Como são os carros movidos a ar?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

No artigo de hoje vamos falar dos carros movidos a ar. Conheça um pouco mais desta tecnologia e tudo que envolve os 2 projetos destes modelos.

Certamente quando este assunto veio à tona, muitas pessoas devem ter se perguntado como funciona este veículo não é mesmo? Você vai ter todas as respostas destas perguntas abaixo:

Motor de dois cilindros de ar comprimido

A promessa é que em alguns anos você poderá ver o primeiro veículo totalmente movido a ar circulando pela sua cidade. Existe uma grande chance de ser o e.Volution. Este carro está sendo desenvolvido e construído pela Zero Pollution Motors em Brignoles na França.

Leia também

O e.Volution tem sido promovido com a promessa de ser um carro de baixa poluição ou até mesmo poluição zero. Os fabricantes deste carro afirmam que pelos veículos serem movidos a ar, eles certamente serão ambientalmente corretos.

O aguardado e.Volution é impulsionado por um motor de dois cilindros a ar comprimido. Ele será capaz de se mover apenas com ar comprimido ou utilizar um motor de combustão interna.

Este ar comprimido será armazenado em tanques de plástico reforçado com fibra de vidro ou até mesmo fibra de carbono. Este ar vai ser alimentado através de um injetor de ar até o motor, ele irá fluir dentro de uma pequena câmara pela qual fará o ar se expandir. Neste instante, o ar vai empurrar os pistões e os pistões vão empurrar o virabrequim, isso tudo vai gerar a potência que fará o carro.

Os tanques terão capacidade de comportar cerca de 300 litros de ar. Com estes 300 litros você poderá rodar por até 200 km a uma velocidade máxima de aproximadamente 100 km/h.

Como são os carros movidos a ar?

Modelo do carro movido a ar e.Volution

O motor do carro exige uma quantidade de óleo de 0,8 litros. O motorista deverá efetuar a trocar a cada 50 mil km. O e.Volution será equipado com transmissão automática, tração traseira, direção do tipo pinhão e cremalheira.

Motor com calor criogênico

O segundo projeto de carro movido a ar está sendo desenvolvido na Universidade de Washington. Ele utiliza o conceito de motor a vapor, mas sem a existência de combustão.

Características dos carros movidos a ar

Todas as vantagens do carro movido a ar

Os pesquisadores envolvidos neste projeto utilizam nitrogênio líquido como propulsor para seu protótipo de carro a ar. Ele recebeu o nome de LN2000.

Seu motor é composto por 5 componentes, vejam quais são os responsáveis pelo funcionamento do motor do LN2000 a seguir:

Os pesquisadores afirmam que trabalham com a possibilidade de deixar o LN200 com um tanque com a capacidade de ter 230 litros de nitrogênio líquido. Quando a sua potência, eles afirmam que o LN2000 deverá ter uma autonomia potencial de aproximadamente 320 km.

Com este aumento cada vez mais absurdo do preço do combustível, certamente o mercado para novas possibilidades tende a crescer e muito, talvez uma das alternativas sejam um destes veículos movido a ar. Apesar e ter uma potência inferior aos carros movidos por combustão, eles oferecem uma série de benefícios em relação ao preço.

Qual é sua opinião sobre este tipo de carro? Você gostaria de ter um carro assim? Acha que este tipo de modelo pode dar certo? Deixe-nos seu comentário e conte-nos a sua opinião sobre este assunto!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário