Arla 32, o que é?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Se você é novo em ter um caminhão a diesel ou equipamento pesado, há um aditivo crítico que você precisa conhecer. É chamado de Fluido de Escape Diesel (DEF). Este aditivo também é chamado de solução aquosa de ureia 32%, ARLA 32 ou AUS 32. É feito de 32,5% de ureia e 67,5% de água desionizada.

O que é ARLA 32?

Muitos órgãos passaram a exigir que os motores a diesel reduzissem sua produção de óxidos de nitrogênio (NOx). Essa redução é realizada com o aditivo Diesel Exhaust Fluid (DEF).

Este fluido reduz o NOx e a poluição do ar. Portanto, ajuda máquinas pesadas e caminhões a operar dentro das diretrizes federais de emissões. A partir de 2010, os caminhões e equipamentos pesados ​​a diesel tinham um tanque de diesel e um tanque de fluido de escapamento de diesel adicional.

Leia também

O que é redução catalítica seletiva ou SCR?

Para entender o DEF, é bom começar entendendo a Redução Catalítica Seletiva (SCR).

SCR é atualmente a opção mais eficaz no mercado para dissolver gases sujos, NOx e partículas que são liberadas pelo escapamento de diesel de seu caminhão ou equipamento pesado. Embora a tecnologia já exista há décadas, faz pouco tempo que os sistemas SCR se tornaram um requisito nacional para todos os novos modelos a diesel.

Para que o SCR funcione, é necessário um único agente redutor de líquido: fluido de exaustão de diesel ou Diesel Exhaust Fluid. DEF, uma combinação de ureia sintética para veículos e água desionizada, é injetada em seu caminhão ou fluxo de exaustão de um grande equipamento. Aqui, ele divide as emissões prejudiciais em nitrogênio e água não perigosos, reduzindo as emissões em até 90%.

Arla e Aus 32

Tanto o ARLA quanto o AUS 32 podem ser usados como fluidos para a exaustão de veículos diesel. (Foto: Brasil Postos)

Com que frequência você precisa adicionar fluido de escapamento de diesel ARLA 32?

10 litros de DEF durarão aproximadamente 1300 km na estrada. Isso significa que 5 litros de DEF durarão entre 480 km e 800 km. Você pode calcular, para cada 50 galões de diesel, você precisará de 1 galão de DEF. Uma observação importante: certifique-se de não permitir que seu DEF seque completamente.

O que acontece quando você fica sem fluido de escapamento de diesel?

Todos os veículos novos são equipados com medidores e / ou luzes para alertá-lo quando o DEF estiver baixo. Se o DEF não for substituído, uma luz de emergência será acionada e a velocidade do motor será reduzida.

Para estar preparado, é aconselhável carregar uma garrafa no caminhão, para não ficar preso dirigindo devagar no acostamento. Também é bom saber que o fluido de escapamento de diesel não é tóxico. Então, para você, isso significa que, uma vez que você tenha algum disponível, você ou os motoristas de sua frota podem substituir o DEF prontamente, conforme necessário.

Posso trocar de fornecedor de fluido de escapamento de diesel?

Sim você pode. E se você tiver algum fluido restante no tanque diesel, deixe-o o mais baixo possível antes de encher novamente. Como o DEF é um produto químico puro, seu tanque não precisa ser limpo. Isso a menos que você ache que pode estar contaminado.

Mais dicas de fluido de escapamento de diesel

Se você estiver armazenando recipientes de DEF para uma vida útil máxima, mantenha as temperaturas entre 5 e 27 graus Celsius. Com armazenamento adequado, o DEF pode durar até dois anos.

Não se preocupe com calor ou frio extremo. O DEF não congela em seu veículo e não se dissolve no calor, a menos que seja exposto ao calor excessivo por anos.

Encontre uma fonte confiável para o fornecimento do ARLA 32. Assim como qualquer combustível, o DEF tem requisitos precisos do setor. À medida que o número de veículos que exigem DEF aumenta, os vendedores não licenciados continuarão a tentar contornar os regulamentos.

Não se deixe enganar por preços baixos que cortam o mercado. Em vez disso, compre DEF que é seguro e eficaz.

Carregue um galão em seu caminhão, para nunca ficar preso.

Mantenha um funil à mão para facilitar a adição.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário