Dicas para andar de bicicleta no trânsito
Cada vez mais as bicicletas vêm reivindicando seu direito de existência como meio de transporte nas grandes cidades. Ciclistas têm feito uso das bikes não apenas por esporte e lazer, mas para ir e voltar do trabalho, da escola e se deslocar para diferentes pontos do perímetro urbano. Isso faz com que os carros e transportes motores tenham que aprender a conviver com as bicicletas no trânsito, sendo obrigados a uma verdadeira reeducação e organização democrática do espaço nas vias de locomoção. Mas infelizmente vemos ainda muito desrespeito aos ciclistas e deslegitimação da bicicleta como meio de transporte. A segurança dos ciclistas é muitas vezes posta em risco e seu espaço assegurado, como as ciclovias, são muitas vezes usadas como estacionamento por motoristas egoístas e mal educados. Hoje preparamos dicas para os ciclistas que pedalam pelas ruas hostis das grandes cidades do Brasil, atividade que demanda coragem, atenção e calma para evitar falhas e acidentes. Confira!
Leia também
- Leito x Semi leito x Executivo x Convencional – Diferenças entre ônibus!
- Tipos de rodas para bicicletas e as diferenças entre elas!
- Use SEMPRE o capacete de proteção.
- Coloque um farol na bicicleta para quando for pedalar à noite.
- Jamais pedale na contramão. O correto é pedalar na mesma direção dos veículos.
- Evite trafegar junto aos ônibus e caminhões. Em ruas com paradas de ônibus não é recomendado ficar na pista da direita, mas na pista do meio ou na segunda pista da direita. Em cruzamentos e esquinas este também é o local mais seguro.
- Não pedale em zigue zague, mas sempre em linha reta.
- Não fixe o olhar em um único ponto, mantenha a visão do conjunto do trânsito.
- Sempre sinalize com o braço direito as direções que for tomar, principalmente em cruzamentos e esquinas.
- Use roupas claras ou chamativas, principalmente quando for pedalar a noite.
- Não permanece espremido entre dois carros, ou pior ainda, entre ônibus!
- Tome cuidado com a abertura das portas dos carros estacionados!
- Evite pedalar em locais onde você não pode ser visto.
- Evite pedalar junto ao meio-fio. Há o risco de colisões e quedas.
- Procure ouvir o trânsito, como a aproximação de ônibus e caminhões.
- Não fique o tempo todo olhando para trás, somente nos momentos de mudança de faixa e direção. Preocupe-se com o que está a frente!
- Não pedale escutando música em fone de ouvido. A audição isolada diminui a percepção do trânsito, que deve ser visto e ouvido!
Dicas para quem está começando a pedalar nas ruas:
- Comece a pedalar por bairros mais tranquilos, em curtas distâncias, somente para ir se acostumando à lógica dos carros e das ruas.
- Se quiser pedalar no centro, comece pedalando à noite, onde o trânsito é menos intenso e menos hostil.
- Procure em sua cidade grupos de passeios ciclísticos. Elese acostumar à presença dos carros. s acontecem geralmente à noite em dias de semana, pelas principais ruas e avenidas das cidades. Pedalar em grupo é um modo de proteção do ciclista, e assim você vai ganhando segurança até se sentir pronto para pedalar sozinho em qualquer horário e lugar.
- Procure conhecer as ciclovias da sua cidade. Elas estão junto ao trânsito mas protegidas por limites de segurança. É uma ótima experiência para observar a presença dos carros, antes de pedalar junto a eles.
Em breve mais dicas sobre este meio de transporte ecológico, econômico, anti sedentário e divertido que é a bicicleta!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Bicicleta elétrica no Brasil
Capacetes para bicicletas
5 transportes elétricos alternativos: patinete, bicicleta, scooter…
Placas de trânsito e seus significados!