Carro europeu: como é um Astra em Portugal?
O Chevrolet Astra é um daqueles veículos que deixaram saudade.
Além do bonito visual, o modelo contava com um motor potente, boa suspensão e dinâmica que fazia bonito nas pistas.
Como é de praxe, apesar de todos esses pontos positivos, o modelo vendido no Brasil ainda ficava atrás do modelo vendido na Europa (especificamente, Portugal).
Em Portugal, o Astra continua com o mesmo nome porém, muda de marca. Enquanto aqui ele era comercializado sob a bandeira Chevrolet, em Portugal ele continua sendo vendido sob a bandeira Opel.
Para quem não sabe, a Opel é uma marca de automóveis alemã e subsidiária da General Motors desde 1929. É ela quem estampa e comercializa diversos modelos da GM em países como Portugal, Aústria, Alemanha, França, Rússia, Turquia, Egito, África do Sul, China, Austrália, Singapura, Itália, Suíça, Polônia e outros.
Leia também
De volta ao Astra, falaremos dos modelos comercializados em 2002, tanto no Brasil quanto em Portugal. O design e o acabamento são praticamente os mesmos.
Já em relação aos itens e motor, a história muda. Por aqui, a versão de entrada não contava com praticamente nada além do potente motor.
Era equipado com motor 1.8 de 110 cv e vinha de série com vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, conta-giros e calotas.
Já a versão de entrada do Astra vendido em Portugal, batizado de Astra G, vinha com os mesmos itens do modelo brasileiro mais som, retrovisores elétricos, ar condicionado, rodas liga leve aro 15 e airbag frontal e lateral.
A motorização é diferente, o Astra de Portugal era equipado com motor 1.4 Ecotec capaz de gerar apenas 90 cv de potência. Também era disponível em versão de duas e quatro portas enquanto no Brasil só havia opção de duas portas.
Outra diferença é que em 2002 o Astra Brasileiro só era disponibilizado em versão a gasolina ou a álcool (o bicombustível surgiu no ano seguinte), Já em Portugal e outros países o modelo foi e continua sendo disponibilizado a gasolina ou a diesel.
Lá, o Astra já está em uma nova geração e continua sendo bastante vendido. Se em 2002 o modelo de entrada já vinha com diversos itens de série, imagina a versão 2013.
Aproveite e saiba qual o significado de carro tropicalizado e o que fazer quando precisar trocar a placa do carro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Cross Polo 2012 – Conheça este carro
Tipos de carros
Chevrolet Captiva – Preços e fotos das versões
Quais as marcas de carros mais seguras?