Por que fazer a revisão do carro na autorizada?
Muitas pessoas interpretam que quando fazem as revisões do carro na autorizada estão tendo o melhor atendimento e serviço possível. Isso algumas vezes é verdade. Outras vezes, não poderia ser mais mentira. Mas por que fazer a revisão do carro na autorizada?
As montadoras dão um ano de garantia de fábrica. Essa garantia é dada sob a condição de que todas as revisões no período de um ano sejam feitas na oficina autorizada. Podem haver mais critérios, que variam de montadora para montadora. Em todo caso, é importante que o comprador siga as instruções para ter a garantia que sue veículo será reparado caso haja algum problema de fabricação.
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- 10 carros com menores custos de manutenção
Esta “garantia” funciona também como uma forma de fidelizar o cliente, que passa a criar um relacionamento com a concessionária e a autorizada, comprando peças diretamente de lá. Um bom atendimento resultará em um cliente fiel, como já sabemos. Há um preço, porém, cobrado por este serviço, e que é, na maior parte das vezes, muito mais caro do que o serviço e produtos do mercado paralelo. Mesmo marcas originais são mais baratas fora da autorizada do que lá dentro.
Revisões na autorizada tem preço fixo, que pode ser bem maior dependendo das peças que deverão ser trocadas. Mesmo entre as próprias autorizadas pode haver uma grande discrepância de valores, o que demanda uma pesquisa por parte do consumidor para buscar o melhor preço. E há serviços que podem, inclusive, ser feitos fora da autorizada em oficinas de excelente qualidade, com valores menores. Mas você tem de consultar sua garantia para saber quais são os serviços possíveis de serem feitos.
Após cada revisão, o manual de seu veículo deve ser carimbado, mas não precisa ser diretamente na autorizada. Mas durante o tempo de garantia, lembramos o quão importante é manter as revisões na autorizada, para não correr o risco de perder sua garantia.
Na verdade, uma autorizada irá apenas cobrar mais caro pelo mesmo serviço que uma oficina não autorizada faz. Muitas delas, até chegam a fazer um diagnóstico errado, que resulta em preços muito mais caros para trocar peças originais que no mercado, são muito mais baratas.
Além disso, não acusando nenhuma oficina, montadora ou concessionária, mas alguns mecânicos irão se aproveitar da ignorância do motorista para tirar proveito. Por isso, é muito importante que você observe e avalie muito bem o serviço, tanto em uma autorizada quanto em uma oficina não autorizada.
Mesmo com preços mais altos para seus produtos, na compra dos mesmos na autorizada você pode garantir uma qualidade e que os produtos são novos, ao contrário de muitas oficinas paralelas.
O ideal é que você sempre tenha uma noção básica de mecânica e do funcionamento de seu veículo, para ninguém achar que pode te passar a perna fácil. É preciso que você estude o manual do seu veículo, pesquise sobre o funcionamento do mesmo e saiba tudo que pode ou não pode acontecer com ele. Infelizmente, existem pessoas que se aproveitam da ignorância dos outros para ter lucro.
O que é interessante para garantir que a autorizada tem boa qualidade mesmo é ver a certificação do mecânico chefe e de outros mecânicos dentro da oficina, qual o treinamento que eles recebem, como eles fazem o atendimento. No momento, faço um curso de mecânica com um instrutor que é mecânico chefe de uma autorizada das motos Honda. Sei que ele faz seu trabalho da forma correta, usando as ferramentas necessárias para o serviço. Mas isso eu só tive certeza após várias conversas com ele. Com certeza absoluta levaria minha moto para uma revisão na concessionária dele. Mas foi uma relação estabelecida por estarmos no mesmo meio, conversando. E é assim que a maior parte das pessoas encontrará bons mecânicos.
Outro cuidado na autorizada é quanto ao tempo da revisão: não tenha pressa e nem peça para que eles tenham. Uma boa revisão pode demorar mais de um dia, por conta de todos os diagnósticos que tem de ser feitos. Portanto, muito cuidado na hora de estar apressado. Tire um início de semana para deixar seu carro na revisão e deixe que os profissionais façam um bom serviço.
A autorizada pode ser sua melhor opção ou não. Dependerá de você saber como estabelecer sua relação com ela e a idoneidade e formação dos profissionais que lá trabalham.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Converter carro para GNV! Compensa?
Revisões e garantia do veículo! O que é obrigatório?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?
O que fazer quando nem a concessionária resolve o defeito do carro?
2 comentários para: “Por que fazer a revisão do carro na autorizada?”
Geraldo
Não fiz a quinta revisao
O carro deu um problema
Ele detequitaram dizendo que e
Modulo de transmissao
O carro ainda está no prazo dos três anos
Essa peca não tem nada a ver com os itens verificados
Na revisao
Valor da peca fica 5832, 00 +mão de obra
Tenho como
Será que ele vão mim da essa peca ou indo eu briga na justica recebo.
Equipe Carro de Garagem
Se eles não derem garantia na peça, provavelmente você recebe na justiça, desde que a garantia estabeleça que as partes além do motor estão cobertas pela garantia.