Peugeot 308 THP – Fotos, preço e detalhes
Desde a crise econômica mundial que as montadoras têm investido pesado no Brasil.
Seja pelo fato da economia brasileira continuar em crescimento ou pelo fato de que os lucros por aqui serem bem altos (graças aos valores exorbitantes cobrados pelos veículos), a verdade é que nunca se teve tanto lançamento de veículos no país.
As montadoras também têm apostados em trazer carros hatches e turbinados para o país, oferta que aumenta cada vez mais. Depois do Audi A1 Turbo e Citroën DS3, agora foi a vez da Peugeot.
O Novo Peugeot 308 THP é equipado com motor 1.6 Turbo 16V com comando variável de válvulas que gera 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. O modelo atinge 217 km/h de velocidade máxima e faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos. Para a tristeza de algumas pessoas, o câmbio é automático de seis velocidades.
Leia também
O visual possui pouca diferença em relação ao 308 Feline (versão com motor 2.0 aspirado). As mudanças ficam por conta das rodas de liga leve 17″ e dos retrovisores na cor grafite, inscrição THP no porta-malas e volante com base achatada.
Os itens de série também são praticamente os mesmos: airbag frontal, lateral e cortina, sensor crepuscular, alarme, ar condicionado automático digital bi-zone, freios ABS com EDB, controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), faróis de neblina, luzes diurna de led, sensor de chuva, para-brisa acústico, pedais em alumínio, vidros elétricos, piloto automático, retrovisores elétricos e rebatíveis, sensor de estacionamento, teto panorâmico de vidro, som, bluetooth e bancos e acabamento em couro. A única diferença é o sistema multimídia com tela colorida de 7″ rebatível eletricamente e GPS integrado.
Assim como as outras versões do 308, o THP possui uma boa dirigibilidade, estabilidade e a suspensão é firme. O espaço interno continua sendo um defeito, os passageiros no banco traseiro vão bem mal acomodados.
O Feline THP já está disponível para vendas nas cores branca, prata e vermelha. Custa cerca de R$ 73.990 (é o mais barato entre os seus concorrentes), R$ 8 mil a mais que a versão 2.0 aspirada.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Peugeot 408 – Fotos e preços
Hyundai HB20 – Você pagaria 46 mil nesta versão?
Conheça o Citröen número 9
Ford Edge – Preços, fotos e ficha técnica