Molas cansadas! Traseira e dianteira! Trocar ou esperar?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

A suspensão é o sistema que mantém o seu veículo rodando suave sobre terrenos acidentados e que mantém a estabilidade nas curvas. A suspensão é composta de vários componentes que funcionam em conjunto para realizar essas tarefas. Uma das partes mais importantes e durável são as molas de suspensão, também conhecidas como molas helicoidais de suspensão. A própria mola é fabricado com aço de alta qualidade e é concebida para funcionar como um amortecedor entre o choque e seu suporte, o chassis do veículo, e outros componentes de suspensão. No entanto, embora as molas de suspensão sejam extremamente duráveis, por vezes, falhas mecânicas podem ocorrer.

Leia também

Quando uma mola de suspensão está desgastada ou foi quebrada, ela requer que o par seja substituído ao mesmo tempo. Esta não é uma tarefa fácil de completar, já que a remoção de molas de suspensão requer ferramentas especializadas, formação adequada e a experiência certa para concluir o trabalho. Também é altamente recomendável que após a substituição da suspensão das molas, você providencie um alinhamento de suspensão dianteira por um mecânico especializado.

Listados abaixo estão alguns dos sintomas comuns que você deve observar olhar para identificar um problema com as molas de suspensão e saber se suas molas “cansadas” precisam ser substituídas ou podem esperar um pouco.

Perigo das molas de veículos desgastadas

Molas “cansadas” podem prejudicar a dirigibilidade de seu veículo e acima de tudo, sua segurança. Cuidado! (Foto: Performance Parts)

Como saber se a mola esta ruim? Veículo está se inclinando para um lado

Um dos deveres das molas da suspensão é manter o veículo equilibrado igualmente dos dois lados. Quando uma mola entra em colapso ou está mostrando sinais de desgaste prematuro, um dos efeitos secundários comuns será que um lado do carro parece mais alto do que o outro lado. Quando você notar que o lado esquerdo ou direito do seu veículo aparece mais alto ou mais baixo que o outro lado, leve o veículo a um mecânico para inspecionar e diagnosticar o problema, pois isso pode afetar a direção, frenagem e aceleração, entre outros problemas.

Sinais de mola cansada: desgaste irregular dos pneus

A maioria das pessoas não examinam seus pneus para o desgaste adequado com frequência. No entanto, durante as mudanças de óleo de rotina e rodízios de pneus, você deve pedir ao mecânico ou borracheiro para inspecionar os pneus para a pressão adequada e padrões de desgaste. Se eles indicarem que os pneus estão desgastando mais do lado de dentro ou do lado de fora, é um problema normalmente causado por um alinhamento suspensão errado. Uma das causas mais comuns do desalinhamento é uma mola desgastada/cansada, que tem de ser substituída. Você também pode notar o desgaste irregular dos pneus durante a condução quando o pneu oscila ou vibra em altas velocidades.

Mola quebrada ou cansada: veículo oscilando mais durante a condução

As molas também servem ao propósito de impedir que o veículo salte, especialmente quando você bate em buracos ou irregularidades comuns na estrada. Quando a mola da suspensão está começando a falhar, ficará muito mais fácil para o carro ficar “duro” ou “macio” demais. O resultado disso é que a suspensão do veículo fará um percurso maior e, portanto, parecerá saltar com mais frequência. Se você perceber que seu veículo está saltando com mais frequência durante a condução, leve-o a um mecânico com urgência.

Sinal de mola desgastada ou quebrada: carro rebaixando

Como mencionado acima, quando as molas falham ou estão mostrando sinais de desgaste, a suspensão do veículo tem mais espaço para se mover para cima e para baixo. Um dos efeitos colaterais mais comuns de uma mola de suspensão comprimida é que o veículo estará rebaixado demais quando você estiver dirigindo sobre recessões na estrada. Isso pode causar danos significativos a parte inferior do veículo e outras partes, incluindo o cárter de óleo, o eixo motor, a transmissão e outras partes que ficam no assoalho do veículo. Quando isso ocorrer, tenha o carro verificado o quanto antes.

Sendo proativo sobre como manter sua suspensão em boa forma não só irá melhorar o conforto e dirigibilidade do veículo, mas também irá ajudar a prolongar a vida útil dos pneus e outros componentes críticos. Tire um tempo para reconhecer esses sinais de alerta de uma mola cansada e tome medidas preventivas para manter as molas de suspensão em seu veículo no melhor estado possível.

Seu veículo apresenta ou já apresentou sinais de cansaço das molas? O que você fez para resolver o problema? Foi um reparo muito caro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário