios no pistão.
Quando o freio é acionado, a válvula central é fechada, interrompendo a conexão entre o reservatório de fluido de freio e o freio da roda. A pressão agora pode começar a aumentar. O fechamento da válvula central é o equivalente ao colar primário que passa sobre o furo de compensação em um cilindro mestre de freio com tal furo.
Liberando os freios das rodas
Depois que o pedal do freio é liberado, a pressão no circuito cai e os freios das rodas são liberados. O pistão retornando à sua posição neutra pode criar um vácuo, que abre a válvula central e, portanto, garante que o fluido de freio seja reabastecido. Após a conclusão do procedimento de liberação, a posição neutra é alcançada e a válvula central permanece aberta.
Segurança dos sistemas de frenagem
Os freios são um dos sistemas de segurança mais importantes de um veículo. Sem o conhecimento do motorista, eles são aplicados e liberados centenas, senão milhares de vezes por dia. O motorista normalmente só freia conscientemente se a frenagem não seguir o procedimento normal.
Por razões de segurança, apenas cilindros mestres tandem são instalados hoje. Se, entretanto, um circuito de freio do cilindro mestre em tandem falhar, o curso do pedal aumenta durante a frenagem. Nesse caso, é absolutamente necessária uma visita a uma garagem.
Depreciação e desgaste dos freios
Cilindros mestre de freio de fornecedores conhecidos apresentam o uso de materiais premium, que oferecem proteção confiável contra corrosão, garantindo assim que o cilindro mestre tenha uma longa vida útil e funcione de maneira ideal.
Verificar e substituir regularmente o fluido de freio é vital para a vida útil de todo o sistema de freio. Além disso, o orifício de ventilação no reservatório de enchimento deve ser mantido limpo e aberto. Este orifício deve ser fechado antes de limpar o motor, pois a água pode entrar de outra forma.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Freio de mão não segura, o que fazer?
Quanto custa para arrumar o freio de mão?
Quanto custa a troca de freio?
Luz do ABS acesa? Veja como solucionar!