Peugeot 208 – 2013 no Brasil!
O famoso hatch da Peugeot percorreu um longo caminho até agora. Lançado no fim da década de 90, o Peugeot 206 foi sucesso de vendas.
Depois de 8 anos sem sofrer alterações, a montadora francesa resolveu reestilizá-lo e lançá-lo como Peugeot 207. Com isso, as vendas deram uma desacelerada e a marca recebeu várias críticas.
Agora, a Peugeot tenta retornar à lista dos hatches mais vendidos do país com o novo Peugeot 208. Ainda não se sabe se o veículo que virá para o Brasil será o mesmo comercializado na Europa.
A primeira coisa que chama atenção no 208 é o novo visual. O modelo ganhou formas mais arrendondadas, novos faróis, lanternas e grade frontal. O tamanho também mudou, ficou 7 cm menor do que o 207, mas o entre-eixos permaneceu igual.
Leia também
Apesar de menor, o modelo ganhou mais espaço interno e capacidade do porta-malas (passou de 270 para 285 litros). Os tecidos e acabamentos foram totalmente renovados.
Além do design exterior, o novo painel também chama bastante atenção. No modelo europeu, o 208 (exceto a versão de entrada) vem com tela touchscreen de 7″ e diversos comandos como som e gps .
O volante ficou mais baixo e menor, o que proporcionou uma boa pegada e boa posição para dirigir. Entre os itens de série do modelo europeu (não espere o mesmo para o Brasil) estão banco do motorista e volante com regulagem de altura. Além de direção elétrica,ar condicionado, vidros e travas elétricas, som, usb, bluetooth, computador de bordo, rodas liga leve 16″, airbag frontal, lateral e cortina, freios ABS, controle de estabilidade (ESP), volante com comandos e luz diurna.
O 208 nacional deverá ser equipado com o motor 1.6 Flex Start (o mesmo utilizado no 308) que gera 122 cv de potência máxima e 16,4 kgfm de torque.
O novo modelo da marca será fabricado no Brasil e seu irmão 207 continuará sendo vendido como o hatch de entrada, pelo menos por enquanto.
O Peugeot 208 estará disponível nas concessionárias da marca nos primeiros meses de 2013. O preço ainda não foi divulgado mas, deve girar em torno de R$ 40 mil.
Seus principais concorrentes serão o Fiat Punto, o Volkswagen Polo, Citroën C3 e o New Fiesta da Ford. O modelo será oficialmente apresentado em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Volkswagem Polo Hatch – Opinião de quem tem
Peugeot 5008 – Fotos e versões
Peugeot 308 THP – Fotos, preço e detalhes
Peugeot 408 – Fotos e preços