10 dicas de trânsito para pedestres

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Andar a pé é uma atividade saudável, mas você precisa saber as regras básicas da segurança dos pedestres. Isto é especialmente verdadeiro se você está andando em uma área onde não há calçadas ou caminhos com separações claras das ruas ou estradas. Para ser um pedestre responsável e não correr riscos, entenda o que você pode fazer para criar um trânsito mais amigável a todos.

Regras de trânsito para pedestres: caminhe de frente para o tráfego

Ao caminhar, se não houver uma calçada e você precisa andar ao lado da estrada, escolha o lado onde você está andando em sentido contrário ao tráfego. Isso lhe dá a melhor chance de ver o tráfego se aproximando mais próximo de você e fugir de um motorista mais abusado ou de um acidente quando necessário.

Leia também

Regras de transito para motoristas e pedestres: atravesse com segurança

Olhe para os dois lados antes de atravessar qualquer rua. Em cruzamentos controlados, é aconselhável atravessar somente quando você tem a luz verde para cruzamento de pedestres. Mas mesmo assim, faça contato visual com qualquer motorista que possa estar tentando passar o sinal. Mostre que você vai atravessar. Certifique-se de que eles estão te vendo. Em uma interação entre carros e pedestres, você só tem a perder. Pode ser tentador simplesmente pisar na faixa de pedestres com nenhum carro ou motocicleta à vista. Mas cuidado, pois você pode estar causando um problema para você atravessando sem ter o sinal aberto para você.

Como se comportar como um pedestre

Pedestres tem que respeitar as regras de trânsito tão bem quanto motoristas para evitar acidentes e riscos desnecessários. (Foto: observer.com)

Dicas de trânsito para pedestres: ande em fila única

A menos que você esteja em uma calçada separada da rua ou estrada ou você esteja em uma faixa larga para caminhadas, você deve andar em uma fila única. Isto é especialmente importante em uma estrada com muitas curvas e onde o tráfego tem apenas uma chance de vê-lo antes de bater em você. Embora possa ser agradável para caminhar pela estrada lado a lado e conversando alegremente, os motoristas não esperam isso e você pode causar acidentes.

Pedestres devem se manter atentos a motocicletas, bicicletas, e corredores

Compartilhando a estrada e o caminho com motos e corredores, você está em constante riscos. Motociclistas, ciclistas, e corredores devem alertá-lo quando se aproximam de você com uma buzina. Mantenha os ouvidos e olhos atentos para evitar esbarrões em outras pessoas nas calçadas que podem acabar te machucando.

Pedestre: seja visível

Use cores brilhantes ao caminhar durante o dia, principalmente em ruas e estradas perigosas. Ao caminhar à noite, use roupas claras e roupas reflexivas ou um colete reflexivo para ser visível. Os motoristas muitas vezes não esperam que os caminhantes saiam de casa depois de escurecer, e você precisa dar a eles todas as chances de vê-lo, mesmo em ruas que tenham sinais de cruzamento. Seja mais cauteloso ainda durante a madrugada ou crepúsculo, já que os condutores tem a visibilidade limitada ou podem até ter o sol nascente ou poente diretamente em seus olhos.

Seja um pedestre previsível

Pratique ficar apenas em um lado da calçada enquanto anda em vez de ficar perambulando aleatoriamente de um lado para o outro. Preste atenção a seus movimentos para não esbarrar nas outras pessoas, principalmente com movimentos dos braços, que podem bater nos rostos de outras pessoas em movimentos mais amplos.

Mantenha o volume das músicas baixo

Não abafe o seu ambiente ao ouvir seus fones de ouvido na maior altura possível. Mantenha o volume em um nível onde você ainda pode ouvir buzinas e avisos de outros caminhantes e corredores. Seu fonoaudiólogo também agradecerá.

Desligue-se do seu smartphone

Conversar, enviar mensagens de texto ou jogar jogos em um dispositivo móvel enquanto você anda é tão perigoso quanto fazer essas coisas durante a condução. Você está distraído e não tão consciente de seu ambiente. Você tem menos probabilidade de reconhecer os perigos do tráfego, passando perigo ao não observar por corredores, outros pedestres, ciclistas e obstáculos no caminho. Potenciais criminosos também enxergam você como um alvo fácil distraído. Adote hábitos que podem manter seu telefone em seu bolso, ou pelo menos pare em um lugar seguro para completar suas tarefas de telefone antes de seguir em frente.

Passeie com cães com a coleira encurtada

É aterrorizante cães correndo para o tráfego ou entrando em uma luta com outros cães, seja em uma coleira ou fora dela. Mas há também um perigo ao caminhar com seu cão em uma coleira longa na qual você tropeças, ou onde outras pessoas possam se enroscar, tropeçar e cair. Mantenha seu animal de estimação e você mesmo com uma correia de tamanho adequado..

Saiba quando parar de andar e esteja ciente dos perigos

Calor, desidratação, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral podem atingir caminhantes de qualquer idade. Ao se sentir mal, é bom parar de andar em uma sombra, e sempre ter uma garrafinha de água por perto. Escolha a sua rota a pé para caminhos frequentados por outros pedestres, corredores e ciclistas. Se você ver alguém suspeito, esteja preparado para alterar seu curso ou entrar em uma loja ou prédio público para evitá-los. Agindo alerta e consciente pode convencer os maus para escolher um alvo mais fácil. Siga estas dicas de segurança de rua para pedestres, e você terá muito mais segurança no trânsito.

Como você garante sua segurança como um pedestre? O que faz, ativamente, para evitar acidentes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário