Filtro separador de água e óleo, como funciona?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Você sabia que a condensação do seu motor diesel pode entrar no seu sistema de combustível, contaminando o seu diesel? Isso é menos problemático para carros a gasolina, pois os motores a diesel (ao contrário dos motores a gasolina) não têm pressão de vapor para deslocar o ar. Em outras palavras, à medida que o tanque de combustível esquenta, o ar se expande e é forçado a sair. Infelizmente, quando o tanque esfria, o ar úmido é sugado de volta para o tanque e a água condensa nas paredes mais frias do tanque.

E essa não é a única maneira de a água entrar no seu combustível diesel. Outras maneiras possíveis de contaminar seu combustível incluem: erro humano, entrada durante o reabastecimento e vazamento de água no tanque.

Leia também

Quais são os perigos de ter água no seu combustível?

Ter água no combustível pode causar uma variedade de problemas diferentes:

Ferrugem: a água combinada com superfícies de ferro e aço causa ferrugem. Pequenas partículas de ferrugem que entram no combustível podem causar desgaste abrasivo nas peças, levando a falhas nas peças.

Corrosão: a água combinada com ácidos no combustível pode corroer metais ferrosos e não ferrosos. Os efeitos são ainda piores quando a abrasão expõe superfícies metálicas novas que corroem facilmente.

Abrasão: a água tem uma viscosidade menor que o diesel, por isso não lubrifica as partes móveis, assim como o diesel. O resultado é um aumento no desgaste.

Depressões: a água que toca nas superfícies metálicas quentes causa depressões nos componentes.

Crescimento microbiano: a água estimula o crescimento microbiano, que pode criar lamas que sujam o combustível e ácidos que corroem o tanque e o sistema de combustível.

Incapaz de dar partida: o diesel contaminado pela água pode danificar o sistema de injeção, impedindo a partida do motor.

Função do filtro separador de água e diesel

A separação de água e diesel é essencial para ajudar na preservação do seu motor. (Foto: My Little Salesman)

Filtro separador de água e óleo diesel

A solução é um separador de água com filtro a diesel. Ele contém um filtro com características hidrofóbicas, para que a água não passe, e uma torneira para drenar a água. Como a água é mais densa que o combustível, ela se acumula na parte inferior do filtro, facilitando a remoção, que pode ser realizada automaticamente ou manualmente.

Como drenar a água do separador de água do filtro de diesel?

Para drenar a água do separador de água do filtro de diesel, solte a válvula de ventilação posicionada na parte superior da carcaça do filtro. Se não houver uma válvula, afrouxe o tubo de combustível mais alto da carcaça do filtro. Segure uma jarra sob o bujão de drenagem ou bata e solte o bujão. Deixe o filtro drenar até que o óleo diesel limpo saia, feche o bujão ou bata e feche a válvula de ventilação.

Dicas dos especialistas

Alguns carros estão equipados com um sensor de combustível na água (FIW) para indicar quando há uma quantidade substancial de água no filtro de combustível.

Os filtros de combustível perdem sua eficiência com o tempo. Lembre-se de substituí-lo de acordo com as instruções de manutenção da marca e modelo do seu carro.

A manutenção de um veículo diesel deve ser mantida em dia. Apesar de ser um motor muito mais resistente, os danos em um motor diesel podem ser muito mais caros de reparar do que um motor a gasolina.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário