Impulsor de partida, o que é?
Um impulsor de partida, conhecido como também como bendix, é um dispositivo em uma partida que usa uma embreagem de proteção para proteger o motor de partida. Quando você gira a chave da operação para a partida por algum meio, seja por solenoide ou puxando o enrolamento do motor de arranque, o pinhão no eixo do motor de arranque é engatado na coroa do volante ou placa flexível.
A história do bendix do arranque
De vez em quando, você encontrará alguém mais velho que usa o termo “Bendix” em referência ao motor de partida. Você pode pensar em freios ao ouvir este termo, mas há uma história interessante por trás do uso de “Bendix” para descrever um motor de arranque.
Leia também
Em 1910, Vincent Hugo Bendix estava quase falido após o fracasso de sua empresa automobilística. Como resultado, ele voltou a vender Cadillacs em uma concessionária em Chicago, o que acabou sendo o primeiro ano em que o arranque elétrico foi uma opção nos Cadillacs. O sistema projetado por Charles Kettering era muito complexo e caro, envolvendo solenóides, alavancas e molas que acionavam o motor de partida.
Bendix teve uma ideia melhor, que era simples e menos cara. No coração da partida de Bendix estava o eixo com rosca tripla. A engrenagem do pinhão gira em três ranhuras curvas e, quando o motor gira, a inércia força as engrenagens do pinhão pela ranhura do eixo para engatar o volante. Quando o motor dá partida, a velocidade extra faz com que a engrenagem do pinhão seja puxada para fora do volante por um conjunto de molas.
Em 1911, a maior parte da usinagem era feita à mão em um torno. Este método não produziu eixos de rosca tripla que funcionaram. Bendix levou dois anos para encontrar um fabricante que pudesse fazer uma máquina automatizada para cortar as três ranhuras ao mesmo tempo dentro das tolerâncias.
O primeiro carro a usar o motor de partida Bendix foi o Chevrolet Série H. 1914. Em cinco anos, o motor de partida Bendix tornou-se o padrão para os motores de partida por décadas e foi usado em carros até os anos 1970.
Um motor de arranque estilo Bendix não é usado em veículos modernos há algum tempo porque pode danificar os volantes e as engrenagens do pinhão. Isso ocorre porque o motor de partida é girado para cima e, em seguida, engata o volante. Os sistemas modernos engatam o pinhão e energizam o motor de arranque.
Bendix usou o dinheiro do motor de arranque para comprar patentes de um inventor francês para um projeto de sapata de freio e tambor. Com isso, ele fundou a Bendix Brake Company e aperfeiçoou um sistema de freios nas quatro rodas em uma época em que a maioria dos carros só tinha freios no eixo traseiro.
O que é o Bendix do motor de partida?
Um acionamento Bendix é um tipo de mecanismo de engate usado em motores de partida de motores de combustão interna. O dispositivo permite que a engrenagem do pinhão do motor de arranque engate ou desengate o volante do motor automaticamente quando o motor de arranque é ligado ou quando o motor dispara, respectivamente.
Sintomas de um impulsor de partida com defeito
Em segundo lugar, como posso saber se meu impulsor de partida está ruim? Sintomas de um motor de partida ruim ou com falha
O motor não gira e o veículo não dá partida.
O motor de arranque engata, mas não gira o motor.
Problemas iniciais esporádicos.
Ruído de moagem ao tentar dar partida no motor.
As luzes interiores diminuem ao ligar o carro.
Cheirar ou ver fumaça ao ligar o motor.
Um motor de partida com defeito impedirá que ele engate. Comece verificando os parafusos de montagem para ver se há fios soltos. O ruído de moagem que você ouve com o motor de partida é devido a um choque entre o volante e a coroa. Com o tempo, essas engrenagens se desgastam e causam problemas de partida, não de engate
Como consertar um motor de partida?
Substituindo o Bendix em um motor de partida pré-acoplado
Use uma ferramenta de tração para remover o colar de impulso.
Bata este tipo de colar para baixo com um pedaço de tubo usado como um punção.
Remova o anel de salto com uma chave de fenda.
Um compressor de mola Bendix feito sob medida pode ser usado para liberar o anel de retenção.
Ficou alguma dúvida? Deixme nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Escova do motor de arranque ou partida: o que é?
Limpeza do motor: que cuidados ter?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?