Semáforo: o que é o que significam as cores?

Em Leis e trânsito por André M. Coelho

A maioria das pessoas está familiarizada com os significados dos semáforos, antes de ficar atrás de um volante. Ainda assim, não pode doer rever exatamente o que deveríamos fazer quando chegarmos em certos semáforos. Eles estão nos protegendo em interseções perigosas, afinal. E você ficaria surpreso com quantos motoristas completos e carregados de licença não têm ideia de como agir em uma luz amarela piscando.

O que é um semáforo?

Os sinais de controle de tráfego são dispositivos colocados ao longo, ao lado ou acima de uma estrada para guiar, alertar e regular o fluxo do tráfego, o que inclui veículos motorizados, motocicletas, bicicletas, pedestres e outros usuários da estrada. Em palavras simples, são as luzes verdes, vermelhas e amarelos que aparecem em cruzamentos de ruas e avenidas.

Leia também

As cores do sinal de trânsito

Os sinais de trânsito usam 3 cores de luzes: Vermelho, Amarelo, e Verde. Além das cores sólidas, os sinais de trânsito podem também ter símbolos, piscarem, entre outras coisas mais. Vamos procurar explicar cada uma das cores e suas diferentes configurações.

Semáforo: significado da luz vermelha

Vendo vermelho? Melhor você parar. Venha para uma parada completa e espere até que a luz se torne verde antes de prosseguir. Você pode ser capaz de virar à direita em um semáforo vermelho, mas tenha cuidado com isso. Verifique os sinais na interseção que dizem que é permitido ou não virar para a direita.

Se não houver sinais segurando você de volta, faça sua sinalização com a seta antes de fazer o seu caminho para a direita no sinal vermelho.

Um turno à direita pode ser feito contra uma luz vermelha somente depois de parar e dar passagem para pedestres e veículos em seu caminho. Não vire se não houver essa permissão.

E a luz vermelha do semáforo piscando?

A maneira mais fácil de lembrar que o protocolo em luzes vermelhas piscando é tratá-los da mesma forma que os sinais de parada. Você deve chegar a uma parada completa, verificar a interseção e produzir o direito de passagem para os outros que chegaram à interseção diante de você e, em seguida, continuar quando a passagem está livre. Basta ser atento e não assuma que tráfego cruzado tem a mesma luz vermelha piscando como você. Muitas vezes, as interseções terão vermelho em uma direção e  luzes amarelas na outra direção (geralmente a rua que é mais pesada).

Uma luz de sinal vermelho piscando significa exatamente o mesmo que um sinal de parada: Pare! Depois de parar, prossiga quando segura e observe as regras de direito de passagem.

E a seta com luz vermelha? Uma seta vermelha significa parar até que o sinal verde ou a seta verde apareça. Uma virada para direita não pode ser feita contra uma seta vermelha.

Funcionamento de semáforo

Vermelho para parar, amarelo para atenção, verde para seguir. Simples e prático para entender o semáforo. (Imagem: WIRED)

Semáforo: significado da luz amarela

Um semáforo amarelo é um aviso de que uma luz vermelha está em breve a seguir. Você tem duas opções enquanto se aproxima de uma luz amarela. Na maioria das situações, você deve desacelerar e se preparar para parar seu veículo antes que a luz se torne vermelha. No entanto, se você estiver viajando a uma velocidade relativamente alta, você pode optar por acelerar e passar pela interseção antes que a luz mude.

Você só deve fazer isso se seria perigoso ou difícil chegar à parada na quantidade limitada de tempo e espaço que você tem que fazê-lo. Na maioria dos casos, as luzes amarelas significam “desacelerar”, não “acelerar”. Mas se você já está praticamente na interseção, não bata em seus freios, pois isso pode causar um acidente.

E o significado da luz amarela piscando?

Boas notícias: Você não precisa parar em uma luz amarela piscando. Você tem permissão para dirigir diretamente, mas você deve reduzir uma velocidade um pouco e ser cauteloso ao cruzar a interseção. Você nunca sabe quem pode deixar de oferecer o direito de passagem.

E a seta amarela no semáforo? A seta amarela significa que uma seta vermelha está prestes a aparecer. Pare se você ainda não estiver na interseção.

Semáforos: significado da luz verde

Semáforos verdes significam que você pode seguir em frente. Mas antes de desfrutar dessa doce, doce aceleração, dê um segundo olhar para as vias antes de se certificar de que seu caminho é realmente disponível. Às vezes, os motoristas ruins gostam de ultrapassar  luzes vermelhas. Você deve sempre dirigir cautelosamente e estar à procura de outros motoristas que cometem erros.

Lembre-se: você deve primeiro deixar quaisquer veículos, bicicletas ou pedestres restantes no cruzamento passarem antes de seguir em frente.

Você pode virar à esquerda somente se você tiver espaço suficiente para completar o turno antes que qualquer veículo, bicicleta ou pedestres que se aproxime se torne um perigo. Os veículos que viram à esquerda devem sempre ceder àqueles indo direto da direção oposta.

Não entre em uma interseção, mesmo quando a luz é verde, a menos que haja espaço suficiente para atravessar completamente antes que a luz fique vermelha. Se o tráfego pesado faz com que você bloqueie o tráfego, você pode ser citado.

E uma seta verde o semáforo, o que significa? Uma seta verde significa que você pode ir, mas primeiro você deve ceder a qualquer veículo, bicicleta ou pedestre ainda na interseção. A seta verde apontando para a direita ou à esquerda permite que você faça uma curva. Veículos que se aproximam, bicicletas e pedestres são parados por uma luz vermelha, desde que a seta verde esteja acesa.

O que fazer quando o semáforo não estiver funcionando?

Se todas as luzes de sinalização de tráfego no semáforo não estiverem funcionando devido a uma falha de energia elétrica, você deve parar na interseção e, em seguida, proceder quando você conhece outros veículos, bicicletas ou pedestres se pararam. Um sinal de trânsito apagado funciona o mesmo que uma interseção de parada de quatro vias.

Ficou alguma d´vuida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário