Quais os problemas mais comuns de um veículo a diesel?
Agora é um ótimo momento para possuir um veículo a diesel. Com os preços do diesel mais em conta do que a gasolina, isso torna esses veículos uma escolha mais econômica, além da potência extra não ser uma coisa ruim. No entanto, é importante notar que os veículos a diesel não são invencíveis. Como todos os veículos, eles vêm com a sua quota de problemas. Se um motor defeituoso não for devidamente reparado, pode causar combustão interna e potencialmente destruir todo o seu veículo. E aqui estão alguns dos problemas mais comuns em veículos a diesel.
Problemas de veículos a diesel incluem o Óleo Oxidado
Os veículos diesel que ficam parados em um lugar por muito tempo, rodam com pouca frequência ou permanecem armazenados durante certas épocas do ano muitas vezes tem problemas com a oxidação do óleo. Em outras palavras, o ar entra no óleo e cria bolhas que podem interferir com a lubrificação adequada, o que pode resultar em um motor vacilante ou mesmo danificado. Mesmo que o óleo não esteja tecnicamente sujo, ele precisa ser trocado o mais rápido possível após este período ocioso.
Leia também
Reações à umidade é outro problema de veículos a diesel
A água é outro elemento que pode contaminar o lubrificante no motor e causar reações adversas. Se um veículo estiver parado por muito tempo ou ocioso por um longo período de tempo em uma área úmida ou de alta precipitação, a hidratação pode causar problemas no motor. A água ataca os aditivos e aumenta a oxidação. Também pode interferir no processo de lubrificação, o que pode levar a uma máquina gravemente danificada.
Fumaça preta na exaustão de veículo a diesel
Se você conduziu atrás de um caminhão a diesel, você sabe que geralmente exibem mais fumo do que os veículos tradicionais. Eles também podem liberar um odor altamente desagradável que pode deixar um cheiro ruim e dificultar a respiração. Para não mencionar, você provavelmente será abalada com uma multa pesada por ignorar as especificações veiculares sobre isso..
O escape com fumaça preta geralmente é o resultado de uma relação de ar/combustível desequilibrada, inclinando-se no lado de combustível demais e ar não suficiente. Um injetor defeituoso, bomba de injeção, filtro de ar, válvula ou mesmo turbocompressor podem ser a raiz do problema.
Partida pode ser mais difícil no veículo a diesel
Alguns motores a diesel têm dificuldade em dar partida. Este é geralmente um sinal de baixa compressão ou um problema de entrega de combustível. Alguns motores diesel simplesmente demoram um pouco quando você os inicia, o que é perfeitamente normal. Mas se tiver muita dificuldade é importante que as coisas sejam verificadas o mais rápido possível.
Falta de potência pode ser um problema em veículos a diesel
Outro problema relacionado com o combustível manifesta-se na falta de potência. Você notará isso quando tiver problemas iniciando ou acelerando. Filtros de combustível sujos, ligação de aceleração solta, lubrificação excessiva e problemas com os injetores de combustível podem levar a esse problema.
Falha nas baterias de veículos a diesel
Muitas vezes, há uma carga pesada na bateria que é um componente útil no sistema de partida do motor. Se a bateria de armazenamento funcionar mal ou não funcionar corretamente, isso pode causar uma taxa de compressão desequilibrada, que pode influenciar negativamente no sistema de partida.
Problemas na combustão
Os motores a diesel não possuem velas de ignição para inflamar a mistura de combustível e ar em seus cilindros como carros a gasolina. Eles dependem de outros componentes para inflamar as misturas através de um elemento de aquecimento de alta resistência, semelhante aos elementos em uma bobina de fogão ou torradeira. Quando esse componente está ruim, torna-se quase impossível que o motor comece, particularmente em clima frio.
Combustível contaminado é outro problema em veículos diesel
Como o diesel é muito mais viscoso do que a gasolina, pode se tornar mais facilmente contaminado. Os quatro contaminantes de combustível mais comuns e igualmente perigosos incluem glicol, diluição, fuligem e água. Se algum desses contaminantes penetrar no sistema de combustível pode levar à um maior desgaste do motor.
Razão de compressão superior
O motor diesel médio tem uma taxa de compressão de 20:1, enquanto o motor a gasolina médio possui uma razão média de 8:1. Esta alta taxa de compressão torna o motor mais potente, suave e às vezes mais eficiente, mas também pode levar a problemas. Por exemplo, pode fazer com que o motor tenha barulhos mais frequentemente como resultado de um padrão de queima indesejável e também pode contribuir significativamente para problemas de injeção de combustível.
Ruídos no motor a diesel
O barulho de um motor diesel pode ser significativo, e também pode ser um sinal de algo errado. Os motores a diesel são, naturalmente, mais altos do que outros veículos, mas se você notar um ruído inconsistente ou um som distinto no motor, isso pode ser um sinal de um problema com os injetores de combustível, o que pode afetar o equilíbrio de compressão e reduzir o desempenho.
Viscosidade de peso incorreto
A partida mais difícil é muitas vezes o resultado da viscosidade de peso incorreta da lubrificação do motor. A viscosidade em lubrificantes diesel é muito maior do que na gasolina, e muitas pessoas muitas vezes conseguem o peso da viscosidade errado ao substituir o óleo. Outras vezes, eles simplesmente usarão um óleo de motor de peso único durante o tempo quente e depois esquecerão de voltar ao óleo de multi-viscosidade quando o clima fica muito frio. É melhor usar simplesmente um óleo multi-viscosidade durante todo o ano para evitar esquecer de trocar e arriscar danificar o motor.
Ao diagnosticar o problema com seu veículo diesel, é melhor olhar primeiro o básico para economizar tempo e energia. Os proprietários devem cuidar bem dos seus veículos, realizarem manutenção de rotina para evitar os piores problemas e sempre reportar problemas do motor a um mecânico confiável que se especializou nos cuidados com motores a diesel.
Você tem um veículo a diesel? Quais são os problemas mais comuns no seu veículo?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Limpeza de filtro de partículas, como fazer?
Luz do painel acende mas não da partida: o que pode ser?
Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?