Grávidas: cuidados ao dirigir

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Já se foi o tempo em que estar grávida era sinônimo de estar doente, com a mulher proibida de fazer atividades, sendo obrigada a ficar quieta e reclusa em casa. Do mesmo modo que hoje em dia as mulheres grávidas continuam trabalhando, elas também continuam dirigindo. Até 1997 o antigo código de trânsito brasileiro colocava a proibição de grávidas ao volante a partir do quinto mês de gestação. O novo código retirou essa proibição, mas a dúvida para muitas grávidas persiste:

Grávidas podem dirigir com segurança? Até que período da gestação? Existe algum cuidado especial que deve ser tomado pelas grávidas ao volante?

Leia também

Grávida no volante

Cuidados especiais para motoristas grávidas

A maioria dos médicos não proíbe que as grávidas dirijam, mas é consenso que a partir do oitavo mês as precauções devem ser redobradas. Com a barriga muito próxima ao volante, freadas bruscas e batidas podem levar ao descolamento da placenta e ao parto prematuro. Por esse motivo, mesmo que seja incômodo, o cinto de segurança deve continuar sendo usado. Saiba, portanto, quais são os cuidados especiais que devem ser tomados pelas grávidas ao volante:

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário